Página 1 de 2

Vôo 1907 - gravação de voz após o choque

Enviado: Dom Dez 09, 2007 20:46
por darksjr
Acabou de passar na Record, uma reportagem que revelou a gravação na cabine do avião da gol após o choque com o legacy ( mostrou o barulho de lata rasgando ) ....pelo que mostrou o piloto ainda teve tempo de desligar os motores, baixar o trem de pouso, e acionar os spoilers....mostrou ainda o grito de um dos pilotos alguns segundos antes do choque no solo!!! Para mim foi uma experiência muito...mais muito ruim...pois imaginava que a aeronave perdeu a pressurização da cabine e houve perda de consciência das pessoas a bordo!!! realmente muito triste...o piloto ainda pediu calma para o companheiro....

sem mais comentários

Enviado: Dom Dez 09, 2007 22:55
por Roger RKD
Aproveitando.

Alguém sabe onde consigo essa gravação??

Enviado: Seg Dez 10, 2007 00:37
por airbrasil
Gostaria de escutar essa gravacao alguem sabe aonde esta?

Daniel

Enviado: Seg Dez 10, 2007 14:56
por Manlio
http://www.mundorecordnews.com.br/record.jsp

É só ir em TV Record no menu superior depois em Domingo Espetacular e procurar na lista abaixo por "Os minutos finais do acidente da Gol".

Muito triste mesmo.

Enviado: Seg Dez 10, 2007 16:46
por SBLO
O que os colegas do Fórum acharam da gravação???

Sinceramente, tenho lá minhas dúvidas, vamos aguardar a divulgação do relatório final pelo CENIPA, para realmente sabermos se a gravação é ou não autêntica.

Abs

Enviado: Seg Dez 10, 2007 18:26
por gugacwb
SBLO escreveu:O que os colegas do Fórum acharam da gravação???

Sinceramente, tenho lá minhas dúvidas, vamos aguardar a divulgação do relatório final pelo CENIPA, para realmente sabermos se a gravação é ou não autêntica.
Olha, devo dizer que achei essa matéria muito estranha. Achei tudo muito estranho. Começando pela parente do passageiro que morreu, que me parece querer apenas aparecer. E é muito fácil não explicar quem entregou a tal gravação. Porque se ela não quer falar, imagino que não saiu de uma fonte oficiall, no caso, o Cenipa.

Sobre a gravação em si, não sou perito e não posso dizer se é ou não verdadeira. Mas de fato achei muito estranho, porque não deixaram rodando a gravação pelos 52 segundos de queda. Além disso, acabei ficando com dúvidas.

1. O alarme que soa no momento do choque, é alarme do que exatamente?

2. Levando em conta que o choque com o Legacy "cortou" a asa esquerda do GTD, imagino que a aeronave não demorou muito para que começasse a curvar para a esquerda. Então, por que o alarme de "bank angle" somente soa no final da gravação, já com o "barulho" de vento, quando o avião já estava se "desintegrando"?

3. E por que esse sinal de "bank angle" é tão nítido na gravação e outras partes só se escuta ruído? E com o avião aberto, com vento batendo de frente e para dentro da aeronave, imagino que seria quase impossível entender qualquer coisa sendo dita ou soando no interior da cabine. Aí fica uma dúvida minha. Por acaso a CVR tem algum canal diferente para alarmes sonoros?

4. Antes do choque, os pilotos estariam vendo fotografias. Mas por que então, já que a Record tem acesso à transcrição do áudio da caixa-preta, na imagem com a transcrição aparece até o momento do choque, e os diálogos anteriores são com os órgãos de controle, e não há nenhuma menção sobre fotografias, etc?

5. Por último, é apenas uma constatação. Será que essa mulher do passageiro não bateu na porta da Rede Globo antes e não gostaram do material? Acho difícil ela ter ido diretamente na Record, sem contar que não houve muita ressonância disso. Afinal, é um assunto extremamente na moda hoje, e estamparia jornais por aí. Sem contar que é uma falta de respeito dessa mulher com os outros parentes, que não precisariam saber dessa forma o que teria se passado na aeronave.

Enfim, essas minhas dúvidas e talvez, constatações. O que acham?

Abraços,
Gustavo Ribeiro de Francisco.

ARMAÇÃO

Enviado: Seg Dez 10, 2007 19:07
por RICARDO HUGO URUGUAY
Gustavo, concordo plenamente com você, é uma tremenda armação, ainda não sabemos porque e para que, mas breve saberemos. No CENIPA só tem gente séria, não iam deixar essa gravação vazar, mesmo se fosse verdadeira.

Enviado: Seg Dez 10, 2007 19:20
por Manlio
Também achei muito duvidoso o áudio. Quero ouvir a opinião dos nossos colegas mais experientes aqui.

Enviado: Seg Dez 10, 2007 20:28
por francesconi
Fizeram um corta e recorta que fica complicado acompanhar algo. O presidente da associação ali ja conduziu a investigaçao hem! "Os pilotos foram herois", "desligaram os motores, baixaram flaps e trem de pouso" Puxa, ele sabe tudo isso só de ouvir a fita ou ele participou da comissão do Cenipa e está quebrando a confidencialidade da investigão? Podia ficar sem essa.

Três sinais são bem claros: O impacto desacopla o AP, (1o alarme) o aviso de "bank angle" seguido dos claks do overspeed no final.

Confesso que sem um índice de tempo, um contexto com animação dos parametros e tal fica dificil dizer algo concreto a respeito, mas que dá um aperto no coração em sequer tentar imaginar a angustia do pessoal ali, isso dá.

Enviado: Seg Dez 10, 2007 20:58
por MSATO
Ahhh...já não sei mas nada!!!! :?

Do jeito que andam as coisas aqui na "Terra Brasilis"....só na base de "São Tomé" mesmo!!!
E olha que, mesmo vendo pra crer, custo a acreditar..... :(

Enviado: Seg Dez 10, 2007 21:25
por Francisco - CGR
Pra quem ainda não viu, tá rolando na net:

http://rapidshare.com/files/75724987/Re ... d.flv.html


Precisa de um player pra arquivos flv!

Abs

Enviado: Seg Dez 10, 2007 22:21
por gugacwb
Fico imaginando na criatura que teria a "brilhante" idéia de criar um áudio como esse. Seria algo de extremo mau gosto e um desrespeito sem comparação. Por isso que, por mais estranho que me pareça, precisa ser verdade isso. Mas para deixar isso às claras, a Record bem que poderia liberar o áudio na íntegra, pelo menos o último minuto. Porque nesse corta aqui e ali fica difícil.

É uma matéria totalmente confusa. E o que me chamou atenção foi a frase de que "em julho, o Jornalismo da Record teve acesso à transcrição dos diálogos". Okay, segue a imagem abaixo.

Imagem

Se é da caixa-preta, não tem história nenhuma de álbum de fotografia. E se é áudio de ATC, o som de impacto não existiria. E se não é de nada, pra que colocar isso se o áudio está ali tão mais esclarecedor?

Enfim, já não sei mais nada. Não tem jeito, temos que esperar o Cenipa liberar o relatório final. Espero que essa espera seja pela própria complexidade que a investigação exige, e não por possíveis problemas externos, dos tipos políticos e judiciais.

Abraços,
Gustavo Ribeiro de Francisco.

Enviado: Qua Dez 12, 2007 06:53
por arthuramaral_CGR
Interessante que algumas reportagens em jornais dizem que a gravação foi obtida por ordem judicial e, até agora, não houve qualquer contestação quanto a sua autenticidade, o que aponta para a veracidade das informações.

De qualquer maneira só de imaginar o que se passou naqueles momentos, eu, que tinha um conhecido a bordo, fico muito consternado.

Que Deus o tenha, Eduardo!

Enviado: Qua Dez 12, 2007 08:05
por arthuramaral_CGR

Enviado: Qua Dez 12, 2007 11:20
por BenitoRBP
Acho que como disse o Francesconi, fizeram um recorta e cola na reportagem, desalinhavado do tempo real, para dar este tom "dramático" e de "denúncia" na reportagem, muito mais com fins comerciais do que qualquer outra coisa.
A citação por exemplo sobre o comentário dos tripulantes sobre o album de fotos, alem de desnecessária, provavelmente só foi colocada para reforçar o sentimento de "tragédia" em um "vôo feliz".
Esta reportagem deve ser um misto de verdades recheadas com algumas suposições "técnicas" de "especialistas" editadas para compor o enredo.

Só por curiosidade de um leigo, se os participantes mais experientes puderem responder, eu agradeço.
Partindo do princípio que o impacto tenha desacoplado o AP, e o alarme que depois o único alarme audível é o de "bank angle".
Como até aonde eu saiba (o que não é muito, ou melhor quase nada), o aviso de bank angle soa quando há uma inclinação lateral da asa exagerada e não tem nada a ver com o comportamento horizontal da aeronave.
Assim considerando a altura e o restante do tempo do voo, não deveriamos ter logo em seguida uma profusão de alarmes na cabine condizentes com a perda imediata do controle da aeronave? como os de estol e inclinação indevida? E estes alarmes não deveriam perdurar pelo resto da gravação?

Enviado: Qua Dez 12, 2007 12:54
por Constellation
Caro Benito,

Eu vi o vídeo no YouTube, e achei o mesmo uma "colcha de retalhos", parece que emendaram uma porção de sons de outras gravações. Veja bem, não tenho certeza absoluta de que tal gravação é real, ok? Afinal, estamos no Brasil e pode acontecer praticamente de tudo.

Realmente, uma porção de alarmes tocariam em uma situação dessa: o EGPWS, por si só, deveria tocar: "Bank Angle", relativo a inclinação lateral excessiva, em primeiro lugar, mas logo em seguida, tocaria também "Sink Rate", relativo à excessiva razão de descida, "Don"t Sink", não mergulhe, "Terrain, Terrain", proximidade do terreno. "Woop-Woop - Pull Up", alerta, arremeta. Fora o caso que, no caso de desintegração da aeronave, os alarmes cessariam por completo, não daria para ouvir, por exemplo, o impacto da cabine com o solo. É óbvio que ouve desintegração, já que as partes cairam distantes umas das outras.

O interessante é: por que raios alguém falsificaria uma gravação de CVR? Falsificar é fácil, dá para utilizar até o Flight Simulator para fazer isso, mas por que? Alguma simulação ilustrativa, ou educativa, ou sei lá o que, que "escapou"? Invenção da mídia, para ter notícia (essa hipótese seria monstruosa...).

Um abraço.

Enviado: Qua Dez 12, 2007 13:34
por BenitoRBP
Obrigado pelas explicaçõs Constellation!
E se me permite uma saudação tardia, é bom ver você de volta ao fórum, espero que plenamente recuperado.

Abraço

Enviado: Qua Dez 12, 2007 14:23
por gugacwb
Constellation escreveu:O interessante é: por que raios alguém falsificaria uma gravação de CVR? Falsificar é fácil, dá para utilizar até o Flight Simulator para fazer isso, mas por que? Alguma simulação ilustrativa, ou educativa, ou sei lá o que, que "escapou"? Invenção da mídia, para ter notícia (essa hipótese seria monstruosa...).
Caro Constellation,

Concordo que seria algo monstruoso inventar uma gravação dessas. Mas não seria improvável a parente da vítima ter recebido uma gravação de uma pessoa sem credibilidade. Já que ela cobra tanto da Aeronáutica, de certo não foi de lá que teria vazado essa gravação.

O que mais acho estranho é que não houve repercussão sobre esse assunto. Ainda mais nessa época em que estão todos de olho na aviação, e nada além dessa matéria da Record. Ou ninguém está sabendo, ou ninguém acreditou!

Bom tê-lo novamente no fórum Constellation.

Abraços,
Gustavo Ribeiro de Francisco.

Enviado: Qua Dez 12, 2007 16:34
por Fernando Basto
Tb. saúdo o retorno do nosso amigo 'Constellation' !
Qto. a gravação, só mesmo qdo. o CENIPA/SIPAER liberar o relatório final do acidente, poderemos ter idéia, se é verdadeira ou não, lembrando que os interesses (R$$$$) envolvidos são tantos, que temo por uma possível 'maquiagem' na conclusão final !

Enviado: Qua Dez 12, 2007 17:24
por Manlio
É ridícula essa reportagem. NÃO CONFIO EM NADA DO QUE FOI DITO NA REPORTAGEM, esta nossa imprensa brasileira não merece o mínimo de credibilidade, basta ver o tanto de abobrinha que falam quando há um acidente.

É a mesma IMPRENSA que faz do procedimento de arremetida uma notícia, puro sensacionalismo e falta de preparo e conhecimento.

Como foi dito aqui no fórum, a reportagem tem tom sensacionalista e pouco esclarecedor. Só confio no relatório final do CENIPA. E outra, como foi dito aqui também, o presidente da associação brasileira de pilotos foi de extrema falta de cautela, pois o mesmo já fez uma análise total do acidente, tirou conclusões, ou seja, deveriam cessar as investigações e acreditar no que esse Sr. disse em 2 minutos. Devemos lembrar que acidentes aéreos são de extrema complexidade e as investigações não devem ter pressa para obter resultados. As investigações podem durar até anos em alguns casos. Esse país está perdido....

Não sou o dono da verdade também, pode ser que tudo se confirme, mas que foi uma colcha de retalhos esse áudio e foi sensacionalista essa reportagem isso foi.... Mas é isso que dá audiência, infelizmente isso que as pessoas gostam de ver.