TAM : duas empresas em menos de 72 horas
Enviado: Ter Dez 26, 2006 17:15
Amigos,
Há muito me distanciei do Aerofórum e aos poucos tenho procurado acompanhar de perto o mundo da aviação.
Um dos pontos que gostaria de ressaltar foi o que vivi nesta época de Natal viajando com a TAM. Antes que muitos aqui me critiquem quero colocar minha visão de passageiro apenas.
Estou morando temporariamente em Salvador. Depois do caos aéreo diminui a freqüência de minhas viagens procurando ficar um pouco mais no chão. Como não poderia deixar de ser marquei meu retorno à São Paulo para passar o Natal com a família.
Minha passagem era dia 22/12 as 2:00 horas no vôo JJ3151. Cheguei ao aeroporto as 1:00 horas e me deparei com um monitor da Infraero com duas informações: PROCURE A COMPANHIA ou SEM INFORMAÇÃO. Tentei imprimir meu cartão de embarque sem sucesso (havia feito o check-in pela internet mas os totens da TAM não funcionavam mais). Com muito custo consegui o cartão de embarque e fiquei observando a situação. Quem conhece Salvador terá noção do que digo: a fila na TAM saia dos balcões em direção à ANAC, fazia 180 graus e ia até o BoB´s. Isso equivale em Congonhas a ir do balcão TAM até o saguão principal por exemplo.
Nisso encontrei com um funcionário da minha equipe com vôo agendado para 2:45 horas (JJ3283). O drama dele era terrível pois tinha conexão com a Pantanal para Araçatuba. A medida que o clima esquentou devido a falta de informação, foram destacados 8 homens para a segurança da TAM: dois particulares do próprio aeroporto e seis PM´s, um deles com metralhadora, isso por volta de 3:30 da manhã. Imagine: um policial militar armado com metralhadora em um aeroporto cheio de crianças e pessoas idosas. Esse é o Brasil.
Aguardei pacientemente até 4:20 horas quando resolvi procurar um funcionário TAM, afinal meu JJ3551 dependia da chegada do JJ3550 que sequer tinha previsão de partida de Brasília (sim pois até aquele momento a aeronave de meu vôo as 2:00 horas havia partido de Brasília). Com muito custo consegui remarcar meu vôo para o dia seguinte, JJ3283. Peguei meu carro no estacionamento e fui embora para casa, isso por volta de 4:40 horas. Fiquei mais de 3 horas em um aeroporto para nada. Durante a manhã de sexta-feira liguei para buscar informação de meu vôo original (JJ3151) e até as 8:30 horas ele não tinha previsão de partida. Se tivesse ficado no aeroporto teria amargado até aquele momento mais de 6 horas de atraso, isso tendo ainda que trabalhar na sexta-feira, impossível.
No sábado de madrugada, já resignado, fui para o aeroporto agora com minha esposa para embarcar no JJ3283 (quando remarquei a passagem na madrugada anterior pedi que me colocassem pelo menos no vôo da esposa). Cheguei ao mesmo aeroporto, no mesmo horário do dia anterior e a cena era a mesma. Resignado de vez fui para a sala de embarque e esperei. Nesta altura já tinha informação que meu vôo seria operado por aeronave BRA. Para quem não sabe o JJ3283 é o retorno do JJ3282 (CGH-SSA-AJU) e no sistema de som as 3:30 horas ouvi a chamada de embarque do JJ3282 com destino à Aracajú.
Pensei: "são 3:30 horas, vôo até Aracajú de 20 minutos, solo de 30 minutos, mais 20 minutos de vôo de retorno, solo em Salvador novamente as 4:40 horas com embarque previsto as 5:20 horas". Consultei um funcionário TAM e esta era a previsão. Pensei: melhor 3 horas de atraso do que mais sofrimento. Estava errado! As 6:20 horas (uma hora além do que tinha previsto) procurei um funcionário TAM e indaguei: "onde está a aeronave BRA que irá operar o vôo JJ3283?". Ele respondeu: "não sabemos, não conseguimos contato com Aracajú e não sabemos onde o BRA está. Nosso sistema também não tem informação sobre o vôo pois ele não é regular. Também não conseguimos informação junto a Belo Horizonte, o senhor terá que aguardar".
As 6:25 horas o BRA pousa. Muito desespero com o desembarque e embarque, poltronas livres. Me acomedei no PR-BRD, poltrona 7F e ouço: "Bem-vindos senhores passageiros ao vôo BRA com destino à Guarulhos...". Guarulhos? Minha passagem era Congonhas. Despachante TAM entra na aeronave e comunica que o vôo era fretado para Guarulhos onde ônibus TAM iriam nos levar para Congonhas. Resumindo a estória, após muito bate-boca, decolamos as 7:00 horas (horário local) com destino à GRU. Pousamos as 10:00 horas, desembarque Terminal 2 e luta para reaver as malas.
Fui em busca do ônibus para Congonhas e pasmem não havia ônibus. Apesar de deslocar vários vôos para Guarulhos a TAM manteve sua estrutura de transporte de hora em hora para Congonhas sem o menor respeito pelos passageiros. Procurei uma funcionária TAM e ouvi: "o senhor terá que aguardar como todos aqui, tenha paciência, não posso fazer nada agora". Resumo: cheguei em Congonhas por conta própria as 11:50 horas, um atraso de 5:45 horas.
E por que o título desta mensagem é: TAM : duas empresas em menos de 72 horas? Simples: hoje fiz GRU - IOS - SSA (Guarulhos - Ilhéus - Salvador), sem fila em Guarulhos, sorriso no atendimento, no horário, chegada em Salvador exatamente no horário. Bagagem retirada com rapidez. Incrível: o que deveria ser hábito hoje se traduziu em felicidade, nem acreditei.
Vou mudar minha opção de vôos ou opinião a respeito das companhias aéreas? Talvez mas o que não mudo é minha opinião a respeito de uma coisa: por pior que seja só aviação pode proporcionar momentos curiosos na vida. Pena que não voei de 707.
Um abraço!
Há muito me distanciei do Aerofórum e aos poucos tenho procurado acompanhar de perto o mundo da aviação.
Um dos pontos que gostaria de ressaltar foi o que vivi nesta época de Natal viajando com a TAM. Antes que muitos aqui me critiquem quero colocar minha visão de passageiro apenas.
Estou morando temporariamente em Salvador. Depois do caos aéreo diminui a freqüência de minhas viagens procurando ficar um pouco mais no chão. Como não poderia deixar de ser marquei meu retorno à São Paulo para passar o Natal com a família.
Minha passagem era dia 22/12 as 2:00 horas no vôo JJ3151. Cheguei ao aeroporto as 1:00 horas e me deparei com um monitor da Infraero com duas informações: PROCURE A COMPANHIA ou SEM INFORMAÇÃO. Tentei imprimir meu cartão de embarque sem sucesso (havia feito o check-in pela internet mas os totens da TAM não funcionavam mais). Com muito custo consegui o cartão de embarque e fiquei observando a situação. Quem conhece Salvador terá noção do que digo: a fila na TAM saia dos balcões em direção à ANAC, fazia 180 graus e ia até o BoB´s. Isso equivale em Congonhas a ir do balcão TAM até o saguão principal por exemplo.
Nisso encontrei com um funcionário da minha equipe com vôo agendado para 2:45 horas (JJ3283). O drama dele era terrível pois tinha conexão com a Pantanal para Araçatuba. A medida que o clima esquentou devido a falta de informação, foram destacados 8 homens para a segurança da TAM: dois particulares do próprio aeroporto e seis PM´s, um deles com metralhadora, isso por volta de 3:30 da manhã. Imagine: um policial militar armado com metralhadora em um aeroporto cheio de crianças e pessoas idosas. Esse é o Brasil.
Aguardei pacientemente até 4:20 horas quando resolvi procurar um funcionário TAM, afinal meu JJ3551 dependia da chegada do JJ3550 que sequer tinha previsão de partida de Brasília (sim pois até aquele momento a aeronave de meu vôo as 2:00 horas havia partido de Brasília). Com muito custo consegui remarcar meu vôo para o dia seguinte, JJ3283. Peguei meu carro no estacionamento e fui embora para casa, isso por volta de 4:40 horas. Fiquei mais de 3 horas em um aeroporto para nada. Durante a manhã de sexta-feira liguei para buscar informação de meu vôo original (JJ3151) e até as 8:30 horas ele não tinha previsão de partida. Se tivesse ficado no aeroporto teria amargado até aquele momento mais de 6 horas de atraso, isso tendo ainda que trabalhar na sexta-feira, impossível.
No sábado de madrugada, já resignado, fui para o aeroporto agora com minha esposa para embarcar no JJ3283 (quando remarquei a passagem na madrugada anterior pedi que me colocassem pelo menos no vôo da esposa). Cheguei ao mesmo aeroporto, no mesmo horário do dia anterior e a cena era a mesma. Resignado de vez fui para a sala de embarque e esperei. Nesta altura já tinha informação que meu vôo seria operado por aeronave BRA. Para quem não sabe o JJ3283 é o retorno do JJ3282 (CGH-SSA-AJU) e no sistema de som as 3:30 horas ouvi a chamada de embarque do JJ3282 com destino à Aracajú.
Pensei: "são 3:30 horas, vôo até Aracajú de 20 minutos, solo de 30 minutos, mais 20 minutos de vôo de retorno, solo em Salvador novamente as 4:40 horas com embarque previsto as 5:20 horas". Consultei um funcionário TAM e esta era a previsão. Pensei: melhor 3 horas de atraso do que mais sofrimento. Estava errado! As 6:20 horas (uma hora além do que tinha previsto) procurei um funcionário TAM e indaguei: "onde está a aeronave BRA que irá operar o vôo JJ3283?". Ele respondeu: "não sabemos, não conseguimos contato com Aracajú e não sabemos onde o BRA está. Nosso sistema também não tem informação sobre o vôo pois ele não é regular. Também não conseguimos informação junto a Belo Horizonte, o senhor terá que aguardar".
As 6:25 horas o BRA pousa. Muito desespero com o desembarque e embarque, poltronas livres. Me acomedei no PR-BRD, poltrona 7F e ouço: "Bem-vindos senhores passageiros ao vôo BRA com destino à Guarulhos...". Guarulhos? Minha passagem era Congonhas. Despachante TAM entra na aeronave e comunica que o vôo era fretado para Guarulhos onde ônibus TAM iriam nos levar para Congonhas. Resumindo a estória, após muito bate-boca, decolamos as 7:00 horas (horário local) com destino à GRU. Pousamos as 10:00 horas, desembarque Terminal 2 e luta para reaver as malas.
Fui em busca do ônibus para Congonhas e pasmem não havia ônibus. Apesar de deslocar vários vôos para Guarulhos a TAM manteve sua estrutura de transporte de hora em hora para Congonhas sem o menor respeito pelos passageiros. Procurei uma funcionária TAM e ouvi: "o senhor terá que aguardar como todos aqui, tenha paciência, não posso fazer nada agora". Resumo: cheguei em Congonhas por conta própria as 11:50 horas, um atraso de 5:45 horas.
E por que o título desta mensagem é: TAM : duas empresas em menos de 72 horas? Simples: hoje fiz GRU - IOS - SSA (Guarulhos - Ilhéus - Salvador), sem fila em Guarulhos, sorriso no atendimento, no horário, chegada em Salvador exatamente no horário. Bagagem retirada com rapidez. Incrível: o que deveria ser hábito hoje se traduziu em felicidade, nem acreditei.
Vou mudar minha opção de vôos ou opinião a respeito das companhias aéreas? Talvez mas o que não mudo é minha opinião a respeito de uma coisa: por pior que seja só aviação pode proporcionar momentos curiosos na vida. Pena que não voei de 707.
Um abraço!