Fatos pitorescos no ATC
Enviado: Ter Jan 16, 2007 00:02
Abaixo relatos engraçados nos ATC's:
Essa que eu vou contar foi muito engraçado....Um colega estava estaiando na TWR(naum vou dizer a localidade.)Após o pouso de um tráfego militar, o procedimento da aeronave é seguir a viatura siga-me (aquela amarelinha, lembram?)para o pátio. O estagiário nervoso mandou para o piloto da acft:
-TWR: "confirm yellow KOMBI in sight?"
_Piloto: Say again.....
!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Ora, Yellow KOMBI é pra matar o cara do coração.....
abraços
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Vetoração Radar no Solo....... (Édson Luiz)
VSP4234 está autorizado o Push-Back. Gire a aeronave no sentido da asa esquerda de modo que fique no través do gate 4 com proa norte da cidade...
O comandante responde:
- Solo, eu entendi. Não sei se o tratorista vai entender
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Intenções...... (Mara)
Certa vez um controlador questionou o piloto........
Senhor, confirme suas intenções ???
E o piloto.....
Uai, são as melhores possíveis........
Rsrsrsrs Eheheheheh
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Não decola ninguém da pista 15......
================================
Havia uma explosão de rochas prevista para acontecer próximo à pista 15/33 do galeão, para que se pudessem continuar as obras de ampliação do aeroporto, e durante esse período ninguém decolaria desta pista, até que se fosse dada à ordem em contrario, usando somente a outra pista 10/27 que é bem distante.....
Coordenação feita, todos calmos e es que alguém fala aos berros....... Quem ta decolando da pista interditada????? Olha a explosão!!!! Havia 3 bandeirantes decolando da pista 33...... Foi ai que o CTA da TWR falou a seguinte perola: “Me falaram que a pista interditada era a 15, ninguém falou que não podia decolar da 33”...... Nós ganha pouco, mas se diverte né!!!!!!!Rsrsrsrsrsrs Ehehehehehehe
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Era um daqueles dias de muito movimento e o cara da twr estava muito assoberbado de trabalho, falando pouco, mas trabalhando bonito....... Eis que vem para pouso um avião da Varig e fez um daqueles pousos lamentáveis.... Deu várias porradas na pista, tocando com o trem de pouso varias vazes na pista, mas felizmente pousou..... Algum engraçadinho acho que de dentro de outro avião, que assistiu a cena, entrou na freqüência da TWR e falou:" No solo aos 14, 15, 16, 17, 18, 19, livrando a pista chame o solo galeão" ...Todos na TWR ficaram assustados mas riram muito e piloto muito *** retrucou: “O TWR que brincadeira é essa?" O CTA que estava ainda rindo muito falou" Olha essa mensagem não veio daqui da TWR não!!! Acho que foi o Aerolineas Argentinas que falou isso !!!" E o Argentina estava na escuta e respondeu de estalo falando um portunhol:" Pero que Argentina não foi, mas que lo pouso foi uma mieeerda a isso foi “..... Gargalhadas gerais na fonia e na TWR.....
O Varig taxiou e não falou mais nada.....
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F5 pousando no SBRJ.......
Este mesmo Sgt acima uma certa vez se deparou com o retorno de 3 F5 retornando de uma missão, e que não conseguiram pousar em São José dos campos e nem em Santa Cruz, devido ao mau tempo e não havia PAR lá. Após tentar o pouso no SBGL e não conseguirem devido a condições adversas, eles disseram que iriam ejetar sobre o mar. Ao ouvir isto foi sugerido por este novinho na época ao Sgt o porque ?? não fazer um PPI com eles e pousar no SBRJ?? Na hora pareceu um absurdo, mas eles iam ejetar mesmo !!!! Então vamos..... E os pilotos aceitaram....... Foi passado a eles o tamanho da pista, largura, posição e foi prestada toda assistencia até avistarem e pousarem na pista do SBRJ com os 3 em segurança, porem bastante arriscado visto que para pararem foi necessário até a abertura de paraquedas e mesmo assim eles ficaram com os bicos quase dentro da água. Um a direita, um a esquerda e um no centro. O que foi um alivio para todos...... Todos respiraram fundo até que o tel tocou....... Era o Brigadeiro mandando prender o Sgt que tinha pousado os 3 F5 no SBRJ, que só não se concretizou devido a ação dos pilotos que intercederam por ele...... O Sgt dizia: Novinho do cacete você me FDeuuu.... Tô preso!!!!! Mas depois ganhou até medalha pelo feito unico até hoje........
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baixaria no LRO
Bem gente, já li muita besteira nos LRO´s da vida, mas é sempre bom lembrar que nossos amigos (e até nós mesmos) escrevemos com a pressa da rendição, com o estresse do turno e, enfim, com os mais de mil problemas que nos esperam fora da torre. Contudo, é sempre bom destacamos certas pérolas com muito bom humor e respeito pelos companheiros, para aumentarmos o espírito de amizade tão comum em nossa profissão. Veja por exemplo esta transcrição fiel e na íntegra da ocorrência registrada no LRO da torre do dia 07 de agosto de 2005.
"...duas 'lâpadas' da pista queimadas sinart ciente; O TAM 9701 A320 com destino a SBPS 'descumprio' instruções dadas pela TWR, e cotejada 'pelo o mesmo', 'fetuando' curva a direita quando o 'intruido' seria curva a esquerda, para evitar o tráfego do PUA 9271 '"FROM"' SUMU com destino SBPS 'decendo' para 3000'. O PUA 9272 avistou o 'trafego' no TCAS. Feito reseva de fita para 'comfecção' do 'radio' ITA." Valeu cabeça de bater bife!!!
Jaguar
Essa que eu vou contar foi muito engraçado....Um colega estava estaiando na TWR(naum vou dizer a localidade.)Após o pouso de um tráfego militar, o procedimento da aeronave é seguir a viatura siga-me (aquela amarelinha, lembram?)para o pátio. O estagiário nervoso mandou para o piloto da acft:
-TWR: "confirm yellow KOMBI in sight?"
_Piloto: Say again.....
!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Ora, Yellow KOMBI é pra matar o cara do coração.....
abraços
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Vetoração Radar no Solo....... (Édson Luiz)
VSP4234 está autorizado o Push-Back. Gire a aeronave no sentido da asa esquerda de modo que fique no través do gate 4 com proa norte da cidade...
O comandante responde:
- Solo, eu entendi. Não sei se o tratorista vai entender
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Intenções...... (Mara)
Certa vez um controlador questionou o piloto........
Senhor, confirme suas intenções ???
E o piloto.....
Uai, são as melhores possíveis........
Rsrsrsrs Eheheheheh
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Não decola ninguém da pista 15......
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Havia uma explosão de rochas prevista para acontecer próximo à pista 15/33 do galeão, para que se pudessem continuar as obras de ampliação do aeroporto, e durante esse período ninguém decolaria desta pista, até que se fosse dada à ordem em contrario, usando somente a outra pista 10/27 que é bem distante.....
Coordenação feita, todos calmos e es que alguém fala aos berros....... Quem ta decolando da pista interditada????? Olha a explosão!!!! Havia 3 bandeirantes decolando da pista 33...... Foi ai que o CTA da TWR falou a seguinte perola: “Me falaram que a pista interditada era a 15, ninguém falou que não podia decolar da 33”...... Nós ganha pouco, mas se diverte né!!!!!!!Rsrsrsrsrsrs Ehehehehehehe
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Era um daqueles dias de muito movimento e o cara da twr estava muito assoberbado de trabalho, falando pouco, mas trabalhando bonito....... Eis que vem para pouso um avião da Varig e fez um daqueles pousos lamentáveis.... Deu várias porradas na pista, tocando com o trem de pouso varias vazes na pista, mas felizmente pousou..... Algum engraçadinho acho que de dentro de outro avião, que assistiu a cena, entrou na freqüência da TWR e falou:" No solo aos 14, 15, 16, 17, 18, 19, livrando a pista chame o solo galeão" ...Todos na TWR ficaram assustados mas riram muito e piloto muito *** retrucou: “O TWR que brincadeira é essa?" O CTA que estava ainda rindo muito falou" Olha essa mensagem não veio daqui da TWR não!!! Acho que foi o Aerolineas Argentinas que falou isso !!!" E o Argentina estava na escuta e respondeu de estalo falando um portunhol:" Pero que Argentina não foi, mas que lo pouso foi uma mieeerda a isso foi “..... Gargalhadas gerais na fonia e na TWR.....
O Varig taxiou e não falou mais nada.....
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F5 pousando no SBRJ.......
Este mesmo Sgt acima uma certa vez se deparou com o retorno de 3 F5 retornando de uma missão, e que não conseguiram pousar em São José dos campos e nem em Santa Cruz, devido ao mau tempo e não havia PAR lá. Após tentar o pouso no SBGL e não conseguirem devido a condições adversas, eles disseram que iriam ejetar sobre o mar. Ao ouvir isto foi sugerido por este novinho na época ao Sgt o porque ?? não fazer um PPI com eles e pousar no SBRJ?? Na hora pareceu um absurdo, mas eles iam ejetar mesmo !!!! Então vamos..... E os pilotos aceitaram....... Foi passado a eles o tamanho da pista, largura, posição e foi prestada toda assistencia até avistarem e pousarem na pista do SBRJ com os 3 em segurança, porem bastante arriscado visto que para pararem foi necessário até a abertura de paraquedas e mesmo assim eles ficaram com os bicos quase dentro da água. Um a direita, um a esquerda e um no centro. O que foi um alivio para todos...... Todos respiraram fundo até que o tel tocou....... Era o Brigadeiro mandando prender o Sgt que tinha pousado os 3 F5 no SBRJ, que só não se concretizou devido a ação dos pilotos que intercederam por ele...... O Sgt dizia: Novinho do cacete você me FDeuuu.... Tô preso!!!!! Mas depois ganhou até medalha pelo feito unico até hoje........
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baixaria no LRO
Bem gente, já li muita besteira nos LRO´s da vida, mas é sempre bom lembrar que nossos amigos (e até nós mesmos) escrevemos com a pressa da rendição, com o estresse do turno e, enfim, com os mais de mil problemas que nos esperam fora da torre. Contudo, é sempre bom destacamos certas pérolas com muito bom humor e respeito pelos companheiros, para aumentarmos o espírito de amizade tão comum em nossa profissão. Veja por exemplo esta transcrição fiel e na íntegra da ocorrência registrada no LRO da torre do dia 07 de agosto de 2005.
"...duas 'lâpadas' da pista queimadas sinart ciente; O TAM 9701 A320 com destino a SBPS 'descumprio' instruções dadas pela TWR, e cotejada 'pelo o mesmo', 'fetuando' curva a direita quando o 'intruido' seria curva a esquerda, para evitar o tráfego do PUA 9271 '"FROM"' SUMU com destino SBPS 'decendo' para 3000'. O PUA 9272 avistou o 'trafego' no TCAS. Feito reseva de fita para 'comfecção' do 'radio' ITA." Valeu cabeça de bater bife!!!
Jaguar