Página 1 de 1

Mudanças Centro Brasilia

Enviado: Ter Jul 29, 2008 22:59
por daniales
Amigos de escuta,

Estava ouvindo o Centro Brasilia a pouco e percebi que as frequências do meu setor, quando operam conjugadas, 122.65, 126.15, 128.50 e 128.05, além da voz do mesmo controlador, agora é possível escutar a aeronave, independente da frequência que se está sintonizado. Por exemplo, o avião transmite em 122.65, podemos ouvir nas demais frequências. Eu só tinha ouvido algo semelhante em Montreal.

Este sistema é importante, pois uma aeronave transmitindo em uma frequência, não falará ao mesmo tempo que outra falando ao mesmo tempo em outra frequência.

Quem, de outras regiões, pode confirmar se o Centro responsável por seu setor está com esta função em funcionamento.


Abraços,

Enviado: Qua Jul 30, 2008 08:09
por Feldmann
No ACC eu nunca ouvi, mas no APP PAlegre volta e meia estava operando 120.10 e era transmitido tambem em 119.00. Mas isso aconteceu quando estavam testando os transmissores. Como agora não tenho mais radinho não sei lhe dizer se ainda acontece...

[]´s

Enviado: Qua Jul 30, 2008 10:57
por SBLO
Prezados Colegas:

Se este sistema estivesse em operação no dia 29 de setembro de 2006, será que teria ocorrido a colisão entre o GLO1907 e N600XL???

Abraço

Enviado: Qua Jul 30, 2008 16:12
por Marco SBCT
Pessoal, o que o daniales fala é que se ouve a transmissão da aeronave nas diversas frequencias , o que é novo no sistema, e estamos acostumados é ouvir o Controlador transmitir em todas as frequencias disponíveis no setor.

Enviado: Qua Jul 30, 2008 21:16
por daniales
Marco SBCT escreveu:Pessoal, o que o daniales fala é que se ouve a transmissão da aeronave nas diversas frequencias , o que é novo no sistema, e estamos acostumados é ouvir o Controlador transmitir em todas as frequencias disponíveis no setor.
Marcos,

É isto mesmo. O que estamos acostumados é ouvir o mesmo controlador em várias frequências. O que estou dizendo é que estou ouvindo o avião em todas as frequências conjugadas.

O MAIS INTERESSANTE é que estou pegando o avião em regiões extremamente afastadas, pois o áudio chega via portadora (retransmissora).

Outro ponto favorável é que todos estão na mesma intensidade.

Fiquem espertos, pois deve ser uma tecnologia para todos os Cindactas e novas frequências devem se tornar audíveis.

Relatem se perceberem mudanças.

Abs,

Enviado: Qua Jul 30, 2008 22:23
por Jaka
Buenas,

Nas madrugadas o ACC Curitiba também fica assim bem interessante...

Abraço!

Enviado: Qua Jul 30, 2008 23:16
por Marco SBCT
O ACC Curitiba unifica as operações/transmissões em tres setores, assim a comunicação é ouvida por todos nos setores o que traz dificuldade , tanto p/ o CTA como para os pilotos. Existe até sequenciamento no setor sul, por ex, no horário avançado e os tráfegos são bem poucos, mas como tem pouco CTA no turno madrugueiro são obrigados a lançar mão do "truque" do sequenciamento.
Mas que é uma maravilha ouvir tudo, isto é. Deve ser nova tecnologia, na verdade é o que o VHF das PM/RadioPatrulha usam, você ouve o carro, porque ele ativa a repetidora, e houve a Central porque ela também ativa a repetidora. Nos CINDACTAS os DEPV/CT recebiam as transmissões das aeronaves e enviavam via links ao CTA de serviço nas consoles de cada setor, a transmissão do CTA ativa as repetidoras selecionadas no setor.
A meu ver é um grande avanço, pois em dificuldade de contato, outras aeronaves podem fazer ponte, como o SBLO falou , muita coisa ruim pode ser evitada, no mínimo uns estresses em áreas remotas ....

Enviado: Qui Jul 31, 2008 00:06
por daniales
Marco,

A qualidade da fonia é impressionante. Os falantes tremem! Som digital dolby THX blaster mega hyper turbo!!!!

Será que os DACTAs Amazonico e Recife estão utilizando esta tecnologia?

Alguém conhece profissionais do ramo para perguntar se é uma tendência?

Abs,