Página 1 de 1
Caçadores de mitos...
Enviado: Seg Jun 19, 2006 13:30
por Constellation
Caros amigos,
Lembrando os Mithbusters da televisão (Discovery Channel), eu estou querendo levantar alguns mitos da aviação, e saber se são confirmados ou apenas mitos mesmo. Quem pode colaborar?
Mito 1; Um conhecido piloto brasileiro fez um rasante de dorso com um Christen Eagle. Quando quis subir, não conseguia, pois, ao comandar o profundor, a deriva batia na pista!...
Mito 2: Um mecânico em GRU foi sugado pela turbina de um Boeing 747 da Aerolineas Argentinas. O que sobrou do cara foi uma enorme mancha vermelha na fuselagem traseira e na pista. os restos do sujeito cabiam em uma caixa de sapatos...
Mito 3: uma formação de Northrop F5E da FAB fez um rasante supersônico no aeroporto de Jacarepaguá. A onda de choque rasgou as telas dos aviões que estavam no Aeroporto, causando um enorme prejuízo...
Mito 4: Um F100 da TAM pousou em Guarapari, pensando que estava em Vitória. Como a pista era curta para a nova e necessária decolagem, as bagagens foram enviadas de caminhão, e alguns passageiros tiveram que ir de táxi para Vitória. para aliviar o peso. Dizem que os táxis foram disputados a tapa....
Espero que os participantes do fórum participem, com seus mitos...
Um abraço.
Re: Caçadores de mitos...
Enviado: Seg Jun 19, 2006 14:32
por Anonymous
Constellation escreveu:Caros amigos,
Lembrando os Mithbusters da televisão (Discovery Channel), eu estou querendo levantar alguns mitos da aviação, e saber se são confirmados ou apenas mitos mesmo. Quem pode colaborar?
Mito 1; Um conhecido piloto brasileiro fez um rasante de dorso com um Christen Eagle. Quando quis subir, não conseguia, pois, ao comandar o profundor, a deriva batia na pista!...
Parece que o Cmte Décio Correa , que escreve para a AeroMagazine uma vez deu um raso de dorso e raspou a empenagem de um Bucker (ñ sei se é assim que escreve ) mas conseguiu desvirar e pousou.
Constellation escreveu:
Mito 3: uma formação de Northrop F5E da FAB fez um rasante supersônico no aeroporto de Jacarepaguá. A onda de choque rasgou as telas dos aviões que estavam no Aeroporto, causando um enorme prejuízo...
Lembro de um do Campo de Marte em plena festa do Aeroclube , o F5 deu um raso e derrubou a placa do hangar , a placa caiu em cima de algumas pessoas e o pânico foi geral... pior que o piloto não percebeu a m.... que tinha acontecido e continuou dando rasos , parecia uma guerra, gente correndo , criança chorando , a maior confusão.
Constellation escreveu:
Mito 4: Um F100 da TAM pousou em Guarapari, pensando que estava em Vitória. Como a pista era curta para a nova e necessária decolagem, as bagagens foram enviadas de caminhão, e alguns passageiros tiveram que ir de táxi para Vitória. para aliviar o peso. Dizem que os táxis foram disputados a tapa....
Essa é verdade mesmo , mas acho que muitos passageiros não foram pq ficaram com medo mesmo. Tinha um militar checador da FAB voando e essa foi uma das coisas que fez com que os checadores da FAB ficassem proibidos de voar nas aeronaves comercias. Só podem checar do Jump-Seat desde então.
mitos
Enviado: Seg Jun 19, 2006 16:06
por RICARDO HUGO URUGUAY
também teve um caso em que o breguinha posou em Uberlandia pensando estar em Uberaba ou ao contrário, não me lembro.
Enviado: Seg Jun 19, 2006 18:39
por Anonymous
Transbrasil já pousou no outro aeroporto de Belém ( que não o Val-de-Caes ).
A Tam é recordista... teve esse de Guarapari , parece que um que ia pra Marília pousou não sei onde e em Teresina tbm pousou na pista de uma fazenda do outro lado do rio ( nesse caso errou até de estado , pousou no Maranhão ao invéz de pousar no Piauí. )
Enviado: Seg Jun 19, 2006 20:15
por welter mesquita vaz
Boa noite pessoal, pior foi eu, na minha primeira navegação solo, meu plano de voo era de sbbh para varginha, só que depois de 55 minutos de voo nada de varginha chegar, comecei a ficar preocupado e olhando pra baixo pra ver se eu via a rodovia fernão dias e nada, desconfiei que tava errado, mais tarde descobri que tava perto de Alfenas, é mole.
Enviado: Seg Jun 19, 2006 22:43
por Afonso
Fora esses relatados tem o do Varig do Cmdt Garcez.
Que colocou errado a proa e foi para o xingú .
Enviado: Ter Jun 20, 2006 01:26
por osmair
Êêê laiáááá, Troy. Essa do F-5 no Campo de Marte, eu estava lá. O cara passou menos de dois metros acima do telhado do Hangar, e o deslocamento de ar provocou a queda da Placa que acertou algumas pessoas, inclusive uma senhora de idade que ficou bem, ferida. Por sorte ela não caiu de faca e sim na horizontal.
Enviado: Ter Jun 20, 2006 05:24
por Operti
A dos F-5 em Jacarepaguá procede, mas não foi uma formação, e sim apenas um avião. Parece que ele tava vindo muito no limite da velocidade do som, e numa ligeira variação da pressão naquele momento a barreira foi pro sal e deu no que deu. Vários aviões desentelados e/ou virados, Brigadeiros para o chão (parecia fim de festa de criança), e provavelmente alguém que tomou uma mijada muito grande depois que pousou ...
Abraços
Enviado: Ter Jun 20, 2006 19:37
por md11
Troy escreveu:Transbrasil já pousou no outro aeroporto de Belém ( que não o Val-de-Caes ).
A Tam é recordista... teve esse de Guarapari , parece que um que ia pra Marília pousou não sei onde e em Teresina tbm pousou na pista de uma fazenda do outro lado do rio ( nesse caso errou até de estado , pousou no Maranhão ao invéz de pousar no Piauí. )
Olá Pessoal!
Já escutei essa história do piloto da TAM ter pousado em Guarapari/ES, pensando ser Vitória/ES. E também, ouvi esse de ter pousado na pista errada quando tinha que pousar em Teresina/PI. Em janeiro desse ano, fui a Teresina pela RG. Qd o avião está em aproximação para o Aeroporto Petrônio Portella, dá pra ver o outro aeroporto que fica na cidade de Timon/MA.
Agora pergunto: como podem ocorrer tais erros?
Enviado: Ter Jun 20, 2006 21:01
por Anonymous
md11 escreveu:
Olá Pessoal!
Já escutei essa história do piloto da TAM ter pousado em Guarapari/ES, pensando ser Vitória/ES. E também, ouvi esse de ter pousado na pista errada quando tinha que pousar em Teresina/PI. Em janeiro desse ano, fui a Teresina pela RG. Qd o avião está em aproximação para o Aeroporto Petrônio Portella, dá pra ver o outro aeroporto que fica na cidade de Timon/MA.
Agora pergunto: como podem ocorrer tais erros?
Vôo visual, piloto não familiarizado com a região ou aeroporto e pistas próximas. Isso sempre vai acontecer enquanto seres humanos estiverem voando as aeronaves - aqui e no exterior.
Abraço
Re: mitos
Enviado: Ter Jun 20, 2006 22:57
por Constellation
everton_cwb escreveu:RICARDO HUGO URUGUAY escreveu:também teve um caso em que o breguinha posou em Uberlandia pensando estar em Uberaba ou ao contrário, não me lembro.
Teve também um E145 da Rio Sul que pousou no antigo aeroporto de Maringá, que estava interditado e a pista sendo usada como pista de kart.
Não me recordo do que foi feito com os pax/bagagens e de como a aeronave saiu de lá.
Essa de Maringá é verdade. Com a construção do novo aeroporto, o antigo foi desativado, e estava sendo utilizado como pista de kart (ou de arrancada, não sei bem). O ERJ 145 da Rio Sul fez uma aproximação visual, tocou na pista, mas, percebendo o erro, empurrou as manetes e arremeteu, indo para o aeroporto certo. Afora o susto da tripulação e do pessoal que estava na pista, não aconteceu mais nada de grave.
Um abraço.
Enviado: Qua Jun 21, 2006 01:02
por Anonymous
Olha só que coisa engraçada.. estava lendo uma revista aqui em casa e tinha uma nota sobre o pouso por engano de um Ryanair no aeroporto de Ballykelly, na Irlanda do Norte.
Só para ilustrar e para ver como enganos não são exclusividade de nós brasileiros.
http://www.timesonline.co.uk/article/0, ... 59,00.html
E MAIS INCRÍVEL AINDA, OLHA O QUE A EMPRESA ANUNCIOU!!!
http://www.ryanair.com/site/EN/news.php ... -en-010406
Abraço
Enviado: Qua Jun 21, 2006 02:23
por rafaelds
Reparem na data do anúncio da empresa... Bem como a nova rota anunciada...

Muito boa essa!
Enviado: Qua Jun 21, 2006 08:08
por dowsley
Mito 2: Um mecânico em GRU foi sugado pela turbina de um Boeing 747 da Aerolineas Argentinas. O que sobrou do cara foi uma enorme mancha vermelha na fuselagem traseira e na pista. os restos do sujeito cabiam em uma caixa de sapatos...
Bom, em GRU não sei. Mas em El Passo o cara foi sugado por uma turbina de 737. Veja o link:
http://www.ogrish.com/archives/mechanic ... _2006.html
Enviado: Qua Jun 21, 2006 23:18
por Omykron
Troy escreveu:Transbrasil já pousou no outro aeroporto de Belém ( que não o Val-de-Caes ).
A Tam é recordista... teve esse de Guarapari , parece que um que ia pra Marília pousou não sei onde e em Teresina tbm pousou na pista de uma fazenda do outro lado do rio ( nesse caso errou até de estado , pousou no Maranhão ao invéz de pousar no Piauí. )
asnomalon escreveu:md11 escreveu:
Olá Pessoal!
Já escutei essa história do piloto da TAM ter pousado em Guarapari/ES, pensando ser Vitória/ES. E também, ouvi esse de ter pousado na pista errada quando tinha que pousar em Teresina/PI. Em janeiro desse ano, fui a Teresina pela RG. Qd o avião está em aproximação para o Aeroporto Petrônio Portella, dá pra ver o outro aeroporto que fica na cidade de Timon/MA.
Agora pergunto: como podem ocorrer tais erros?
Vôo visual, piloto não familiarizado com a região ou aeroporto e pistas próximas. Isso sempre vai acontecer enquanto seres humanos estiverem voando as aeronaves - aqui e no exterior.
Abraço
pousar no aeroporto de teresina eh um perigo.
ambas as pistas (o aeroporto de teresina e o privado no estado do maranhao) possuem o mesmo tipo de balizamento noturno, o mesmo alinhamento.
nao eh estranho alguem chamar na final baixado e travado em teresina enquanto tao no maranhao para pouso.
Já ouvi histórias de Canoas
Enviado: Qui Jun 22, 2006 08:48
por Constellation
Caros amigos,
Já ouvi algumas histórias de aeronaves que iam pousar no Salgado Filho, mas estavam alinhadas na pista de Canoas. Alô, pessoal de POA: plausível ou mito?
Um abraço.
Enviado: Qui Jun 22, 2006 22:29
por Marco SBCT
constellation, é sério, e também nas IAL do Salgado Filho havia um alerta para a ilumição da Av Sertório, que é paralela à pista e tem iluminação amarela, então deve ter acontecido alguma aproximação perdida quando o piloto viu os carros por ali, he! he!