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Novo Aeroporto de Porto Alegre Deve Construido em Glorinha

Enviado: Qui Set 18, 2008 13:45
por denisar
Novo aeroporto de Porto Alegre precisa sair em Glorinha
Fonte: Site do Jornalista Polibio Braga

Os técnicos com os quais esta página conversou apontam como ideal a construção de um novo terminal entre Glorinha e Santo Antônio da Patrulha.

. O novo aeroporto ficaria a 40 minutos de Porto Alegre, via freeway. A distância é igual a de Guarulhos ao centro de São Paulo

Salgado Filho, ampliado, virará uma Congonhas piorada

A ampliação da pista do aeroporto Salgado Filho, prometida há mais de uma década pelo governo Federal, para permitir a operação de aeronaves maiores e com mais capacidade de carga, pode transformar o terminal em um novo Congonhas.

. Especialistas do setor garantem que não há espaço físico seguro para o aumento da pista em 1 quilômetro, como está previsto. Tampouco abre a possibilidade de construção de uma pista auxiliar.

. Com a ampliação, a cabeceira terminará junto ao Big da avenida Sertório. Aeronaves de grande porte vão passar a 50 metros do telhado do supermercado. Qualquer anormalidade na aterrisagem e uma grande tragédia poderá acontecer.

Re: Novo Aeroporto de Porto Alegre Deve Construido em Glorin

Enviado: Qui Set 18, 2008 17:03
por FCM
denisar escreveu:Os técnicos com os quais esta página conversou apontam como ideal a construção de um novo terminal entre Glorinha e Santo Antônio da Patrulha.
Talvez meus bisnetos vejam pronto...

Pega a Base Aérea de Canoas e leva todos os milicos para a Base Aérea de Santa Maria e depois constrói um grande e moderno Terminal de Passageiros...a pista já existe!

Enviado: Qui Set 18, 2008 18:40
por André Gustavo (SBCO)
Putz, pior que em Canoas ia ser bom mesmo... hehe! Mas é impossível os militares saírem, pois a cidade tem toda a estrutura militar com Hospital da Base, QG, etc....

Já acho que Eldorado seria melhor que Glorinha, por exemplo. Além disso, ia ter o mesmo problema que em SP: as companhias vão querer continuar voando pro Salgado Filho na sua maioria, pq é no centro.

Ia ser mais caro a curto prazo, mas acho deviam desapropriar até o BIG... Paga indenização e tal mas continua ali.

Enviado: Qui Set 18, 2008 20:27
por Eduardo C. Milke
Glorinha! Ah, ah, ah, ah.

Algum "espertalhão" deve ter terras em Glorinha.

Aí fazem uma campanha para construir um terminal lá e o "esperto" vende a preço de ouro para o Governo Federal, Infraero ou coisa parecida.

E os "trouxas" (nós) pagam a conta.

Não foi assim em GRU?

Vamos abrir os olhos!

Enviado: Qui Set 18, 2008 22:16
por francesconi
André Gustavo (SBCO) escreveu:Ia ser mais caro a curto prazo, mas acho deviam desapropriar até o BIG... Paga indenização e tal mas continua ali.
Concordo!
Se desapropriassem o BIG, além de ficar uma baita pista, com segurança, é possivel construir uma pista paralela auxiliar ao norte, afastada 670m, com 1800m de comprimento.
Construir todo um site aeroportuario em Glorinha, com pista leste-oeste, fica apertado para fazer procedimentos com SBCO e SBPA perto....

Infelizmente não acho que SBCO seria opção, pois mesmo que tirassem a base, teria que construir uma série de acessos, que por dentro de Canoas é impossivel, restando construir uma ligação da Freeway por cima do Rio Gravataí, nem sei se não é area de proteção ambiental.

Abs

Enviado: Qui Set 18, 2008 22:19
por Feldmann
Glorinha?? Ahh tá... e eu sou papai noel... :P só rindo dessas ideias mirabolantes.... :twisted:

Se isso acontecer e SE isso acontecer vai demorar,como o Fernando falou "os bisnetos verão" , e ainda tenho minhas dúvidas.

Sds,

Enviado: Qui Set 18, 2008 23:00
por Marco SBCT
De repente surgem do nada uns áulicos e sabidões com idéias mirambolantes.
Que maravilha ! É só uma distância igual a de GRU-SAO.

Enviado: Sex Set 19, 2008 18:56
por Augusto Bilhalva Goulart
Planejamento neste país é algo que não existe. Quando fizeram o novo terminal pq já não pensaram em transferi-lo para outro local.
Na região próxima ao aeroclube, junto a 290 há muito espaço e não é tão longe. 40 km é demais.

Enviado: Dom Set 21, 2008 19:48
por Marco SBCT
Augusto, nunca ouvi falar de novo aeroporto p/ Palegre, houve uns papos mas faz anos, muitos anos.

Enviado: Dom Set 21, 2008 21:59
por f17
Poe que não pensaram nessa possibilidade antes de construir o novo terminal de passageiros?

Enviado: Dom Set 21, 2008 23:01
por Andre_BR1
Com 500m a mais de pista, o BIG ainda ficaria a uns 1.100 metros da cabeceira 29. Guarulhos também tem construções (galpões, etc.) a esta mesma distância das cabeceiras. Se a 1000m da pista você não conseguiu superar um obstáculo de 50 metros, é porque a coisa está feia mesmo. É diferente do contexo de Congonhas, que não tem margem de segurança em caso de overrun. Qual é a extensão "desejável" da pista? 500m seriam suficientes para aumentar de forma significativa o peso das aeronaves que operam lá?

Não duvido que tenha gente que comprou terreno barato em Glorinha na esperança de uma futura desapropriação, e que agora tenta convencer todo mundo que o melhor lugar para construir um aeroporto é no quintal da sua casa.

Enviado: Seg Set 22, 2008 00:08
por lucasmota
Andre_BR1 escreveu:Com 500m a mais de pista, o BIG ainda ficaria a uns 1.100 metros da cabeceira 29. Guarulhos também tem construções (galpões, etc.) a esta mesma distância das cabeceiras. Se a 1000m da pista você não conseguiu superar um obstáculo de 50 metros, é porque a coisa está feia mesmo. É diferente do contexo de Congonhas, que não tem margem de segurança em caso de overrun. Qual é a extensão "desejável" da pista? 500m seriam suficientes para aumentar de forma significativa o peso das aeronaves que operam lá?

Não duvido que tenha gente que comprou terreno barato em Glorinha na esperança de uma futura desapropriação, e que agora tenta convencer todo mundo que o melhor lugar para construir um aeroporto é no quintal da sua casa.
Sem falar que GRU tem obstáculos como morros bem próximos e Heathrow, Gatwick e Charles de Gaulle têm todos em média 1.000m de área de escape...

Salgado Filho: pista auxiliar não sairá tão cêdo

Enviado: Seg Set 22, 2008 20:30
por denisar
Salgado Filho: pista auxiliar não sairá tão cêdo
Eis o que avisou Marco Aurélio Franceschi, superintendente Adjunto da Infraero no RS sobre (os riscos) a ampliação do aeroporto Salgado Filho:

- Espaço físico: com a retirada das famílias da Vila Dique e da Vila Nazareth, a distância do final da pista com relação ao primeiro obstáculo ficará aproximadamente 100m maior do que é hoje. A rampa de proteção no alinhamento de cada cabeceira é de 50:1, ou seja, para cada 50 metros de distância pode-se ter +1 metro de obstáculo, portanto se esta rampa for preservada, e será, não teremos problema.

- A pista auxiliar: só será construída a pista auxiliar com a desapropriação de grande parte das propriedades entre o aeroporto e a avenida Sertório, e isto só será necessário daqui a vários anos.

Existe forte discussão para que os vôos nacionais e internacionais sejam transferidos para um novo aeroporto, desta vez em Glorinha. :cry: