TAM : duas empresas em menos de 72 horas

Seção principal do AeroFórum para troca de informações.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Marcelo Areias
MASTER
MASTER

TAM : duas empresas em menos de 72 horas

Mensagem por Marcelo Areias »

Amigos,

Há muito me distanciei do Aerofórum e aos poucos tenho procurado acompanhar de perto o mundo da aviação.

Um dos pontos que gostaria de ressaltar foi o que vivi nesta época de Natal viajando com a TAM. Antes que muitos aqui me critiquem quero colocar minha visão de passageiro apenas.

Estou morando temporariamente em Salvador. Depois do caos aéreo diminui a freqüência de minhas viagens procurando ficar um pouco mais no chão. Como não poderia deixar de ser marquei meu retorno à São Paulo para passar o Natal com a família.

Minha passagem era dia 22/12 as 2:00 horas no vôo JJ3151. Cheguei ao aeroporto as 1:00 horas e me deparei com um monitor da Infraero com duas informações: PROCURE A COMPANHIA ou SEM INFORMAÇÃO. Tentei imprimir meu cartão de embarque sem sucesso (havia feito o check-in pela internet mas os totens da TAM não funcionavam mais). Com muito custo consegui o cartão de embarque e fiquei observando a situação. Quem conhece Salvador terá noção do que digo: a fila na TAM saia dos balcões em direção à ANAC, fazia 180 graus e ia até o BoB´s. Isso equivale em Congonhas a ir do balcão TAM até o saguão principal por exemplo.

Nisso encontrei com um funcionário da minha equipe com vôo agendado para 2:45 horas (JJ3283). O drama dele era terrível pois tinha conexão com a Pantanal para Araçatuba. A medida que o clima esquentou devido a falta de informação, foram destacados 8 homens para a segurança da TAM: dois particulares do próprio aeroporto e seis PM´s, um deles com metralhadora, isso por volta de 3:30 da manhã. Imagine: um policial militar armado com metralhadora em um aeroporto cheio de crianças e pessoas idosas. Esse é o Brasil.

Aguardei pacientemente até 4:20 horas quando resolvi procurar um funcionário TAM, afinal meu JJ3551 dependia da chegada do JJ3550 que sequer tinha previsão de partida de Brasília (sim pois até aquele momento a aeronave de meu vôo as 2:00 horas havia partido de Brasília). Com muito custo consegui remarcar meu vôo para o dia seguinte, JJ3283. Peguei meu carro no estacionamento e fui embora para casa, isso por volta de 4:40 horas. Fiquei mais de 3 horas em um aeroporto para nada. Durante a manhã de sexta-feira liguei para buscar informação de meu vôo original (JJ3151) e até as 8:30 horas ele não tinha previsão de partida. Se tivesse ficado no aeroporto teria amargado até aquele momento mais de 6 horas de atraso, isso tendo ainda que trabalhar na sexta-feira, impossível.

No sábado de madrugada, já resignado, fui para o aeroporto agora com minha esposa para embarcar no JJ3283 (quando remarquei a passagem na madrugada anterior pedi que me colocassem pelo menos no vôo da esposa). Cheguei ao mesmo aeroporto, no mesmo horário do dia anterior e a cena era a mesma. Resignado de vez fui para a sala de embarque e esperei. Nesta altura já tinha informação que meu vôo seria operado por aeronave BRA. Para quem não sabe o JJ3283 é o retorno do JJ3282 (CGH-SSA-AJU) e no sistema de som as 3:30 horas ouvi a chamada de embarque do JJ3282 com destino à Aracajú.

Pensei: "são 3:30 horas, vôo até Aracajú de 20 minutos, solo de 30 minutos, mais 20 minutos de vôo de retorno, solo em Salvador novamente as 4:40 horas com embarque previsto as 5:20 horas". Consultei um funcionário TAM e esta era a previsão. Pensei: melhor 3 horas de atraso do que mais sofrimento. Estava errado! As 6:20 horas (uma hora além do que tinha previsto) procurei um funcionário TAM e indaguei: "onde está a aeronave BRA que irá operar o vôo JJ3283?". Ele respondeu: "não sabemos, não conseguimos contato com Aracajú e não sabemos onde o BRA está. Nosso sistema também não tem informação sobre o vôo pois ele não é regular. Também não conseguimos informação junto a Belo Horizonte, o senhor terá que aguardar".

As 6:25 horas o BRA pousa. Muito desespero com o desembarque e embarque, poltronas livres. Me acomedei no PR-BRD, poltrona 7F e ouço: "Bem-vindos senhores passageiros ao vôo BRA com destino à Guarulhos...". Guarulhos? Minha passagem era Congonhas. Despachante TAM entra na aeronave e comunica que o vôo era fretado para Guarulhos onde ônibus TAM iriam nos levar para Congonhas. Resumindo a estória, após muito bate-boca, decolamos as 7:00 horas (horário local) com destino à GRU. Pousamos as 10:00 horas, desembarque Terminal 2 e luta para reaver as malas.

Fui em busca do ônibus para Congonhas e pasmem não havia ônibus. Apesar de deslocar vários vôos para Guarulhos a TAM manteve sua estrutura de transporte de hora em hora para Congonhas sem o menor respeito pelos passageiros. Procurei uma funcionária TAM e ouvi: "o senhor terá que aguardar como todos aqui, tenha paciência, não posso fazer nada agora". Resumo: cheguei em Congonhas por conta própria as 11:50 horas, um atraso de 5:45 horas.

E por que o título desta mensagem é: TAM : duas empresas em menos de 72 horas? Simples: hoje fiz GRU - IOS - SSA (Guarulhos - Ilhéus - Salvador), sem fila em Guarulhos, sorriso no atendimento, no horário, chegada em Salvador exatamente no horário. Bagagem retirada com rapidez. Incrível: o que deveria ser hábito hoje se traduziu em felicidade, nem acreditei.

Vou mudar minha opção de vôos ou opinião a respeito das companhias aéreas? Talvez mas o que não mudo é minha opinião a respeito de uma coisa: por pior que seja só aviação pode proporcionar momentos curiosos na vida. Pena que não voei de 707.

Um abraço!
MASTER
MASTER

Mensagem por AB3 »

Marcelão!

Manda uma MP pra gente marcar um spotting já que estás na terrinha! E na próxima vez, voe pela companhia que mais cresce no Brasil, aquela que tem o maior espaço entre poltronas, aquela que voltou com a onda de refeição quente no Brasil, aquela que comprou a Avianca rs, aquela que rebatizou o Fokker como MK28... aquela que se chama OceanAir, você faz a gente crescer!

Garanto que não vais se arrepender rs...
AB3 - aeroentusiasta forum user
BHZ - Belo Horizonte - MG | Aircraft Mechanic and Aviation Researcher
Artigos em http://www.avioesemusicas.com" onclick="window.open(this.href);return false;
RockboyDF
CMTE.
CMTE.
Contato:

Mensagem por RockboyDF »

Alexandre, por curiosidade:

Quem faz a manutenção pesada dos MK28? A Ocean Air já tem hangar próprio?
Leonardo Vasconcelos- SBBR
Cmte_Tavares
PP
PP

Mensagem por Cmte_Tavares »

Eu acho que a manutenção da ONE é feita em sorocaba !
moises Propp
MASTER
MASTER
Contato:

Mensagem por moises Propp »

olá amigos,
Segundo informaçoes a Oceanair tem manutenção propria e
são alguns ex mecanicos da T... , tambem me informaram que
teve alguns aviões que foi feito manutenção por mecanicos
da AA aqui no Brasil , se eles ficaram, não tenho a confirmação.

sds,
Moises Propp
AB3
MASTER
MASTER

Mensagem por AB3 »

Até onde sei determinados serviços são feitos em SSA, FOR, GIG, CGH e outros mais pesados em SOD! O checkzão foi feito lá em TULSA... e já houve de se realizar algumas coisas em QSC.

Quanto ao time de MNT, tem muito ex TAM, TBA, VSP, VRG... varia bastante e uma boa safra e nata ex-RSL/NES
AB3 - aeroentusiasta forum user
BHZ - Belo Horizonte - MG | Aircraft Mechanic and Aviation Researcher
Artigos em http://www.avioesemusicas.com" onclick="window.open(this.href);return false;
lumontjr
PC
PC

Mensagem por lumontjr »

Segundo o jornalista José Simão, em sua coluna da Folha de São Paulo de 28/12/06, TAM agora quer dizer: Temos Assentos a Menos.
Guilherme Utz
PP
PP

Mensagem por Guilherme Utz »

AB3 escreveu:Marcelão!

Manda uma MP pra gente marcar um spotting já que estás na terrinha! E na próxima vez, voe pela companhia que mais cresce no Brasil, aquela que tem o maior espaço entre poltronas, aquela que voltou com a onda de refeição quente no Brasil, aquela que comprou a Avianca rs, aquela que rebatizou o Fokker como MK28... aquela que se chama OceanAir, você faz a gente crescer!

Garanto que não vais se arrepender rs...
sempre gostei de TAM e viajei bastante com ela esse ano. Porém agora na última vez, que fiz POA-CGH-POA, fui muito mal tratado por alguns funcionários em CGH, e não gostei nem um pouco da bagunça que foi o embarque do vôo de volta.

Tinha passagens compradas pra FLN agora em Janeiro para toda a família pela TAM, cancelei todas ontém e mesmo pagando a multa de cancelamento ainda valeu a pena pagar a OCEANAIR. O horário é o mesmo e o preço 50% menor.
Abraços,
Guilherme Utz
Responder