Página 1 de 1

LOG VHF: Callsing na Operação Laçador

Enviado: Sex Nov 20, 2009 10:58
por PR-WJI
Amigos,

Hoje de manhã voaram os seguintes callsings:

Adelphi
Barão
Coral
Corsario
Fenix
Guardião
Gordo
Jabo
Jambock
Lion
Pampa
Pegasus
Poker

Abs!

Re: LOG VHF: Callsing na Operação Laçador

Enviado: Sex Nov 20, 2009 13:17
por FCM
José Arthur - SBPA escreveu:Jabo
Lion
:shocked: Quais são estas aeronaves ?

Re: LOG VHF: Callsing na Operação Laçador

Enviado: Sex Nov 20, 2009 13:38
por PR-WJI
Pois também desconheço. Não sei se a grafia está correta. Havia o Lion 1 e Lion 2 e Jabo 1 e Jabo 2.

Re: LOG VHF: Callsing na Operação Laçador

Enviado: Sex Nov 20, 2009 14:02
por Thiago
Boa tarde!

A maioria tem em um artigo aqui do aeroentusiasta: http://www.aeroentusiasta.com.br/artigos/call_fab.html
Mas tem alguns como Lion, que não constam.

Re: LOG VHF: Callsing na Operação Laçador

Enviado: Sáb Nov 21, 2009 21:05
por Sentaapua
Thiago escreveu:Mas tem alguns como Lion, que não constam.
Pelo que sei, "Lion" é um Callsing provisório utilizado nesta operação. Acredito que sejam F-5.
Até mais!

Re: LOG VHF: Callsing na Operação Laçador

Enviado: Sáb Nov 21, 2009 21:36
por AeroEntusiasta
Buenas:

Utilizando meu velho Sony ICF-2001D (sem squElch), pude "corujar" ontem e hoje alguns acontecimentos. Lembro que não são informações oficiais, com grandes chances de equívocos.

20/11
-------
- GUARDIÃO 510
- FAB 2702 (chegando em Canoas)
- GORDO 70 (chegando em Canoas)
- PAMPA 507
- CORSÁRIO 508 (radial 300 FL200/240)
- GUARDIÃO 99
- PÉGASO 35 (chegando em Canoas)
- BARÃO 511 (FL150)
- PAMPA 501
- POKER 503
- EAGLE (Esquadrilha de F-5 provavelmente Pampa)
- SHARK (Esquadrilha de F-5)
- LION (Esquadrilha de F-5)
- ADELFI 502
- ADELFI 501
- GORDO 74 (p/ GRU)
- JABO 1 (F-5 Jambock)
- JABO 2 (F-5 Jambock)
- LION 1
- LION 2
- CORAL 76
- FÊNIX 528
- SHARK 1
- SHARK 2

Dia 21/11
-----------
- PÉGASO 35 (Canoas - Criciúma)
- FLECHA 79 (Canoas - Campo Grande)
- BARÃO 607 (FL160 p/ REVO)
- GUARDIÃO 48 (F210)
- GUARDIÃO 609
- FLECHA 605
- ONÇA 09 (check de motores em Canoas)
- SHARK 01
- SHARK 02
- EAGLE
- JAMBOCK VERMELHO (2xF-5 p/ Santa Maria)
- CORAL 55 (check de motores em Canoas)
- PACAU 604
- FAB 2590 (opousou em Canoas)
- ADELFI 602
- POKER 603
- LION

73´S

Re: LOG VHF: Callsing na Operação Laçador

Enviado: Dom Nov 22, 2009 12:04
por feliperodrigues
Bela corujada Fabio! :D

aqui em Pelotas/RS eu só ouvi o Pegaso 30, Marinha 7070, Gordo 63, Orugan 01, Phoenix 37 e o Poker de Espadas...

Re: LOG VHF: Callsing na Operação Laçador

Enviado: Seg Nov 23, 2009 18:57
por AeroEntusiasta
Fala Felipe!

Cara obrigado pela contribuição sulista!

O SBPK deve estar movimentado, não? Manda imagens p/ nós!

Creio que o "Pégasus 30" que vc ouviu foi um helicóptero do Esquadrão HU-2 da MB, não?

Hj cedo fiz uma rápida corujada, a saber:

- ADELFI 802
- GORDO 807
- SHARK 22
- POKER 803
- BARÃO 808
- POKER 804

Re: LOG VHF: Callsing na Operação Laçador

Enviado: Seg Nov 23, 2009 19:16
por welter mesquita vaz
E eu aqui a 2.000km de distancia só lendo esses belos logs, manda foto pra nós, Grande abraço a todos.

Re: LOG VHF: Callsing na Operação Laçador

Enviado: Seg Nov 23, 2009 19:38
por AeroEntusiasta
Fala velho amigo Welter!

Cara, a coisa anda movimentada por aqui. Tá bem legal escutar o VHF principamente por alguns callsings e QRGs específicos da operação. Abaixo o texto que está na capa do Site AeroEntusiasta, e no final do artigo está o endereço para o álbum com as minhas fotos. Não colocarei aqui porque são 40 imagens, e fica pesado para acessá-las.

........................

Site AeroEntusiasta

A escassez de petróleo leva o governo do país Amarelo a tomar uma decisão drástica para garantir o fornecimento de energia elétrica para sua população: invadir a usina hidrelétrica construída em parceria com o país Verde, seu vizinho. Está criado o cenário de crise internacional, e as forças armadas de ambos os países entraram em combate para a defesa de seus interesses.

Este é o ambiente fictício projetado há mais de um ano pelo Ministério da Defesa, e tem a finalidade de adestrar conjuntamente as tropas das três forças, que estão sob o comando do General de Exército José Carlos De Nardi, Comandante Militar do Sul.

Entre os dias 16 e 27 de novembro, a Marinha, o Exército e a Força Aérea deslocarão mais de oito mil militares e centenas de equipamentos para a OPERAÇÃO LAÇADOR 2009, que ocorre nos três estados do sul.

A região foi dividida entre País Amarelo (metade oeste do Rio Grande do Sul) e país Verde (o restante do RS, Santa Catarina e Paraná). Territorialmente maior, a nação Verde concentrará a maior parte das forças militares envolvidas no combate. A hidrelétrica invadida é na verdade a Usina de Itá, na divisa do RS com SC. O país Verde irá empregar de todos os meios disponíveis para recuperar a instalação invadida, proteger outras posições estratégicas e garantir o cumprimento de tratados internacionais ratificados pelas Nações Unidas.

Para este exercício estarão empregados meios combinados das três forças, a saber:

Força Aérea: criou para esta operação a FAC 106 (Força Aérea Combinada), sob o comando do Brigadeiro-do-Ar Antônio Carlos Egito do Amaral, a qual diversas unidades estão subordinadas, com mais de 40 aeronaves envolvidas: RA-1, F-5EM, A-1A/B, A-29, AT-26, R-35, R-95, E-99, R-99, P-95B, C-130, KC-130, KC-137, C-95, C-97, C-98, C-99, C-105, SC-95, H-34 e H-1H. Além dos meios aéreos, radares do GCC (Grupo de Comunicações e Controle) foram instalados nas Bases Aéras de Canoas (País Verde), Santa Maria (País Amarelo) e outras localidades estratégicas, para controle e alerta do espaço aéreo em conflito.

Marinha: Navio de Desembarque de Carros de Combate “Garcia D’Avila” (G29), Navio de Desembarque-Doca “Rio de Janeiro” (G31), Fragatas “Bosísio” (F48), “Constituição” (F42) e “Independência” (F44), Navio-Tanque “Gastão Mota” (G23), Submarino “Timbira” (S32), um helicóptero UH-14 “Super Puma”, dois AH-11A “Super Lynx”, um SH-3A/B “Sea King” e dois UH-12 “Esquilo”.

Exército: 3ª Divisão de Exército e Brigadas Subordinadas (planejamento de Estado Maior); 5ª Divisão de Exército e Brigadas Subordinadas (simulação de combate); 6ª Divisão de Exército (Comando da Força Terrestre Componente) e suas Brigadas Subordinadas (planejamento); 3ª Região Militar e a 5ª Região Militar/ 5ª Divisão de Exército que proverão os meios logísticos nas suas áreas de responsabilidades, respectivamente RS, SC e PR.

Para obter informações atualizadas acesse o site oficial da Operação Laçador 2009: http://www.lacador.eb.mil.br

A convite do Centro de Comunicação Social da FAB, O Site AeroEntusiasta visitou as instalações da principal Base Aérea do País Verde, em Canoas/RS. Pudemos acompanhar um pouco da movimentação dos militares e das aeronaves, além de participar de uma entrevista coletiva com o Brigadeiro Egito. Veja todas as imagens desta visita clicando AQUI:

http://smg.photobucket.com/albums/v282/ ... ACADOR_09/


Abraço.

Re: LOG VHF: Callsing na Operação Laçador

Enviado: Seg Nov 23, 2009 19:48
por welter mesquita vaz
Boa noite grande Fábio, eu que não soube desta operação antes, porque eu tinha planejado pra ir aí ficar pelo menos uns 7 dias, mas deixa pra próxima, agora suas fotos tão de mais viu, sensacionais, parabéns e um grande abraço amigo.

Re: LOG VHF: Callsing na Operação Laçador

Enviado: Ter Nov 24, 2009 12:21
por AeroEntusiasta
Ilustrando:

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Re: LOG VHF: Callsing na Operação Laçador

Enviado: Ter Nov 24, 2009 21:54
por AeroEntusiasta
Buenas:

Creio que as missões da manhã foram prejudicadas pela meteorologia desfavorável. As primeiras movimentações ocorreram no final da manhã:

- PUMA 36 (dep 11:16z Canoas hdg Polo Petroquímico subindo FL100 após proa Nacri)
- PÉGASUS 89 (Canoas - Santa Maria F100)
- GUARDIÃO 48 (13:52z)
- GUARDIÃO 909 (13:54z)
- FENIX 920 (14:27z)
- FLECHA 906 (14:29z)
- FENIX 928 (14:32z)
- PACAU 905 (14:39z)
- EAGLE (14:40z)
- FAB 2280 (14:44z)
- POKER 903 (14:45z)
- ADELFI 902 (14:52z)

Final da escuta.

Sds

Re: LOG VHF: Callsing na Operação Laçador

Enviado: Ter Nov 24, 2009 22:27
por Sandro
show Fabio, bela cobertura... parabéns :clap: ,,

Re: LOG VHF: Callsing na Operação Laçador

Enviado: Qui Nov 26, 2009 00:31
por PR-WJI
O FAB2404 copiou POA-RIA na tarde de quarta-feira, com callsing FAB2404 mesmo.
Engraçado é que a rota POA-RIA, decolando pela 29 de POA e pousando pela 29 de RIA, é praticamente uma viagem em linha reta!

Re: LOG VHF: Callsing na Operação Laçador

Enviado: Qui Nov 26, 2009 10:59
por FCM
José Arthur - SBPA escreveu:O FAB2404 copiou POA-RIA na tarde de quarta-feira, com callsing FAB2404 mesmo.
Não conheço a Base Aérea e o aeroporto civil de Santa Maria mas certamente um Boeing 707 lá é como um Boeing 747-400 no Salgado Filho!

Re: LOG VHF: Callsing na Operação Laçador

Enviado: Sáb Nov 28, 2009 14:24
por AeroEntusiasta
Fernando:

Para ilustrar sua dúvida. Não trata-se exatamente de um Boeing 707, mas uma versão KC-135:

Imagem

Re: LOG VHF: Callsing na Operação Laçador

Enviado: Sáb Nov 28, 2009 14:28
por AeroEntusiasta
Olá.

Algumas escutas militares desta manhã tumultuada de POA com muito vento e um pouco de chuva.

- CORSÁRIO 04 (KC-137 dep Canoas)
- UIRÁ 08 (C-98 pousou em Canoas)
- CONDOR 21 (C-99 dep Canoas)
- FAB 8736 (H-34 voo local POA-POA com autoridades)

Re: LOG VHF: Callsing na Operação Laçador

Enviado: Sáb Nov 28, 2009 15:38
por Rafael Lopes De Freitas S
AeroEntusiasta escreveu:Olá.

Algumas escutas militares desta manhã tumultuada de POA com muito vento e um pouco de chuva.

- UIRÁ 08 (C-98 pousou em Canoas)
Pude acompanhar o pouso do C-98 pelo 30, devido aos fortes ventos virava de um lado para outro tentando manter o alinhamento com pista.

Abraços

Re: LOG VHF: Callsing na Operação Laçador

Enviado: Sáb Nov 28, 2009 15:54
por welter mesquita vaz
AeroEntusiasta escreveu:Olá.

Algumas escutas militares desta manhã tumultuada de POA com muito vento e um pouco de chuva.

- CORSÁRIO 04 (KC-137 dep Canoas)
- UIRÁ 08 (C-98 pousou em Canoas)
- CONDOR 21 (C-99 dep Canoas)
- FAB 8736 (H-34 voo local POA-POA com autoridades)
Boa tarde, o Corsário 04 partiu de Canoas para Natal, ele bloqueou aqui emcima de Casa era por volta das 11Hs e solicitou apoio junto a Base Aérea do Galeão sobre informar Natal o estimado de Pouso. Abraços.