Troy escreveu:air737 escreveu:Troy escreveu:O que a TAM já quebrou de avião não é brincadeira... deve ser a recordista.
Troy,
Eu já havia decidido não responder ( só ler e ficar quieto ! ) o que eu leu aqui no AeroForum, porém vejo que é muito difícil ficar sem responder afirmações como a sua.
Nào sei se você tem tempo para pesquisa, porisso faço um resumo rápido ( de cabeça ) de acidentes/ incidentes por empresa - vou ficar só nas nacionais p/ não deixar muito grande....e só da era do jato em diante....
Varig ( nào contando Rio Sul, Nordeste e VarigLog )
Caravelle - 2 ; Boeing 707 - 6 ; DC-8 - 1 ; B-727 - 3 ; B-737 - 6
MD 11 - 5 ; Turbo-hélices - HS 748 ( Avro ) - 4 ; YS11 - 3 ;
Electra II - 3
VASP ( não contando VASPEX )
B-737 - 11 ; B-727 - 1 ; Turbo-Hél. Viscount - 6 ; YS11 - 3
E-110 Bandeirante - 1
TransBrasil
BAC 1-11 - 2 ; B-727 - 3 ; B-707 - 4 ; B-737 - 7
Turbo-Hél. Dart Herald - 1 E-110 Bandeirante - 1
GOL
B-737 - 3
TAM
F-100 - 6 ; A320 - 2 ; A330 - 1 ( Paris - escorregou p/ fora da taxiway estreita )
Turbo-Hél. E-110 - 5 ; F-27 - 3 ; C-208 Caravan - 3
Isto foi só de memória, quem quiser pode fazer uma pesquisa mais completa....estas ocorrências ( acidentes e incidentes ) não querem dizer que tenha havido perda total ( como no caso citado do F-100 no SDU, em que a aeronave continua voando e em 2 dos Electra II, que voaram até o fim da jornada brasileira daquelas aeronaves...depois, não sobrou nenhum ! )...F-100 perda toatal : o do vôo 402 e o de Birigui. O que pousou sem trem em VCP, poderia ter continuado a voar, mas o custo foi considerado alto, daí ter sido considerado acima do economicamente viável.
Vários Boeings desta "pequena" lista de memória, também continuam ou continuaram à voar. Como se vê, os acidentes/incidentes acontecem e veja, que nosso país é um dos que menos tem ocorrência, proporcionalmente falando e é considerado um dos mais seguros !
Acidente não é privilégio de nenhuma empresa e algumas listas que correm na internet não levam em consideração fatores como: pistas com operações marginais e com pouco ou nenhum auxílio à navegação, asfalto não compatível - escorregadias - com drenagem inexistente e até sem pintura ; pistas sem área de escape e/ ou muito estreitas e curtas, etc.. Porisso os pilotos brasileiros são muito prestigiados lá fora e quando digo pilotos brasileiros, não entenda só os da Varig...hoje e desde muito tempo atrás ( muitos da Panair e Real p/ ex, foram p/ Swissair,TAP, etc), os brasileiros estão em toda parte ( até no Afganistão ! ).
Se tiver tempo, faça uma pesquisa completa... depois de 35 anos e mais de 20mil horas, minha memória pode ter feito eu me esquecer de alguma "ocorrência" ( não coloquei pequenos incidentes, por que seria demais p/ minha cabeça ! ). um abraço e boa noite
air737
Calma não era pra ficar nervoso... foi só um comentário e não tinha nada de mentira nele... quebrou avião pra burro sim. Pelo que vc mostrou , as outras tbm , mas é que nessa fase mais moderna da avição ela aparentemente quebrou mais , não podemos comparar com dados que vc colocou aí do tempo de 707 , Caravelle , YS-11 ,B737-200 etc... a aviação era muito diferente , menos segura.. Não sou tapado pra saber que isso acontece no Mundo todo mas foi um comentário sobre o tópico e só. Sei tbm q o número de operações da TAM é muito maior , logo obviamente isso acontecerá mais com ela ! Pô , adoro a TAM e vôo muito com ela , não sou desses caras que sei lá pq odeiam uma ou outra cia. e aí ficam só defamando , ou defendendo outra... Esse tipo de discusão fica mais parecido com discusão de time de futebol do que outra coisa ,tá louco !
Troy
Realmente não gostei da sua afirmação, pois para cada um dos acidentes ou incidentes acontecidos c/ aeronaves TAM, podemos ( infelizmente) colocar outro quase junto c/ outras aeronaves de outras empresas ( nacionais e internacionais ) senão vejamos :
TAM F-100 S.Paulo ; Lauda Air B-767-300 95NM de Bangkok ( aliás, se operou no mundo todo quase 1 ano e meio c/ os reversos dos 767 pinados ) ; B-737-300 US AIR Pittsburgh ; AA B- 757 30 NM de Cali ; Air Inter A-320 Strasbourg ; TWA B-747-100 Long Island ;
El Al B-747-200F Amsterdam ; Air France B-747-200F Madras ; Silk Air ( poderia ser considerada a Rio Sul da Singapore Airlines) B-737-300 Indonésia ; SwissAir MD-11 Halifax ; Egyptair B-767-300 Long Island...etc
TAM F-100 RIO Santos Dumont
Varig B-737-300 RIO Santos Dumont
Rio Sul B-737-500 Confins
VarigLog B-727-200 Confins
TransBrasil B-737-400 Porto Alegre
Vasp B-737-200 Rio Branco
Varig MD11 Natal
BRA B-737-400 CGH São Paulo
GOL B-737-700 Navegantes
TAM A-320 Florianópolis
VarigLog B-727-200 Florianópolis
TAM F-100 (a ocorrência em que a turbina despalhetou em vôo )
Varig B-737-200 Goiânia ( no mesmo dia da ocorrência acima )
Cielos DC-10 Curitiba
Air France A-340 Canadá
etc...etc... etc...
TAM F-100 Birigui ( vazamento de combustível )
Charter CanadaA-330 Açores Ilha Terceira ( vazamento de combustível )
British Airways B-777 Londres ( vazamento de combustível )
Garuda B-737-300 Indonésia ( vazamento de combustível )
AirCanada B-767 ( este ñ vazou, mas pane seca )
No Brasil anos atrás, TAMBÉM tivemos casos de vazamento de combustível em nossas melhores empresas, mas usando seu argumento
"antes da década de noventa não conta" , mesmo porque aqueles casos não vieram à público.....
TAM F-100 Campinas ( trem de pouso não baixou )
B-737-300 Estados Unidos ( trem de pouso não baixou )
Air India B-747-300 JFK ( trem de pouso não baixou )
Americam AirlinesMD-83 jun2006 (trem não baixou )
Também não conta, visto que "foi numa época com menos segurança de nossa aviação" Varig ELECTRA II Galeão ( trem não baixou )
Fazendo um trocadilho, tem um "CEM" número de incidentes na nossa aviação brasileira e internacional - DE TODAS AS EMPRESAS, das atuais e das já quase extintas - REGIONAIS e NACIONAIS. O que incomoda é ler de "gente esclarecida", afirmações que dão à entender que só determinada empresa "quebrou avião prá burro" quando, só puxando um pouco pela memória, sem abrir livro, revista especializada, relatório do DAC, NTSB, etc...nota-se que só não tem "telhado de vidro" quem não voa ou já deixou de voar. O esforço para que o número de acidentes e incidentes seja reduzido, como voce mesmo diz na "fase mais moderna da aviação", é um trabalho de TODOS, fabricantes, Governos , operadores(empresas pilotos, etc )> Se no caso a TAM fosse recordista em acidentes, não daria tempo nem do DAC( ou agora ANAC) tomar alguma atitude...muito antes as agências fiscalizadoras internacionais já teriam agido e não se estaria discutindo aqui no fórum este assunto e sim o rebaixamento de categoria do BRASIL pois não seriamos autorizados à voar para o exterior...nem a TAM, nem a GOL, nem a BRA, nem a RICO... muito menos a Varig...
mas não é esta a realidade, felizmente. À despeito de termos vários acidentes/incidentes com TODAS nossas empresas...estamos dentro da média dos principais países do mundo e numa luta enorme JUNTOS, para continuar reduzindo as estatísticas. Para vc ter uma idéia, em matéria de segurança as nossas empresas deixam de ser "concorrentes" e estão o TEMPO TODO em contato uma com a outra e JUNTAS participando ativamente em simpósios internacionais e RESPEITADOS internacionalmente.
Acho que todos aqui no AeroFórum tem o direito de expressar suas opiniões, mas devem também como entusisastas da aviação,
avançar um passo, deixando de ser totalmente LEIGOS. Leio comentários tão desbaratados e desprovidos de um mínimo de conhecimento, que fico pensando...se é possível que pessoas "esclarecidas" façam comentários assim, imagine os outros 90% de brasileiros "não tão esclarecidos"!
boa tarde,
air737