Varig quer ajuda do BNDES para comprar aviões da Embraer

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jambock
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Varig quer ajuda do BNDES para comprar aviões da Embraer

Mensagem por jambock »

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Varig quer ajuda do BNDES para comprar aviões da Embraer
Valor Online - 10:14 16/08
A Varig pode se tornar a primeira empresa brasileira a comprar aviões da nova família de jatos da Embraer. A VarigLog, nova dona da Varig, pretende entrar com pedido de financiamento no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para custear parte da operação, segundo disse ao Valor fonte envolvida na negociação. Uma parcela menor da encomenda, de cerca de 15% do valor total, seria aportada pela nova Varig.
Hoje representantes da VarigLog e da Embraer se reúnem com técnicos do BNDES, na sede do banco, para apresentar o plano de negócios para a nova empresa. A Varig seria a primeira companhia do país a comprar aviões da fabricante brasileira. Não há uma única venda da Embraer hoje para o mercado brasileiro de aviação comercial.
Este ano a Embraer concorreu com a Airbus para substituir os Fokker-100 utilizados pela TAM. O pacote incluía a venda do jato 190, com capacidade para 100 passageiros. Mas na reta final, a TAM acabou optando pela Airbus. O preço de tabela de um Embraer 190 é de US$ 33 milhões.
Procurada pelo Valor, a nova Varig não se pronunciou sobre o assunto. A frota da Varig atualmente é formada por três MD-11 e seis Boeing 737-300. A Embraer tem hoje uma carteira firme de pedidos de US$ 10,2 bilhões, para clientes como JetBlue, dos EUA, Air Canada, Copa Airlines, do Panamá, Alitalia, entre outros. Este montante inclui pedidos para os três segmentos em que a Embraer atua: aviação comercial, executiva e de defesa.
A Embraer fornece quatro modelos para aviação comercial, a chamada família E-Jets, com capacidade de 80 a 120 passageiros. A disputa no caso da Varig, segundo uma fonte que acompanha a negociação, deve ficar entre os modelos Embraer 190 (100 lugares) e o Embraer 195 (120 lugares). "Não interessa à Varig comprar aviões de pequeno porte", disse a fonte.
O novo pacote cambial do governo também pode incentivar a compra das aeronaves pela Varig, uma vez que, entre outras medidas, reduz de 15% para zero a alíquota de Imposto de Renda sobre o leasing financeiro de aeronaves. A medida vale para contratos feitos até dezembro de 2008. A alíquota permanecerá zerada até 2013. Hoje as empresas aéreas utilizam principalmente o leasing comercial, similar ao aluguel de aeronave. Nesta operação, no entanto, a propriedade do bem continua com a empresa de leasing.
Na semana passada, o presidente do conselho de administração da VarigLog, Marco Antonio Audi, disse que a Varig anunciaria, nas próximas duas semanas, a compra, direta ou por meio de leasing, de 50 aeronaves, possivelmente de duas fabricantes diferentes, em contratos que deveriam alcançar cerca de US$ 2 bilhões. Cerca de 15% deste valor, de acordo com o executivo, seria investimento da própria companhia.
O executivo afirmou, na ocasião, que estava negociando "com todas as fabricantes", incluindo a Embraer e a Airbus. O consultor da Airbus no Brasil, Mário Sampaio, negou que a empresa esteja em negociações para vender aviões para a Varig. "O único cliente da Airbus no Brasil é a TAM, que adquiriu 120 aviões nos últimos 8 anos", disse Sampaio.
A Embraer, por sua vez, não confirmou a informação. Em teleconferência, na última segunda-feira, o vice-presidente-executivo de Relações com o Investidor da Embraer, Antonio Luiz Pizarro Manso, limitou-se a dizer que a Embraer "está interessada em todos os clientes em potencial".
Um consultor de aviação que preferiu não se identificar disse que fabricantes como Airbus, Boeing e a própria Embraer teriam dificuldades de fornecer aviões para a Varig, uma vez que estão com a carteira de pedidos "abarrotada".
Ontem, o presidente da Varig, Marcelo Bottini, disse que a "velha" Varig, que permanece em recuperação judicial, planeja ampliar, ainda este ano, os vôos da Nordeste. Dessa forma, a companhia antiga poderia gerar um maior fluxo de caixa para o pagamento de uma dívida de R$ 7 bilhões com credores. O plano de recuperação judicial aprovado prevê que a Nordeste voaria com apenas uma aeronave na rota Congonhas-Porto Seguro-Congonhas.
O executivo deve deixar o cargo hoje, quando os credores da empresa vão escolher, em assembléia, o novo gestor judicial da companhia. "Do tamanho que vai ficar a empresa, não cabe ter presidente e gestor judicial, até porque isso tem custo", afirmou. Os candidatos são o diretor de vendas da Varig Carlos Muzzio, o funcionário Ivan Garcia e o ex-vice-presidente técnico-operacional da aérea, Miguel Dau.
O Tribunal Regional de Trabalho (TRT) do Rio de Janeiro, por sua vez, decide no próximo dia 24 se a VarigLog deve pagar as rescisões trabalhistas aos 9.500 funcionários da empresa e os salários atrasados. Três ações foram impetradas na Justiça do Trabalho solicitando que a VarigLog arque com os custos trabalhistas. A VarigLog mantém sua posição de não pagar os funcionários da antiga empresa, sob o argumento de que a Nova Lei de Falências não prevê a chamada sucessão trabalhista.
(Colaborou Ana Paula Grabois, do Valor Online)
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Cláudio Severino da Silva
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Na aviação, só a perfeição é aceitável
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Mensagem por edu »

16/08/2006 - 15h06
Varig negocia compra de jatos da Embraer com apoio do BNDES


JANAINA LAGE
da Folha de S.Paulo, no Rio

O presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), Demian Fiocca, afirmou hoje que o banco pode financiar o aumento da frota da Varig com a compra de aviões da Embraer.

A nova dona da Varig, a VarigLog, apresenta nesta tarde seu plano de negócios para o banco, considerado o primeiro passo para o pedido de empréstimo.

"A Varig vai discutir o plano de negócios e a proposta específica para solicitação de crédito (...). É uma reunião técnica", disse.

Caso o pedido seja aceito, a Varig será a primeira companhia aérea nacional a se beneficiar da nova linha de financiamento criada pelo banco para a compra de aviões da Embraer.

Fiocca destacou que a nova linha não foi desenhada para atender especificamente a Varig, mas construída com colaboração de todo o setor.

"O BNDES desde o ano passado vem trabalhando com as empresas aéreas brasileiras e com a indústria de aeronaves [Embraer] na busca de definição de linhas de financiamento e instrumentos financeiros que favoreçam investimentos das empresas aéreas do país em aeronaves brasileiras."

Ele informou que a VarigLog ainda não deu entrada na carta consulta, o primeiro estágio de pedido de financiamento no banco.

A linha de crédito permite que o BNDES financie até 85% do valor da aeronave. O custo total do financiamento é 90% em real (TJLP) e 10% em dólar. Os juros serão de TJLP (atualmente em 7,5% ao ano) mais 1% ao ano mais o "spread" de risco da empresa.

Segundo Fiocca, a Embraer fortaleceu sua posição exportadora com apoio do banco.
moises Propp
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Mensagem por moises Propp »

Amigos,
Isto é tudo jogo de negocios, á VARIG precisa de avião hoje,
não daqui a 2 anos ou mais, ela quer que o banco aprove o
credito para comprar um Embraer, mas na realidade e para
comprar outro avião, ela usa a Embraer como cobaia, mas depois
que o credito for aprovado, ela usa pra outro negocio, isto é comum
com empresas que tem dificuldades de conseguir creditos, é um
jogo de interesses, está para perder a maioria das rotas se não
colocar avião, e fala em comprar avião novo, isto demora, ou
vocês acham que a Embraer tem avião no estoque a pronta entrega.
Até pode que eles comprem algum, mas tenho as minhas duvidas.

sds,
Moises/RS
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Aparentemente o pessoal da Varilog queriam negociar com a Embraer pra ver se tem alguma "flexibilidade" na ordem de entrega de aeronaves.

Realmente parece difícil negociar quanto a isso. Nenhuma fabricante quer deixar os seus fregueses na mão pra atender outros.

Não sei se daria certo também. Mas é fato que o financiamento de aeronaves Embraer melhorou um pouco com isenção de ICMS, juros de cerca de 9% (dependendo da fonte) pelo BNDS, cambio acertado em reais (pelo menos a maior parte) entre outros incentivos.
moises Propp
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Mensagem por moises Propp »

Amigos,
Curioso é que a VARIG velha deve 8 bilhoes de dolares e não
possui nenhum avião, mas se um Embraer custa $ 33.000.000,
x 50 é igual á a $1.650.000.000( Hum bilhão e seicentos e cincoenta
milhões dolares), não 2 Bilhoes de Dolares, só pode ser o agio, ou
a VARIG vaí comprar outros aviões?

sds,
Moises/RS

8 Bilhoes de dolares daria para comprar + ou - 243 (Embraer 190)
ou estou enganado.
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

moises Propp escreveu:Amigos,
Curioso é que a VARIG velha deve 8 bilhoes de dolares e não
possui nenhum avião, mas se um Embraer custa $ 33.000.000,
x 50 é igual á a $1.650.000.000( Hum bilhão e seicentos e cincoenta
milhões dolares), não 2 Bilhoes de Dolares, só pode ser o agio, ou
a VARIG vaí comprar outros aviões?

sds,
Moises/RS

8 Bilhoes de dolares daria para comprar + ou - 243 (Embraer 190)
ou estou enganado.
Os 2 bilhões seria a linha de crédito máxima aberta para a VarigLog, agora se irá usar todo este valor, depende de qual aeronave irá comprar, quantas, e quais opcionais irá instalar.

33 milhoes é o preço de tabela, mas esse valor varia muito, pricipalmente em relação aos itens opcionais intalados ou não na aeronave.
Anonymous

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moises Propp escreveu:Amigos,
Isto é tudo jogo de negocios, á VARIG precisa de avião hoje,
não daqui a 2 anos ou mais, ela quer que o banco aprove o
credito para comprar um Embraer, mas na realidade e para
comprar outro avião, ela usa a Embraer como cobaia, mas depois
que o credito for aprovado, ela usa pra outro negocio, isto é comum
com empresas que tem dificuldades de conseguir creditos, é um
jogo de interesses, está para perder a maioria das rotas se não
colocar avião, e fala em comprar avião novo, isto demora, ou
vocês acham que a Embraer tem avião no estoque a pronta entrega.
Até pode que eles comprem algum, mas tenho as minhas duvidas.

sds,
Moises/RS
Essa historia de pedir emprestimo para comprar aviões da Embraer, e usar o dinheiro para outra coisa não é bem assim.

O BNDS exige comprovação de onde você investiu o dinheiro, tem que prestar conta de tudo certinho, principalmente se for emprestimo para comprar equipamentos, que tem taxas de juros menores, como é o caso da VarigLog. Já se for emprestimo para Capital de Giro, não precisa de comprovação, mas as taxas são maiores.

Aqui na empresa trabalhamos com financiamentos do BNDS e não existe essa historia de pedir dinheirro para uma coisa e usar em outra. o BNDS libera o dinheiro diretamante para o fornecedor dos equipamentos, ou seja o dinheiro nem chega a passar pelas contas de quem tomou o emprestimo.

A minha opinião pessoal, isso é só fumaça, para distrair a ANAC e ganhar algum tempo, a VarigLog fica falando em comprar aeronaves, a ANAC vai prorrogando o prazo... nesse meio tempo a VarigLog arranja mais uns 2 ou 3 avioes, e perde menos linhas.
Le
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...... Era só o que faltava .... :lol: mas no Brasil .... é possível !!
moises Propp
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Mensagem por moises Propp »

Amigos,
Para pegar um financiamento junto ao BNDS voce precisa fazer
um projeto junto com a empresa fornecedora para poder ver
se o banco aprova o credito, certo, se for com a Embraer e
mais rapido, credito aprovado, eu tenho o credito aprovado
rapido por ser Embraer, mas apos ter o valor aprovado posso
trocar o fornecedor, desde que seja cadastrado no BNDS, correto,
se o credito foi aprovado para o EMBRAER, posso trocar por
outro , poís o devedor e á VARIG certo, mudo na carta proposta
o fornecedor pelo motivo do prazo de entrega, qual o problema.
Eu já fiz isto uma vez, usei um fornecedor que era forte dentro
do banco e comprei do outro.

sds,
Moises/RS
MARR
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Mensagem por MARR »

Acorda gente. O dinheiro nem entra na conta da Varig, vai direto p/ Embraer.
moises Propp
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Mensagem por moises Propp »

Amigo,
O dinheiro só entra na conta do fornecedor que fornecer a nota fiscal
da compra, e o comprador indica o fornecedor.
O dinheiro não passa na mão da VARIG, e os aviões vão para o nome
do banco que faz o arrendamento mercantil para á empresa(FINAME).
Não estou dizendo que o banco vaí botar o dinheiro na mão da VARIG
e ela faz o que quizer.

sds,
Moises/RS
Anonymous

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Moisés, a coisa não é tão simples como vc. diz. Inicialmente FINAME é financiamento para máquinas e equipamentos e mesmo nesta modalidade a coisa atualmente não funciona deste jeito. Para tudo é necessário ter enquadramento. Até para transformar os reais da Embraer para dólares ou euros.
Sds
Anonymous

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moises Propp escreveu:Amigos,
Para pegar um financiamento junto ao BNDS voce precisa fazer
um projeto junto com a empresa fornecedora para poder ver
se o banco aprova o credito, certo, se for com a Embraer e
mais rapido, credito aprovado, eu tenho o credito aprovado
rapido por ser Embraer, mas apos ter o valor aprovado posso
trocar o fornecedor, desde que seja cadastrado no BNDS, correto,
se o credito foi aprovado para o EMBRAER, posso trocar por
outro , poís o devedor e á VARIG certo, mudo na carta proposta
o fornecedor pelo motivo do prazo de entrega, qual o problema.
Eu já fiz isto uma vez, usei um fornecedor que era forte dentro
do banco e comprei do outro.

sds,
Moises/RS
Não é bem assim. Uma coisa é trocar um fornecedor nacional por outro nacional, e outra bem diferente é trocar um fornecedor nacional por um extrangeiro.

Essa linha de crédito que a Varig quer usar, é para compra de aeronaves brasileiras. Por isso os juros são menores, uma vez que o dinheiro ficaria no Brasil, e geraria empregos no Brasil.

Agora para comprar aeronaves da Boeing ou Airubus, teria que ser um linha de crédito diferente, que não tem as mesmas taxas.

Tudo isto está em aberto nas negociações com o BNDS, e a Varig, quando for pegar algum emprestimo, com certeza vai escolher a linha de crédito mais adequada as suas necessidades.
Anonymous

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moises Propp escreveu:Amigos,
A VARIG deveria apostar em aviões da Boeing, por ser uma
marca que acompanhou está empresa por muitos anos, se
comprar os AIRBUS vão ter que depender da TAM para as
vistorias e manutenções, poís á TAM que representa está
marca no Brasil, outro coisa que pode acontecer a TAM não
deixar á AIRBUS vender para a VARIG, quem duvida.

sds,
Moises/RS
Não viaje Moises, que força que teria a TAM para barrar as vendas de uma gigante mundial como a Airbus?

E na compra de aeronaves comerciais para companhias aéreas, os acordos são feitos diretamente com o fabricante, a TAM representa a AirBus no segmento de jatos executivos e manutenção.
moises Propp
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Mensagem por moises Propp »

Amigos,
Voces esqueceram que estamos no Brasil, aqui tudo é possivel
mas só com o tempo voces vão ver quem tem razão, e a TAM
como sendo uma das maiores clientes da AIRBUS na America
Latina pode criar obstaculos para á AIRBUS , TAM pode começar
a comprar aviões da BOEING, e diminuir os pedidos da AIRBUS,
poís a VARIG não tem mais credibilidade na BOEING ,
A VARIG só procurou a Embraer por ser a unica empresa que
deu atenção para ela, quanto ao financiamento BNDS se voce
comprar um avião estrangeiro e mais barato que o brasileiro
com certeza, pode fazer as contas.
se algum empresario da aviação ver nossos debates,neste forum
com certeza ele vaí poder tirar algum proveito, alto conhecimento.

sds,
Moises/RS
Anonymous

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Moisés, boa noite
Voce tem razão ao dizer que neste país tudo pode acontecer. Mas é pode. No BNDES se vc. pega uma linha de crédito para uma finalidade é para aquela finalidade. Quando voce pede um financiamento tipo FINAME existe um enquadramnento do equipamento no BNDES e também no banco repassador . Isto porque a linha acima não é repassada diretamente ao cliente e sim atrav~es de um Bradesco por exemplo. No caso de financiamentos internacionais é outra conversa. Para esta modalidade, é muito mais provável que o banco entre com aval solidário visto que, via de regra, o financiamento é dado pelo país estrangeiro ao cliente externo que no caso é a RG. Exatamente como faz a Embraer ao conseguir financiamento do BNDES para a Continetal, por exemplo.
Sds
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