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Avião da TAM perde a porta e faz pouso em SP

Enviado: Ter Ago 08, 2006 15:39
por Bruno Orofino
Terça, 8 de agosto de 2006, 15h21 Atualizada às 15h33
Avião da TAM perde a porta e faz pouso em SP


A porta de um avião Fokker 100 da TAM caiu durante um vôo para Salvador, que decolou às 13h47 do Aeroporto de Congonhas, informou a assessoria da Infraero nesta terça-feira.
A assessoria da TAM confirmou a notícia mas não soube dar detalhes.

Segundo a Infraero, a porta caiu nas proximidades do Museu do Ipiranga e não houve feridos. "O avião retornou às 14h04 para Congonhas e pousou normalmente", disse um assessor da Infraero.

O vôo tinha escala no Galeão, no Rio de Janeiro, e ainda não há informação de quando os passageiros serão realocados em outra aeronave da companhia para seguir viagem.


Fonte: TERRA

Enviado: Ter Ago 08, 2006 16:08
por osmair
Deu a notícia agora há pouco na televisão. A porta caiu sobre um supermercado na Av. Ricardo Jafet, no bairro do Ipiranga, ninguém se feriu, pois esta caiu em uma área restrita da loja. Os telejornais da noite com certeza mostrarão mais imagens. Só não deu para ver a matrícula da máquina. A globo deu a notícia em edição extra.

Enviado: Ter Ago 08, 2006 16:21
por Afonso
Lá vem as besteiras de sempre.
Espero que a porta tenha desviado da escola :lol:

Enviado: Ter Ago 08, 2006 16:53
por Fernando Basto
Afonso !

Cair uma porta não é pouca coisa, meu camarada ! Vamos aguardar mais detalhes (sem sensacionalismo, é claro !)

Enviado: Ter Ago 08, 2006 17:22
por Anonymous
RIO DE JANEIRO (Reuters) - A porta da frente de um avião Fokker 100 da TAM caiu durante um vôo para o Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, que decolou às 13h47 do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo,informou a assessoria da TAM nesta terça-feira.

De acordo com a assessoria da empresa, a porta caiu em um supermercado, nas proximidades do Museu do Ipiranga, na zona sul de São Paulo, e não houve feridos.

"O avião retornou às 14h04 para Congonhas e pousou normalmente", disse à Reuters um assessor da Infraero.

A autoridade aeroportuária a príncipio informou que o avião ia para Salvador com escala no Galeão, mas depois recebeu informação sobre o destino e que apenas alguns passageiros seguiriam viagem para Salvador.

"Como é vôo charter (não regular) a informação não entra direto no nosso sistema", justificou o assessor. Segundo a assessoria da TAM, os 79 passageiros que estavam no vôo já foram embarcados em outra aeronave da companhia e seguiram para o Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro.

A empresa vem substituindo seus aviões Fokker 100 depois de uma série de acidentes. Em 1996, em São Paulo, a queda de um desses modelos matou 99 pessoas. Em 1997 um passageiro foi sugado para fora do avião e em 2001 outro morreu após a explosão de um dos motores.

Segundo a assessoria da TAM, a frota de Fokker 100 atualmente é de 22 aparelhos e até 2010 a empresa não vai mais operar com o modelo.

"As causas do ocorrido já estão sob investigação das equipes de segurança de vôo das autoridades aeronáuticas e da própria empresa", informou a TAM em nota. Segundo a companhia, não havia nenhum problema mecânico na aeronave e a última revisão regular foi em 28 de junho de 2006.

Enviado: Ter Ago 08, 2006 17:24
por Anonymous
Mas esses Fokker 100 da TAM estão zicados mesmo...
hehehe

Tem que chamar um pai de santo pra tirar o encosto...
hehehehe

Brincadeiras a parte, complicada essa situação, caie uma porta em pleno vôo, justo agora que a imagem dos Fokker 100 estava se recuperando.

Enviado: Ter Ago 08, 2006 17:31
por Anonymous
"Aeromoça quase foi jogada para fora do avião", relatam passageiros

da Folha Online

"A porta se soltou e bateu na asa da aeronave. Todo mundo entrou em pânico. Uma aeromoça que estava perto da porta ficou se segurando para não cair do avião", conta a estudante Camila Silva, 24, uma das 79 passageiras do vôo 3040 que ia de São Paulo para o Rio na tarde desta terça-feira.

Poucos minutos depois de decolar, a porta dianteira, no lado esquerdo do avião --um Fokker 100-- se desprendeu. A peça caiu sobre um supermercado da rede Extra na avenida Ricardo Jafet, no Ipiranga, zona sul de São Paulo. O piloto voltou para Congonhas, pousando cerca de 17 minutos depois de iniciar o procedimento de decolagem.

Ricardo Kocher, 39, que pegaria um vôo para a Suíça no Rio, era um dos mais indignados. "E se fosse a uma altitude maior? O que iria acontecer? A porta passou raspando da asa", afirma. "Uma aeromoça que estava perto da saída ficou toda descabelada e teve que se segurar para não ser jogada para fora", completa.

A dona-de-casa Edna Lopes Bezerra, 39, diz que não vai esquecer tão cedo do susto. "É um trauma para o resto da vida. Achei que ia morrer. Não sei mais quando vou voar de novo", diz.

Segundo os passageiros ouvidos pela reportagem, uma das aeromoças afirmou que o problema pôde ser contornado facilmente porque o avião estava em baixa altitude. Mesmo assim, ao menos dois passageiros receberam atendimento médico no aeroporto por nervosismo ou problemas de pressão.

Maria de Lourdes Moreira, 48, também dona-de-casa, ia para Maceió passar férias, mas desistiu de embarcar novamente hoje. "Todo mundo entrou em pânico. Eu só pedia a Deus para rever meus filhos", conta Moreira.

Em nota, a TAM informou que "as causas do ocorrido já estão sob investigação das equipes de segurança de vôo das autoridades aeronáuticas e da própria empresa". Na mesma nota, a empresa afirma que o Fokker 100 passou por revisão em 28 de junho e que não há indícios de falha mecânica. "O avião estava com sua programação de manutenção rigorosamente em dia", diz o documento.

Enviado: Ter Ago 08, 2006 18:04
por Frg_DF
última revisão regular foi em 28 de junho de 2006

E que revisão!!!!!

Enviado: Ter Ago 08, 2006 18:05
por Bruno Orofino
Foi o PT-MQN...

Enviado: Ter Ago 08, 2006 18:25
por Afonso
Fernando Basto escreveu:Afonso !

Cair uma porta não é pouca coisa, meu camarada ! Vamos aguardar mais detalhes (sem sensacionalismo, é claro !)
Fernando,

Eu sei que uma porta pode causar sérios problemas, mas o que eu fiz notar é que muita gente vai falar M ao inves de ser profissional numa noticia dessas.

Pq a velha história do " Estou desviando a escola" foi dita por uma emissora de tv e não existiu esse relato nas cx pretas.
Ou seja pura invenção de quem não tem o que dizer.

Vc me entendeu né ?

:-)

Enviado: Ter Ago 08, 2006 19:28
por PR-WJI
Agora no Jornal da Band, quando a reportagem tava quase acabando, o jornalista enfatizou sobre o acidente ocorrido há 10 anos atrás, quando o mesmo modelo caiu matando todos os paxs e tripulantes.
Precisava "pisar" em cima? O que passou, passou... mas, será que os paxs vão evitar voar no F-100?

Enviado: Ter Ago 08, 2006 19:32
por Anonymous
Apenas mais uma vez. A AA operou 50 F100 e não tem registro de nenhum acidente ou incidente com este tipo de avião. Por que será (interrog)

Enviado: Ter Ago 08, 2006 20:50
por Anonymous
Sei que isso aqui é um fórum de aviação e não gestão de empresas.
Mas será que sou o único que percebe e fica indignado com a postura da TAM?

Eles já estão investigando, ótimo e óbvio também. Mas eles não disseram nem um "D" de "desculpas" ainda. Oque há de errado com esses homens de marketing e relações públicas? Eles não se tocam que seja de quem for a culpa, eles devem desculpas públicas aos passageiros?

Uma porta se soltando de um modelo de avião que já está em operação faz tempo na empresa, com certeza é problema de manutenção.

Enviado: Ter Ago 08, 2006 20:59
por moises Propp
A Globo não vez sencionalismo da TAM por que é uma cliente que
anuncia na TV, jornais e radios.
Acontece tantas coisas na aviação que nos não sabemos nem a
metade, mas isto e assunto que temos que ficar quietos.
Infelizmente o que aconteceu com este Fokker 100 não é culpa do
avião, talves desgaste precosse de alguma peça, ou fala humana,
isto só os tecnicos capacitados para informar, pois estes Fokker 100
são iguais a qualquer outros, a oceanair está colocando na malha
Brasileira 16 aeronaves, e tem mais 14 encomendadas da AA.
Desejo a TAM melhor sorte.

sds,
Moises/RS

Enviado: Ter Ago 08, 2006 23:12
por gugacwb
Fern escreveu:Eles já estão investigando, ótimo e óbvio também. Mas eles não disseram nem um "D" de "desculpas" ainda. Oque há de errado com esses homens de marketing e relações públicas? Eles não se tocam que seja de quem for a culpa, eles devem desculpas públicas aos passageiros?

Uma porta se soltando de um modelo de avião que já está em operação faz tempo na empresa, com certeza é problema de manutenção.
Vamos por partes... Primeiro, é bom dizer que a equipe de Comunicação da TAM é extremamente profissional e com certeza uma das mais competentes que existe no Brasil, não apenas na área de aviação. Isso pôde ser muito bem constatado em 1996, no acidente do PT-MRK, um show de profissionalismo da equipe de Comunicação.

E vale a pena ressaltar que as atitudes tomadas pela TAM quando de algum incidente ou acidente são baseadas em manuais da American Airlines, inclusive quando trata-se de relacionamento com o público e com a mídia. E não acho, pessoalmente, que seja uma atitude falha da TAM de não pedir desculpas publicamente aos passageiros.

Além disso, deve ser levado em conta também o que os meios de imprensa selecionam para noticiar. De repente algum diretor ou assessor de imprensa da TAM fez algum tipo de declaração, mas que os órgãos de informação não tenham dado importância. Tratando-se de casos como esse, é muito mais interessante para a imprensa selecionar outro tipo de informação.

Segundo, sobre a manutenção, é bastante precipitada essa sua afirmação. Se for como você diz, todos os acidentes e incidentes que não são causados por falha humana são problemas de manutenção.

É isso...

Gustavo Ribeiro de Francisco

Enviado: Ter Ago 08, 2006 23:18
por José Eduardo - SBPA
Eu acho que não podemos colocar toalhas quentes no caso.

Problema GRAVE de manutenção da TAM ou falha humana GRAVE.

E se a porta entrasse motor a dentro?? Se arrebentasse com o estabilizador horizontal?? Vai pousar como??

Se alguem morresse?? Ou todos??

Estou revendo meus conceitos.

Por fim, sou leigo, não sou profissional da aviação, mas achei importante escrever o que penso.

Abraços.

Eduardo

Enviado: Ter Ago 08, 2006 23:41
por Anonymous
Gustavo,

Não quero discordar de você e acho que não devemos precipitar no julgamento também. Mas para mim 2 coisas estão certas.

1- A TAM não é American Airlines. A TAM pra mim é TAM, e ela atualmente se tornou a 1a companhia de aviação nesse país. É melhor ela começar a agir como tal. Se esse incidente tivesse ocorrido em certos países de primeiro mundo que conheço, o comitê de diretores já teriam aberto uma entrevista a todos os canais ao vivo e pedido desculpas publicamente faz tempo. Mesmo porque difícilmente dá pra se negar a falta de responsabilidade por parte da TAM.

2- Digo que é falha de manutenção (incluindo também a falha humana). Certificar-se de que a porta está devidamente trancada, também faz parte da manutenção embora não seja exercida exatamente pelos funcionários de solo. Mais uma vez, não alivia a culpa da TAM. Sabemos que é um avião de longa carreira na empresa e portanto defeito de fabricação que não deve ser. Muitos desses tipos de erro ocorrem exatamente por falta de cumprimento aos procedimentos. E mesmo que a TAM não tivesse nenhuma culpa no cartório (oque acho MUITO difícil), faz parte do proficionalismo pedir desculpas e assegurar seus passageiros. Isto é relação pública na sua função mais básica!

O brasileiro é muito brando e acostumado com problemas. Todos -menos 3- passageiros pegaram o próximo avião para chegar ao seu destino sem sequer reclamar com autoridades. Não estou dizendo que devemos fazer disso aqui um barracão, mas esse incidente é gravíssimo. Como outros desse fórum apontaram, fosse a uma altitude maior ou se a porta tivesse pegado em superfícies de sustentação, colocaria a vida dessas pessoas em sério risco. Agora se a empresa pediu desculpas mas a mídia não divulgou, é algo que não posso discutir mesmo. Mas também não vejo muito oque a mídia iria ganhar com isso.

Enviado: Ter Ago 08, 2006 23:51
por Gui Simoni
Acabei de falar com uma amiga no telefone, e na nossa investigação chegamos a conclusão que o problema pode ter sido na porta. Na porta que não foi fechada corretamente por quem fechou a porta (responsabilidade da chefe) ou então a chefe fechou e a porta não travou.

Isso me lembrou quando a Camila me contou que uma novata em treinamento tentou abrir a porta durante a decolagem por que achou que a porta não estava bem fechada.~

Não foi a primeira vez que eu ouço falar da porta do Fokker.

Mas para a tripulação que voa Airbus abre e fecha aquela porta fabulosa, vai operar a porta do Fokker...

Mas algo é certeza, o problema foi na PORTA

Enviado: Qua Ago 09, 2006 00:07
por Maiko Lews
Agora mais doque nunca a Oceanair vai usar o termo MK28 hehehehehe.

Enviado: Qua Ago 09, 2006 00:15
por Francisco - CGR
Gui Simoni escreveu:Mas algo é certeza, o problema foi na PORTA
O problema da porta do fokker, é que ela abre para fora, ou seja, se ficar mal travada ou mal fechada (como todos estamos supondo) ela abre e vai embora... coisa que já não acontece nos boeing's, porque? porque a porta do boeing abre para dentro, "afunda" e depois empurra-se ela para fora e ela abre, ou seja, se fosse num boeing, a aeronave despressurizaria, e a porta seria fechada por alguém sem nenhuma consequencia gravissima...
Ou seja, é o projeto do fokker que é meio trash mesmo!! hehehehe
Mas com certeza é um avião muito bonito, e como muitos dizem, otima maquina para se voar!

Abs!