Página 1 de 1

Cabine do A380...

Enviado: Sex Jan 21, 2005 15:54
por Salzinger_SBGR
Num outro tópico sobre o A380 está rolando a foto da cabine do avião:

Imagem

Pois bem,

A observação cuidadosa mostra que aparentemente não há instrumentos mecânicos/steam gauges no painel (nem stand-by), até o overhead parece ser um grande touch screen. Os screens no canto direito/esquerdo, na frente do side stick parecem ser o EFB (que será padrão nele, e que se for o fabricado pela Jeppesen, sera uma grande ironia) e já li reportes que até mesmo os FCOMs não estarão em forma impressa na cabine, apenas em um laptop (aliás, se não me falha a memória, há um teclado de computador dentro da mesa que se abre na frente dos pilotos)..

Ou seja, a cabine terá um uso (e dependência) em aviônicos sem precedente na aviação comercial e por mais que digam que os instrumentos são alimentados por fontes diferentes de energia, etc etc, não sei se essa seria uma situação tão legal assim, ainda mais se contemplarmos a possibilidade de uma pane elétrica total (mas nao originária de um problema mais grave, como fogo elétrico, fumaça na cabine, etc)

Quem sabe possamos debater o assunto? Neste caso, até que ponto a "eletronização" da cabine é algo bom? Mas por favor, sem achismos e opiniões do tipo "ouvi dizer na cantina do aeroclube e é verdade", vamos manter o nível técnico da conversa em niveis de vôos acima do 290 por favor...:lol:

[]´s

Enviado: Sex Jan 21, 2005 16:18
por Anonymous
certamente um engenheiro muito bem pago pensou em tudo isso antes de abrir a boca pra dar a idéia de uma cabine assim. esses avionicos devem ter redundancia dupla pra serem tão seguros.

lembrando: o 777 já tinha full glass cockpit

Enviado: Sex Jan 21, 2005 16:26
por Stephan K.P.
Será que isso é uma cabine real ou é um "demonstrator" contruído pela airbus só para a foto?

Pq o painel ali do lado da tela dos parametros do motor, onde tem a alavanca de trem de pouso, e os indicadores dos flaps, parece feito de papel...

Enviado: Sex Jan 21, 2005 17:11
por Anonymous
é, de fato, lembra um mock up

Enviado: Sex Jan 21, 2005 18:07
por Anonymous
O nobre amigo Salzinger, não quer achismos, mas o projeto é tão novo que não há fontes ainda, ou eu não tenho, então me desculpe o amigo, mas "acho" que a Airbus não iria fazer um avião destes sem ter uma cabine de ponta. Imagine, todo o prestígio da n. 01 está neste negócio, e é inegavel o sucesso deste avião, além do que sabemos que as empresas compradoras participam no projeto, então, olha eu achando de novo, acredita-se que seus comandantes devem ter dado muitos "pitacos" no quesito "cabine/instrumentação.

um abraço.

ER

Enviado: Sex Jan 21, 2005 18:18
por Stephan K.P.
Edde River escreveu:O nobre amigo Salzinger, não quer achismos, mas o projeto é tão novo que não há fontes ainda, ou eu não tenho, então me desculpe o amigo, mas "acho" que a Airbus não iria fazer um avião destes sem ter uma cabine de ponta. Imagine, todo o prestígio da n. 01 está neste negócio, e é inegavel o sucesso deste avião, além do que sabemos que as empresas compradoras participam no projeto, então, olha eu achando de novo, acredita-se que seus comandantes devem ter dado muitos "pitacos" no quesito "cabine/instrumentação.

um abraço.

ER

Falou, falou, e eu nao entendi nada do que vc quis dizer :?

Enviado: Sex Jan 21, 2005 18:58
por Phenom
Não me importa se tem embasamento ou não, se é projetado por sei lá quem ... ele é muito feio! Horrível! Por fora e por dentro!


Abraço

Enviado: Sex Jan 21, 2005 23:41
por Anonymous
Os stby são igual os do 777, 737 e aeronaves novas. Acho que deve ser algum sistema de bateria que garante seguranca...

http://www.airliners.net/open.file/755015/L/
http://www.airliners.net/open.file/759839/L/
http://www.airliners.net/open.file/695333/L/
http://www.airliners.net/open.file/758438/L/.

*teclado nao esta' bem configurado. :oops: Sem acentos... :D
Acima do 290 pra quem tem RVSM :D . Quem nao tem, adiquira sua homologacao o mais rapido possivel.

Enviado: Sáb Jan 22, 2005 12:40
por Anonymous
Thiago, no 737NG caso haja perda de todos os geradores, incluindo o do APU, ainda assim é possivel alimentar os Flight Displays com stand by power proveniente da bateria principal e bateria auxiliar, mas com tempo limitado(60 min).Mesmo em aeronaves analógicas em caso de pane elétrica total a situação fica complicada pois os instrumentos também são alimentados por energia elétrica.

Agora voltando ao assunto inicial....telas de LCD são mais leves, consomem menos energia e emitem menos raios nocivos para o olho humano. Acredito que com essa ""eletronização" dos cockpits é possível agrupar e trazer um maior número de informações para o piloto e tudo isso economizando peso e energia.

[]s

Enviado: Sáb Jan 22, 2005 22:13
por SBLO
Em alguns membros da família Airbus, assim como em alguns da Boeing, existe a RAT, que é um dispositivo eólico que garante o funcionamento dos instrumentos da cabine e demais componentes necessários para que o piloto pouse a aeronave em caso de pane geral de instrumentos.

Enviado: Sáb Jan 22, 2005 23:03
por Anonymous
mais ou menos isso.
a RAT (ram air turbine) é uma helice que baixa em caso de perda dos motores que é ligada a uma bomba hidraulica, que abastece o sistema hidraulico de superficies e vira uma usina elétrica.