Fatos pitorescos no ATC

Seção principal do AeroFórum para troca de informações.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Jaguar
PC
PC

Fatos pitorescos no ATC

Mensagem por Jaguar »

Abaixo relatos engraçados nos ATC's:

Essa que eu vou contar foi muito engraçado....Um colega estava estaiando na TWR(naum vou dizer a localidade.)Após o pouso de um tráfego militar, o procedimento da aeronave é seguir a viatura siga-me (aquela amarelinha, lembram?)para o pátio. O estagiário nervoso mandou para o piloto da acft:
-TWR: "confirm yellow KOMBI in sight?"
_Piloto: Say again.....

!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Ora, Yellow KOMBI é pra matar o cara do coração.....
abraços

VSP4234 está autorizado o Push-Back. Gire a aeronave no sentido da asa esquerda de modo que fique no través do gate 4 com proa norte da cidade...
O comandante responde:
- Solo, eu entendi. Não sei se o tratorista vai entender
E o piloto.....
Uai, são as melhores possíveis........
Rsrsrsrs Eheheheheh
Havia uma explosão de rochas prevista para acontecer próximo à pista 15/33 do galeão, para que se pudessem continuar as obras de ampliação do aeroporto, e durante esse período ninguém decolaria desta pista, até que se fosse dada à ordem em contrario, usando somente a outra pista 10/27 que é bem distante.....
Coordenação feita, todos calmos e es que alguém fala aos berros....... Quem ta decolando da pista interditada????? Olha a explosão!!!! Havia 3 bandeirantes decolando da pista 33...... Foi ai que o CTA da TWR falou a seguinte perola: “Me falaram que a pista interditada era a 15, ninguém falou que não podia decolar da 33”...... Nós ganha pouco, mas se diverte né!!!!!!!Rsrsrsrsrsrs Ehehehehehehe
Era um daqueles dias de muito movimento e o cara da twr estava muito assoberbado de trabalho, falando pouco, mas trabalhando bonito....... Eis que vem para pouso um avião da Varig e fez um daqueles pousos lamentáveis.... Deu várias porradas na pista, tocando com o trem de pouso varias vazes na pista, mas felizmente pousou..... Algum engraçadinho acho que de dentro de outro avião, que assistiu a cena, entrou na freqüência da TWR e falou:" No solo aos 14, 15, 16, 17, 18, 19, livrando a pista chame o solo galeão" ...Todos na TWR ficaram assustados mas riram muito e piloto muito *** retrucou: “O TWR que brincadeira é essa?" O CTA que estava ainda rindo muito falou" Olha essa mensagem não veio daqui da TWR não!!! Acho que foi o Aerolineas Argentinas que falou isso !!!" E o Argentina estava na escuta e respondeu de estalo falando um portunhol:" Pero que Argentina não foi, mas que lo pouso foi uma mieeerda a isso foi “..... Gargalhadas gerais na fonia e na TWR.....
O Varig taxiou e não falou mais nada.....

Este mesmo Sgt acima uma certa vez se deparou com o retorno de 3 F5 retornando de uma missão, e que não conseguiram pousar em São José dos campos e nem em Santa Cruz, devido ao mau tempo e não havia PAR lá. Após tentar o pouso no SBGL e não conseguirem devido a condições adversas, eles disseram que iriam ejetar sobre o mar. Ao ouvir isto foi sugerido por este novinho na época ao Sgt o porque ?? não fazer um PPI com eles e pousar no SBRJ?? Na hora pareceu um absurdo, mas eles iam ejetar mesmo !!!! Então vamos..... E os pilotos aceitaram....... Foi passado a eles o tamanho da pista, largura, posição e foi prestada toda assistencia até avistarem e pousarem na pista do SBRJ com os 3 em segurança, porem bastante arriscado visto que para pararem foi necessário até a abertura de paraquedas e mesmo assim eles ficaram com os bicos quase dentro da água. Um a direita, um a esquerda e um no centro. O que foi um alivio para todos...... Todos respiraram fundo até que o tel tocou....... Era o Brigadeiro mandando prender o Sgt que tinha pousado os 3 F5 no SBRJ, que só não se concretizou devido a ação dos pilotos que intercederam por ele...... O Sgt dizia: Novinho do cacete você me FDeuuu.... Tô preso!!!!! Mas depois ganhou até medalha pelo feito unico até hoje........
Bem gente, já li muita besteira nos LRO´s da vida, mas é sempre bom lembrar que nossos amigos (e até nós mesmos) escrevemos com a pressa da rendição, com o estresse do turno e, enfim, com os mais de mil problemas que nos esperam fora da torre. Contudo, é sempre bom destacamos certas pérolas com muito bom humor e respeito pelos companheiros, para aumentarmos o espírito de amizade tão comum em nossa profissão. Veja por exemplo esta transcrição fiel e na íntegra da ocorrência registrada no LRO da torre do dia 07 de agosto de 2005.
"...duas 'lâpadas' da pista queimadas sinart ciente; O TAM 9701 A320 com destino a SBPS 'descumprio' instruções dadas pela TWR, e cotejada 'pelo o mesmo', 'fetuando' curva a direita quando o 'intruido' seria curva a esquerda, para evitar o tráfego do PUA 9271 '"FROM"' SUMU com destino SBPS 'decendo' para 3000'. O PUA 9272 avistou o 'trafego' no TCAS. Feito reseva de fita para 'comfecção' do 'radio' ITA." Valeu cabeça de bater bife!!!

Jaguar
SBLO
Moderador
Moderador

Mensagem por SBLO »

Essas narações de fatos pitorescos que acontecem no dia a dia da aviação são deliciosos de se ler!!!!ahahaha
Vejam também o tópico sobre as peripécias em jumpseat no link abaixo:

http://www.aeroentusiasta.com.br/phpBB2 ... b4a7c730a5

Abs
fumaceiro
PC
PC
Contato:

Mensagem por fumaceiro »

Acrescento algumas:
O piloto de taxi aéreo chegava sempre no mesmo horário no aeroporto, próximo da meia-noite... em um dia calmo, ele chama a torre:
piloto: Torre, boaaa, adivinha quem?
a torrde desliga o balizamento e manda:
torre: Boaaa, adivinha aonde!!! hehehe

O controlador chama o piloto:
Controlador: Vôo XX-YYYY, confirma se está com um A330 ou um A340?
Piloto: um A340 claro!
Controlador: Ok, então pode ligar os outros dois motores e aumentar a razão de subida?

E sem contar do TAM chamando a twr, e bem na hora passa um urubu colado na cabine:
Piloto: Torre, boa é taURUBU FILHO D* ****

Abraços.
Walter Pidluznyj
"Unknown airport with Cessna 150 circling overhead, identify yourself..."
Marcelo Affonso
MULTI
MULTI

Mensagem por Marcelo Affonso »

Alguns reais que eu lembro:

Torre é o TAM xxxx tem um coelho passeando na nossa frente!
Positivo TAM xxxx já acionamos a infraero para recolher o animal
TAM xxxx: Positivo depois manda pra gente que isso é carne da boa!!

TBA xxxx atento ao trafego do Citation posição 11 horas
TBA xxxx fica tranquilo homi que nós nao vamo acertar ele não

Pousou aquele Skyvan, os controladores primeira vez que tinham visto ele disseram aos pilotos: Que diferente esse avião parece aqueles microonibs so que com asas!

Algumas briguinhas que eu lembro:

Controle confirme o senhor está colocando aeronaves na frente do sequenciamento do RSL xxxx?

Controlador desceu o pau: Negativo senhor nós não estamos aqui para privilegiar ninguem, nos estamos aqui para auxiliar, vc esta completamente errado bla bla bla...

Citation PT-XXX Controle quando tempo que nós vamos ficar em orbita? tem aeronaves que estavam atras de nós e jah pousaram, nos queremos pousar também.

Negativo PT-XXX nenhuma aeronave passou sua frente permaneça em orbita, e aguarde para iniciar o procedimento. Você tem que cumprir o procedimento senão não irá pousar.

Um Varig apos duas tentativas de pouso nao conseguiu avistar a pista e pousar, curiosamente outras aeronaves pousaram, inclusive outro varig.

Ele entao entrou em contato com a coordenação:

Coordenação varig xxxx vai alternar confirme o melhor local para vocês.
Negativo varig xxxx as aeronaves pousaram inclusive uma aeronave da companhia.
Provavelmente piloto com o ego abalado: Negativo minha filha nós vamos alternar, aqui se trabalha com segurança de voo, nós vamos então para o lugar que eu decidir...

Depois eu posto mais as que eu lembrar
Abraço
Carlos Roman
PP
PP

Mensagem por Carlos Roman »

Tem uma outra das antigas que ficou famosa é assim:

Rio Sul: Centro, como recebe o RioSul 5596?
Centro Brasilia: De braços abertos Sr.
Rafael_BSB
PP
PP

Mensagem por Rafael_BSB »

Nessa época de apagão aéreo, eu ouvindo o tráfego BSB entre 19h e 21h quando as aeronaves estavam sendo liberadas de 10 em 10 minutos. Certa hora uma aeronave pediu para confirmar o lugar na fila de espera( Isso com mais de 20 aviões já na fila para decolar de SBBR) E o controlador foi falando cada vôo e o lugar na fila. De 1 a 20 ele disse toda a sequencia para decolagem e quando chegou no fim teve algum piloto figura que disse: " Vendo lugar na fila!" hehehehe Todo mundo achou engraçado na fonia... Um fato bem legal.

Abraço
Responder