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MD-80
Enviado: Qui Jul 17, 2008 17:14
por lumontjr
Semana passada fiz um vôo San Francisco-Dallas em um MD-80 da American Airlines. O avião me pareceu já bem "usadinho". A American diz possuir 300 dessas aeronaves em sua frota. Alguém saberia dizer se há planos de substituição desses aparelhos, nos EUA? De certa forma, passa mais segurança voar nos B-737 e A-320.
Enviado: Qui Jul 17, 2008 20:06
por AB3
O MD80 é um avião excelente... e se não fosse a crise do petróleo no mundo, era um avião que ia durar bastante nos EUA/EUROPA. Só no Brasil ele não dá certo, pq na Colombia e Argentina tem mais de 30 voando
Enviado: Qui Jul 17, 2008 20:58
por meron Kovalchuk
A edição de 26/5/08 da revista "Aviation Week & Space Technology", Pg 58, informa que a American Airlines vai retirar 45 aviões médios, principalmente MD 80 de várias séries com idades de 14 a 23 anos de fabricação, por razões econômicas e também diz que eles são em média, 25 menos eficientes que os B737-800. A American pretende receber 34 737-800 em 2009 e 36 em 2010, para substituir os MD 80.
Enviado: Qui Jul 17, 2008 21:01
por meron Kovalchuk
Como correção ao tópico anterior, os MD-80 são em média 25% menos eficientes que os 737-880.
Enviado: Qui Jul 17, 2008 22:29
por emferrari
Varios foram retirados para manutencoes nao programadas esses dias... Agora nao me recordo se foi o MD-80 ou o MD-88 ou se todos...
Eh um aviao comprido !!
Enviado: Sex Jul 18, 2008 15:38
por moises Propp
Olá amigos,
Dizem que AA tem mais de 200 aviões destes modelos,
imagine aposentar quase todos ou vão ter o fim na africa.
sds,
Moises Propp
Enviado: Sex Jul 18, 2008 15:54
por AB3
moises Propp escreveu:Olá amigos,
Dizem que AA tem mais de 200 aviões destes modelos,
imagine aposentar quase todos ou vão ter o fim na africa.
sds,
Moises Propp
Moises, te garanto que vai ter muita Colombiana e Argentina adquirindo. Também vale citar que SAS, SPANAIR e ALITÁLIA tem esse avião em grande quantidade em suas frotas.
Enviado: Sex Jul 18, 2008 16:38
por PB26
MD 80 é um excelente avião, tanto que dizem "...que era feito para o conforto do passageiro e para a empresa ganhar dinheiro..."
Enviado: Sex Jul 18, 2008 18:33
por André Gustavo (SBCO)
Aproveito o tópico para esclarecer uma dúvida:
Uma vez me disseram que o Md-80 não vingou no Brasil pelo seu clima tropical, visto que em temperaturas maiores tal aeronave utiliza muita pista. Alguém confirma tal característica?
Enviado: Sex Jul 18, 2008 19:42
por meron Kovalchuk
Os MD80 e seus similares de série são edições melhoradas do DC9, com tecnologia dos anos 80, não preparados para barris de petróleo em níveis maiores do que os níveis de vôo; vão ser retirados da frota assim que cada empresa puder trocar por B737-800, Airbus 320 ou até Emb- EJet 190, os que puderem trocar vão fazer isto logo, as que estiverem sem "cash", vão amargar a redução de rotas, pois algumas serão mais econômicas se não existirem para quem tem MD 80 e seus compridos irmãos. A modernização de frotas se fará por necessidade de sobrevivência, o passageiro segundo eles, terá o conforto que merece e que as empresas puderem dar!.javascript:emoticon('

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Chorando

Enviado: Sex Jul 18, 2008 23:19
por lumontjr
meron Kovalchuk escreveu:A edição de 26/5/08 da revista "Aviation Week & Space Technology", Pg 58, informa que a American Airlines vai retirar 45 aviões médios, principalmente MD 80 de várias séries com idades de 14 a 23 anos de fabricação, por razões econômicas e também diz que eles são em média, 25 menos eficientes que os B737-800. A American pretende receber 34 737-800 em 2009 e 36 em 2010, para substituir os MD 80.
Acho que o aparelho no qual viajei deve se encaixar na "categoria" dos de 23 anos. É interessante notar que, no Brasil, as duas maiores empresas aéreas não parecem possuir aeronaves com essa longevidade.
A propósito, dando uma pesquisada na Net, soube que, em março deste ano, a American foi obrigada, pela FAA, a "groundear" todos os seus MD-80, para revisão de fiação de motores, provavelmente por causa de fogo em um dos motores em vôo recente (slide show aqui:
http://www.liveleak.com/view?i=cff_1193502542).
Houve também, na semana passada, pane em um MD-80 no qual voava o candidato democrata à presidência Barack Obama, com problemas de "pitch" (aqui:
http://www.popularmechanics.com/science ... 72446.html).
Enviado: Sáb Jul 19, 2008 00:07
por AB3
A GOL possui alguns 737-300 de 1986! Portanto 22 aninhos...
A VASP alcançou os 34 anos em alguns 737-200...
A OceanAir tem média de "1992" na frota de F100...
Idade em aviação não é algo tão importante... ah, TAM tem A320 1991!
Enviado: Sáb Jul 19, 2008 08:21
por meron Kovalchuk
A VASP usou os 737 200 até muitpo tempo ANTES dos preços altos de petróleo e, se for o caso convém verificar que nas condições atuais os Sucatinhas praticamente desapareceram da aviação comercial. Os 737 300, também são anti econômicos e só são usados quando não existem substituições por aeronaves mais modernas. Os F 100 estão sendo retirados também das rotas na medida do possível, lembrando-se em em rotas de tráfego exclusivo ou quase, as tarifas podem ser bem altas por falta de concorrência e nestas condições dá para" quebrar o galho". Avião também usa engenharia econômica, não basta ser bonitinho, precisa dar lucro!,
Enviado: Sáb Jul 19, 2008 11:17
por Sergio de Faria Bica
A CRUZEIRO operou o PP-CJM entre 82 e 83 , a título de experiência. Era um 80 , e sugundo diziam na época , não foi encomendado devido ao estado precário da cia. e pelo fato da frota ser baseada em 727/737. Note-se que desde 22 de maio de 1975 a CRUZEIRO pertencia a FRB (VARIG) que tinha a sua frota baseada em BOEING . Diziam que , inclusive , o grupo de trabalho que examinou os dados operacionais do PP-CJM , aconselhou sua compra ,onde substituiria no grupo VARIG-CRUZEIRO os 727.
Sérgio Bica
Enviado: Sáb Jul 19, 2008 13:35
por meron Kovalchuk
Os MD 80 como todos os aviões de tecnologia do Século XX, irão sair do mercado a medida que puderem ser substituidos por aeronaves de menor consumo. Mesmo os 747-400 e 767-300 de passageiros irão ser transformados, parte deles já estão, sendo transformados em cargueiros onde as equações economicas são ainda menos salientes que para o transporte de passageiros. Para estas aeronaves existem vários programas de transformação ao redor do mundo sendo que para o 747 400, a própria Boeing está fazendo os trabalhos (principalmente colocação da grande porta para cargas e refôrço dos pisos e colocação de roletes para o movimento de aeroconteiners a bordo da aeronave). Não cabe nenhuma ilusão: a era dos "pinguços de querosene(JP 1 e similares)" está marchando para o fim, talvez muitas fotos do Aerospotter do futuro não muito distante, passarão para a Aeronostalgia.
Enviado: Sáb Jul 19, 2008 13:59
por Sergio de Faria Bica
Quanto a isso , não há dúvida. Boeing antigos e também Airbus das primeiras séries estão com seus dias contados.
Sérgio Bica
Enviado: Sáb Jul 19, 2008 17:25
por jpaulo
Li uma vez ou ouvi não lembro onde agora, que nos idos da decada de 80 fizeram uma pesquisa entre os passageiros, comparando as aeronaves e o conforto do passageiro. Entre os itens avaliados tem sempre alguns como rúido, ergonomia e etc... na epoca os 737(provavel 200 ou classics) ficaram com nota 2 de 10 e os MD 8 de 10.
Enviado: Sáb Jul 19, 2008 17:53
por Sergio de Faria Bica
Os passageiros que voaram o PP-CJM fizeram as melhores referências ao conforto , referências essas que constam nas pesquisas respondidas.
A operação dele no Salgado Filho era incrível . Botava o nariz para cima e sumia !
Sérgio Bica
Enviado: Dom Jul 20, 2008 12:52
por PB26
Sérgio
Dizem que os MD-80 não vingou no Brasil, sobretudo na Cruzeiro do Sul, por que houve uma súbita desvalorização da nossa moeda contra o dólar. A McDonnell Douglas estavam oferecendo eles por 50% do valor e a intenção do Grupo Varig era comprar 6 MD 80 para usar no laboratório "Cruzeiro do Sul".
Abs
Enviado: Dom Jul 20, 2008 14:58
por Sergio de Faria Bica
Pois é ,
Resumindo , a razão da não utilização do MD-80 no Brasil , foi por problemas economico-financeiros e não por razão operacional.
Era e ainda é , um belo avião . Só lamento nunca ter tido a oportunidade de voar em um deles
Abs
Sérgio Bica