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Existe diferença entre aeronaves iguais???
Enviado: Qui Jul 20, 2006 11:52
por José Eduardo - SBPA
Caros amigos
Gostaria de iniciar este tópico, lembrando que sou apenas um entusiasta, jamais estive no controle de um avião OK??!!
Minha curiosidade é a seguinte:
Pegamos como exemplo os 737-700, pois acredito que temos Cmtes que participam do fórum...
Existe alguma diferença de avião para avião?? Respostas aos controles?? Velocidade de aceleração dos motores?? Em alguma aeronave o autothottle responde mais rápido?? O autobrake pode variar a frenagem mesmo estando na mesma posição??
Enfim, acontece esse tipo de coisa?? Ou as aeronaves iguais são exatos clones nas suas respostas??
Abraço.
Eduardo
Existem diferenças
Enviado: Qui Jul 20, 2006 13:02
por Constellation
Caro José Eduardo,
Em aeronaves novas, não existe muita diferença, mas entre aeronaves mais antigas, existe e muito.
À medida que o tempo passa, parece que as aeronaves vão criando certas "manias". Vão ficando personalizadas, parece que incorporam um certo perfil, ficando parecidas com os seres humanos que as operam. Algumas chegam ao ponto de "antipatizar" ou "simpatizar" com certos tripulantes.
Um abraço.
Enviado: Qui Jul 20, 2006 22:51
por Anonymous
Com certeza, toda maquina com o tempo vai criando o seus vícios, tome como exemplo um carro novo, quando saí de fabrica, todos são muito parecidos, mas com o tempo, um vai ficando com a embregem um pouco mais dura, o motor responde mais rápido, etc...
O mesmo acontece com os aviões. Dentro do possivel, as empresas tentam deixar eles meio padronizados, para evitar problemas para uma tripulação que não está acostumada com aquela aeronave em especifico.
Mas tem coisas que são muito caras pra arrumar, e não oferecem perigo à operação segura, então vão sendo deixadas como estão.
Re: Existe diferença entre aeronaves iguais???
Enviado: Sex Jul 21, 2006 16:16
por Omykron
José Eduardo - SBPA escreveu:
Existe alguma diferença de avião para avião??
sim.
José Eduardo - SBPA escreveu:
Respostas aos controles??
defina diferenca de respostas aos comandos.
pq existe alem de tudo, a inercia e variacao do CoG (centro de gravidade)
tudo isso afeta na estabilidade da aeronave.
por exemplo, um CoG% muito elevado, deixa a aeronave mais arisca, enquanto um valor menor deixa ela mais docil.
cada voo vc vai ter uma aeronave diferente, ja que a posicao do CoG eh estimada.
José Eduardo - SBPA escreveu:
Velocidade de aceleração dos motores??
defina.
vc quer saber se existe variacao de potencia entre os motores?
sim, independente da incidencia do vento.
muitas vezes um motor esta mais "novinho", gerando o mesmo consumo e tracao que o outro motor um pouco mais "velho" com alguns desgastes de uso.
assim como de-rating, temperaturas e etc etc etc...
José Eduardo - SBPA escreveu:
Em alguma aeronave o autothottle responde mais rápido??
o autothrottle eh um sistema automatico, que varia a posicao das manetes. ele vai responder de forma igual para os motores, como esses motores irao reagir eh outra historia. ai voltamos a sua pergunta anterior.
José Eduardo - SBPA escreveu:
O autobrake pode variar a frenagem mesmo estando na mesma posição??
ai depende novamente.
defina variacao de frenagem.
existe aquela devido a condicao da pista... existe a temperatura de eficiencia dos freios.... sao N variaveis.
mas normalmente o Anti-skid nao deixa as rodas variarem muito de velocidade entre si.
José Eduardo - SBPA escreveu:
Enfim, acontece esse tipo de coisa?? Ou as aeronaves iguais são exatos clones nas suas respostas??
parecidas, clones perfeitos jamais.
Enviado: Qui Jul 27, 2006 17:00
por dodomaha
Uma coisa eu aprendi no aeroclube. Não há nada tão diferente quanto duas aeronaves iguais... e é a mais pura verdade.
Só para você ter uma idéia, nos "jetliners" há um fator nos FMS/FMGS chamado degradation. Isso, como o nome diz, é a degradação de cada aeronave.
É um número que varia ao longo do tempo e que é inserido no sistema de cada uma individualmente. Esse número diz em quantos % da performance original da aeronave ela está degradada. Geralmente esse número aumenta com o tempo, mas nem sempre. Algum reparo de fuselagem, por exemplo, tende a aumentar a degradação. Esse número é levado em conta na hora da aeronave fazer as contas de sua performance e mostrar os dados corretos de estimado etc no FMS/FMGS.
Afora isso... tente achar dois Cessnas 172, 182, 210 etc ou dois Coriscos, Sertanejos, Senecas, Navajos etc com o mesmo painel e com a mesma performance... quase impossível.
Abraço.
Enviado: Qui Jul 27, 2006 21:27
por José Eduardo - SBPA
Valeu gurizada... curiosidade sanada....
Abraço.
Eduardo