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Enviado: Dom Dez 11, 2005 22:49
por DanielVS
Do Stos Dumont é grooving sim...
Pelo que me parece, grooving está sendo feito agora... Porque não há menção de grooving na carta da Jeppesen de 04/06/2004.

Quanto à decodificação do METAR americano, aí vai:
http://www.met.tamu.edu/class/METAR/quick-metar.html

Enviado: Dom Dez 11, 2005 22:58
por DanielVS
Troy, achei um mais resumido em português:

Observações RMK (remarks)

São empregadas para designar variáveis não incluídas na formatação adotada pela ICAO e são inseridas após o QNH, sendo as principais relacionadas abaixo.

RE (recent), utilizada para fenômenos do tempo passado. Por exemplo RETS, significa trovoadas no tempo passado ( também usado no Brasil).

WS (wind shear), seguida da abreviatura TKO (takeoff), para decolagem, ou LDG (landing), para pouso, seguida da pista RW (runway) afetada. Por exemplo WS TKO RW09, significa wind shear na área de decolagem , na pista 09.

AO1 ou AO2, no caso de estações automatizadas, sendo que a primeira não informa a quantidade de precipitação e a segunda informa.

PK WIND (peak wind), indica ventos máximos , seguido da direção e velocidade , e do horário da ocorrência, em minutos. Por exemplo, PK WIND 27040KT/30, está indicando que na direção 270º ocorreram picos de ventos de 40kt, 30 minutos antes da observação.

WSHFT (wind shift), indica mudança na direção e velocidade do vento. Por exemplo, WSHFT20 FROPA, significa mudança na direção do vento, acompanhada da passagem frontal (frontal passage), iniciada 20 minutos antes da hora da observação.

B (began), início, e E (ended), término, são empregadas para informar o início ou o término de um fenômeno . Por exemplo: TSRAB25 significa trovoadas com chuvas iniciando aos 25 minutos antes da hora da observação.

SLP (sea level pressure) é a pressão ao nível do mar, em hpa. Exemplos: SLP132 significa pressão ao nível do mar de 1013.2 hpa; SLPNO significa pressão ao nível do mar não disponível (not avialable).

T (temperature) é a temperatura do ar e a do ponto de orvalho, em décimos de graus Celsius. Se for positiva, será precedida pelo número 0,se negativa , pelo número 1. Por exemplo: T00131042 , significa T = +1.3ºC e To = -4.2ºC.

METAR KJFK 211955 AUTO 26015G30KT 220V300 1/2SM R02C/M0500FT +SN BLSN BKN008CB OVC012 00/M02 A2992 RMK SLP013 T02030192 =

Fonte: http://paginas.terra.com.br/servicos/vn ... tarfaa.htm

Enviado: Dom Dez 11, 2005 23:29
por Centauro - SBSM
CHICAGO, Illinois (AP) -- The reverse thrusters that should have slowed a Southwest Airlines jetliner before it slid off a runway and into a busy street didn't immediately kick in when the pilots tried to deploy them, federal investigators said Saturday after interviewing the crew.

The flight attendants said they could tell the Boeing 737 wasn't slowing after it touched down in the snow Thursday evening, and the pilots said they applied the brakes manually as soon as they realized something was wrong, said Robert Benzon, National Transportation Safety Board investigator in charge.

A notícia acima fala por si só

Enviado: Seg Dez 12, 2005 23:10
por Anonymous
Caro DanielVS

Obrigado ! Bastante completo.
Um abraço.

Enviado: Qui Dez 15, 2005 03:54
por a340

Enviado: Sáb Dez 17, 2005 00:28
por BrazPilot
As investigações estão dando fruto...

http://www.chicagobusiness.com/cgi-bin/news.pl?id=18833