CONFIRMADO 757 estará aperando a PONTE!

Seção principal do AeroFórum para troca de informações.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Anonymous

CONFIRMADO 757 estará aperando a PONTE!

Mensagem por Anonymous »

esta confirmado, o 757 vai começar a operar a PONTE AEREA à partir de 5 de junho!!
AGUARDEM !!

Informaçoes do Piloto Paulo Pedroso Goffman
Spetsnaz
CMTE.
CMTE.

Mensagem por Spetsnaz »

Esse papo rola da Varig faz quase 1 ano... nunca vi o B757 nem pousar em CGH... se por um acaso o B757 operar em SDU, vai ser mais uma bola fora da Varig.. um avião do porte do B757, irá operar em uma rota de curtissima distancia (o B757 não foi projetado para isso), irá operar com restrição de peso e consequentemente de passageiros (o avião irá operar abaixo da capacidade, portanto a chance de ter prejuizo é muito maior, especialmente em uma rota como a ponte CGH - SDU, aonde a concorrencia é enorme e o load factor é muito baixo nos dias da semana, tirando sexta feira).

Eu particularmente, apesar de querer ver o B757 operando, eu acho que isso não irá acontecer.

Tirando o fato do B757 não ser comportado nos fingers em CGH, portanto irá embarcar pela remota e não sei qual é a situação das obras em SDU, mas o tamanho do B757 não iria ajudar muito.
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

O cara ficou de dar maiores detalhes. o fato é que dia 1/6 chega um 757 novo para a RG, por volta do dia 8/6 chega outro. Ao que indica vem configurado em uma unica classe com 192 PAX

Isso gera uma grande vantagem na que hoje é a rota mais lucrativa da RG.

A GOL pretende operar com 738 LIP que comporta muito mais PAX que os atuais 733 da RG

O PAX que voa RG tem um perfil diferente do que voa GOL portanto uma oferta maior na ponte pode ser muito útil agora.
Spetsnaz escreveu:Esse papo rola da Varig faz quase 1 ano... nunca vi o B757 nem pousar em CGH... se por um acaso o B757 operar em SDU, vai ser mais uma bola fora da Varig.. um avião do porte do B757, irá operar em uma rota de curtissima distancia (o B757 não foi projetado para isso), irá operar com restrição de peso e consequentemente de passageiros (o avião irá operar abaixo da capacidade, portanto a chance de ter prejuizo é muito maior, especialmente em uma rota como a ponte CGH - SDU, aonde a concorrencia é enorme e o load factor é muito baixo nos dias da semana, tirando sexta feira).

Eu particularmente, apesar de querer ver o B757 operando, eu acho que isso não irá acontecer.

Tirando o fato do B757 não ser comportado nos fingers em CGH, portanto irá embarcar pela remota e não sei qual é a situação das obras em SDU, mas o tamanho do B757 não iria ajudar muito.
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Na época que a Transbrasil encomendou e quase recebeu os 757, ela fez estudos para comparar a performance do 757x737 na rota SDU-CGH. O 757, segundo informações de quem participou desse estudo, seria o avião ideal.
Agora hoje em dia não sei se seria tão vantajoso para a Varig colocá-lo na ponte. Isso acarreta um custo de homologação e realmente a concorrência está acirrada na ponte. O que poderia acontecer é a varig diminuir a frequência e utilizar seus 737 em outras rotas. Mas mesmo assim acho que o ideal seria colocar os 757 em rotas para o NE e manter a flexibilidade de horário na ponte.
Quanto ao perfil de pax de empresas, se o da Varig for principalmente de executivos o ideal seria justamente o contrário, qto menos assentos melhor. E pelo que ando vendo ultimamente nos balcões de check-in da Varig aqui em CGH a procura anda meio baixa - apesar de ter melhorado um pouco.
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

192 assentos no 752 é um numero relativamente baixo comparado com outras configuracoes de 752.

Além disso o pax Varig voa RG mais por milhas e servico de bordo que por $$

Eu penso que do ponto de vista de Marketing é uma acao ousada e que pode ajudar a aumentar oferta usando os slots disponiveis.

Só para exemplificar a JAL faz voos domesticos de curta duracao com 747.
asnomalon escreveu:Na época que a Transbrasil encomendou e quase recebeu os 757, ela fez estudos para comparar a performance do 757x737 na rota SDU-CGH. O 757, segundo informações de quem participou desse estudo, seria o avião ideal.
Agora hoje em dia não sei se seria tão vantajoso para a Varig colocá-lo na ponte. Isso acarreta um custo de homologação e realmente a concorrência está acirrada na ponte. O que poderia acontecer é a varig diminuir a frequência e utilizar seus 737 em outras rotas. Mas mesmo assim acho que o ideal seria colocar os 757 em rotas para o NE e manter a flexibilidade de horário na ponte.
Quanto ao perfil de pax de empresas, se o da Varig for principalmente de executivos o ideal seria justamente o contrário, qto menos assentos melhor. E pelo que ando vendo ultimamente nos balcões de check-in da Varig aqui em CGH a procura anda meio baixa - apesar de ter melhorado um pouco.
Spetsnaz
CMTE.
CMTE.

Mensagem por Spetsnaz »

ppjr escreveu:192 assentos no 752 é um numero relativamente baixo comparado com outras configuracoes de 752.

Além disso o pax Varig voa RG mais por milhas e servico de bordo que por $$

Eu penso que do ponto de vista de Marketing é uma acao ousada e que pode ajudar a aumentar oferta usando os slots disponiveis.

Só para exemplificar a JAL faz voos domesticos de curta duracao com 747.
ppjr, essa comparação é válida na teoria, porém na prática não, pois da demanda no Japão é gigantesca, muito grande mesmo, tão grande a ponto da boeing fazer um B747 adequado ao mercado doméstico do Japão, a ponte aérea não tem uma demanda grande, muito pelo contrario, tem bastante passageiro, porém muitas empresas e muitas frequencias, consequentemente tem uma ocupação bem baixa na maior parte do dia.
Editado pela última vez por Spetsnaz em Sex Mai 19, 2006 12:33, em um total de 1 vez.
arthuramaral_CGR
Moderador
Moderador
Contato:

Mensagem por arthuramaral_CGR »

Acho que não rola...

Segundo um piloto da ponte o 757 tem performance melhor que o 733 em SDU, mas o problema é em CGH, onde há restrição para a envergadura do 757...

Os A320 LIP da TAM já estão aí e não estão fazendo a ponte e o futuro PR-GTA já foi visto sem WL (?!)
Não sei se esses aviões maiores vão realmente fazer a ponte...
esperar pra ver...
Spetsnaz
CMTE.
CMTE.

Mensagem por Spetsnaz »

asnomalon escreveu:Na época que a Transbrasil encomendou e quase recebeu os 757, ela fez estudos para comparar a performance do 757x737 na rota SDU-CGH. O 757, segundo informações de quem participou desse estudo, seria o avião ideal.
Na época do Pool da ponte aérea, talvez o B757 teria sido eficiente, hoje em dia, com a TAM operando A319, a Gol B7377 e daqui a pouco a Ocean com F100, os B7373 da Varig são mais doque o suficiente para suprir a demanda e ao mesmo tempo o grande numero de frequencias.

A minha idéia para um mercado como a ponte SP-RJ é a seguinte, quanto maior a oferta de assentosxkm, menor a quantidade de frequencias para poder lucrar, quanto menor a oferta de assentosxkm maior a quantidade de frequencias e maior o lucro, pois a ocupação irá aumentar e ao mesmo tempo você terá mais frequencias para os pax.

Na minha idéia de mercado para a ponte o Embraer 175 e o 190 são as aeronaves ideais, pois na maior parte do dia vc usa o 175 pois a demanda é baixa, nos horarios de maior demanda usa o 190 ou até o 195... consequentemente vc terá uma malha flexivel de acordo com a demanda, e varias frequencias, quem ganha é o passageiro e a empresa...

Concordo que a Varig deveria utilizar estes B757 para rotas no Nordeste, e até América Latina... e não na Ponte Aérea
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Note que a GOL está pretendendo usar 738 com configuracao de 188 PAX e a TAM A320.

Logo parece que há demanda...
Spetsnaz escreveu:
Na época do Pool da ponte aérea, talvez o B757 teria sido eficiente, hoje em dia, com a TAM operando A319, a Gol B7377 e daqui a pouco a Ocean com F100, os B7373 da Varig são mais doque o suficiente para suprir a demanda e ao mesmo tempo o grande numero de frequencias.

A minha idéia para um mercado como a ponte SP-RJ é a seguinte, quanto maior a oferta de assentosxkm, menor a quantidade de frequencias para poder lucrar, quanto menor a oferta de assentosxkm maior a quantidade de frequencias e maior o lucro, pois a ocupação irá aumentar e ao mesmo tempo você terá mais frequencias para os pax.

Na minha idéia de mercado para a ponte o Embraer 175 e o 190 são as aeronaves ideais, pois na maior parte do dia vc usa o 175 pois a demanda é baixa, nos horarios de maior demanda usa o 190 ou até o 195... consequentemente vc terá uma malha flexivel de acordo com a demanda, e varias frequencias, quem ganha é o passageiro e a empresa...

Concordo que a Varig deveria utilizar estes B757 para rotas no Nordeste, e até América Latina... e não na Ponte Aérea
Spetsnaz
CMTE.
CMTE.

Mensagem por Spetsnaz »

ppjr escreveu:O cara ficou de dar maiores detalhes. o fato é que dia 1/6 chega um 757 novo para a RG, por volta do dia 8/6 chega outro. Ao que indica vem configurado em uma unica classe com 192 PAX

A GOL pretende operar com 738 LIP que comporta muito mais PAX que os atuais 733 da RG

O PAX que voa RG tem um perfil diferente do que voa GOL portanto uma oferta maior na ponte pode ser muito útil agora.
A TAM já tem varios A320 LIP em operação faz bastante tempo já e só esperando a homologação para operar no SDU e os da Gol estão para chegar, agora imagina, a TAM não conseguiu até hoje homologar os A320LIP na ponte, e é um avião menor e adequado para a operação em pistas curtas coisa que o B757 não é tão adequado quanto. A Gol irá ofertar uns 187Y e os A320 da TAM são 168Y e futuramente 174Y, agora uma coisa é ofertar tudo isto de assento, outra é ocupar eles, durante quase todo o dia tirando sexta e véspera de feriado, a ocupação é de 60, 70 pax... só de noite a demanda é suficiente para viabilizar a utilização de um 7378 ou um A320... acredito eu que esta é a idéia de TAM e agora da Gol... operar com as aeronaves maiores .. em horarios e dias de alta demanda... e não sempre... a Varig não pode ficar brincando de usar o B757 só alguns dias ou em parte do dia... ela não tem aeronave suficiente para isso e nem flexibilização para isso.. na minha opinião usar um B757 (ainda não homologado) e ainda por cima ter 192Y para um mercado como a ponte aérea, nem sexta-feira deve lotar a aeronave.
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Eu lembro de um curto período de tempo que ela usou o E145 para dar a oportunidade ao pessoal do RJ e SP de conhecer o aviao da Embraer.

Eu mesmo as unicas vezes que voei em jato Embraer no Brasil foi na Ponte-Aerea.

Acho que o 757, além de gerar uma esteira de turbulencia grande, vai fazer barulho de Marketing e ouvi de um consultor de marketing que isso seria para "mostrar poder de fogo"
Spetsnaz escreveu:
ppjr escreveu:O cara ficou de dar maiores detalhes. o fato é que dia 1/6 chega um 757 novo para a RG, por volta do dia 8/6 chega outro. Ao que indica vem configurado em uma unica classe com 192 PAX

A TAM já tem varios A320 LIP em operação faz bastante tempo já e só esperando a homologação para operar no SDU e os da Gol estão para chegar, agora imagina, a TAM não conseguiu até hoje homologar os A320LIP na ponte, e é um avião menor e adequado para a operação em pistas curtas coisa que o B757 não é tão adequado quanto. A Gol irá ofertar uns 187Y e os A320 da TAM são 168Y e futuramente 174Y, agora uma coisa é ofertar tudo isto de assento, outra é ocupar eles, durante quase todo o dia tirando sexta e véspera de feriado, a ocupação é de 60, 70 pax... só de noite a demanda é suficiente para viabilizar a utilização de um 7378 ou um A320... acredito eu que esta é a idéia de TAM e agora da Gol... operar com as aeronaves maiores .. em horarios e dias de alta demanda... e não sempre... a Varig não pode ficar brincando de usar o B757 só alguns dias ou em parte do dia... ela não tem aeronave suficiente para isso e nem flexibilização para isso.. na minha opinião usar um B757 (ainda não homologado) e ainda por cima ter 192Y para um mercado como a ponte aérea, nem sexta-feira deve lotar a aeronave.
Sandro
MASTER
MASTER

Mensagem por Sandro »

só se for Congonhas Galeão!!
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Sandro escreveu:só se for Congonhas Galeão!!
Já foi discutido amplamente aqui que pode operar no SDU
Spetsnaz
CMTE.
CMTE.

Mensagem por Spetsnaz »

ppjr escreveu:Eu lembro de um curto período de tempo que ela usou o E145 para dar a oportunidade ao pessoal do RJ e SP de conhecer o aviao da Embraer.

Acho que o 757, além de gerar uma esteira de turbulencia grande, vai fazer barulho de Marketing e ouvi de um consultor de marketing que isso seria para "mostrar poder de fogo"
Foi até legal vc lembrar dos "Jet Class", a Rio Sul utilizou os 145 (50Y)exatamente nos Sábados, aonde a demanda da Ponte é MUITO baixa, essa flexibilização de frota que a ideal para a ponte aérea.. a Varig conseguia fazer isso com os 737 e 145... a idéia dos LIP na minha visão é exatamente ter esse tipo de flexibilização .. aonde demanda baixa/normal continua utilizando os A319/B7377 e alta demanda usa os A320/B7378 LIP .... usar o B757 o dia todo é prejuizo na certa... ele é muito grande, muito beberrão e iria operar com restrição... não tem sentido.. é melhor colocar ele em uma rota aonde ele consiga operar a pleno vapor.. uma rota aonde vc utilize 100% da capacidade da aeronave..

Quando surgiu o boato dos 757 operando na Ponte (isso já faz quase 1 ano) .. a idéia era de marketing mesmo.. para divulgar a aeronave que é desconhecida no Brasil para o publico... e é claro mostrar que a Varig ainda pode.. imagina um B757 do tamanho que ele é operando em CGH.. mas como eu disse.. até hoje nem vi o B757 pousar (tirando os Presidenciais que vivem por aqui)
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Spetsnaz:

O 757 pode cumprir por exemplo o trecho:
GRU-FOR-GRU-SDU-CGH-SDU-GRU

Nao precisa ficar o dia inteiro na ponte.

Antes que critiquem a rota que eu inventei só um exemplo
Spetsnaz escreveu:
ppjr escreveu:Eu lembro de um curto período de tempo que ela usou o E145 para dar a oportunidade ao pessoal do RJ e SP de conhecer o aviao da Embraer.

Foi até legal vc lembrar dos "Jet Class", a Rio Sul utilizou os 145 (50Y)exatamente nos Sábados, aonde a demanda da Ponte é MUITO baixa, essa flexibilização de frota que a ideal para a ponte aérea.. a Varig conseguia fazer isso com os 737 e 145... a idéia dos LIP na minha visão é exatamente ter esse tipo de flexibilização .. aonde demanda baixa/normal continua utilizando os A319/B7377 e alta demanda usa os A320/B7378 LIP .... usar o B757 o dia todo é prejuizo na certa... ele é muito grande, muito beberrão e iria operar com restrição... não tem sentido.. é melhor colocar ele em uma rota aonde ele consiga operar a pleno vapor.. uma rota aonde vc utilize 100% da capacidade da aeronave..

Quando surgiu o boato dos 757 operando na Ponte (isso já faz quase 1 ano) .. a idéia era de marketing mesmo.. para divulgar a aeronave que é desconhecida no Brasil para o publico... e é claro mostrar que a Varig ainda pode.. imagina um B757 do tamanho que ele é operando em CGH.. mas como eu disse.. até hoje nem vi o B757 pousar (tirando os Presidenciais que vivem por aqui)
Spetsnaz
CMTE.
CMTE.

Mensagem por Spetsnaz »

Só lembrando que a Gol com seus B738, se chover eles não conseguem operar em plena capacidade em CGH (nem na pista principal.. na auxiliar esquece).. a TAM opera com seus A320LIP na auxiliar em CGH sem problemas.. inclusive o A320 normal também opera na auxiliar em CGH..

Talvez os B738LIP da Gol sejam até para viabilizar a operação deles em CGH sem restrição nenhuma...
Editado pela última vez por Spetsnaz em Sex Mai 19, 2006 12:58, em um total de 1 vez.
Spetsnaz
CMTE.
CMTE.

Mensagem por Spetsnaz »

ppjr escreveu:Spetsnaz:

O 757 pode cumprir por exemplo o trecho:
GRU-FOR-GRU-SDU-CGH-SDU-GRU

Nao precisa ficar o dia inteiro na ponte.

Antes que critiquem a rota que eu inventei só um exemplo
Tipo até dá para fazer isso... porém imagina um mercado como a ponte aérea, aonde o passageiro, em sua grande maioria executivo, que precisa chegar no horario sempre... e ao mesmo tempo uma aeronave vindo o Norte, Nordeste ou até da América Latina... e detalhe pousando em GRU.. irá ter que fazer um translado para CGH, pois não pode ir de GRU para SDU.. (SDU é restrito só para CGH para as cias grandes) e isso sem passageiro, ou seja combustivel que não será pago por passageiro e sim pela empresa... e ainda assim conseguir assumir uma ponte aérea para conseguir sair no horário.. eu acho muito dificil... ainda mais com o trafego aéreo de São Paulo que é uma ***.. e ninguem consegue sair no horario quase nunca... juntando com a Coordenação da Varig que é uma descordenação total... acho que não daria muito certo..

Se fosse operar o B757 para algum destino mais longe, apartir de CGH.. por ex. FOR.. ele decolaria com restrição de peso e provavelmente teria que fazer uma escala técnica.. coisa que passageiro nenhum gosta.. passageiro quer vôo direto.
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Spetsnaz escreveu:Só lembrando que a Gol com seus B738, se chover eles não conseguem operar em plena capacidade em CGH (nem na pista principal.. na auxiliar esquece).. a TAM opera com seus A320LIP na auxiliar em CGH sem problemas.. inclusive o A320 normal também opera na auxiliar em CGH..
A320 - 117.9kN x 2 - Peso = 42,220kg
752 = 178.8kN x 2 - Peso = 57,975kg
738 = 121.4kN x 2 - Peso = 41,145kg

Peso Potencia

A320 = 179 kg / kN
738 = 170 kg / kN
752 = 162 kg / kN

Brutal a relação peso potencia do 752.
Se for com o modelo de Motor mais potente nem se fale
Sandro
MASTER
MASTER

Mensagem por Sandro »

voos de Varig\TAM\GOL, somente ponte para o SDU ele só recebe outros regionais, pequeno porte,

Sei que o 757 poderia operar la, mas acho que não vai! nao sei posso estar errado mais não seria viavel economicamente!
Spetsnaz
CMTE.
CMTE.

Mensagem por Spetsnaz »

ppjr escreveu:
Spetsnaz escreveu:Só lembrando que a Gol com seus B738, se chover eles não conseguem operar em plena capacidade em CGH (nem na pista principal.. na auxiliar esquece).. a TAM opera com seus A320LIP na auxiliar em CGH sem problemas.. inclusive o A320 normal também opera na auxiliar em CGH..
A320 - 117.9kN x 2 - Peso = 42,220kg
752 = 178.8kN x 2 - Peso = 57,975kg
738 = 121.4kN x 2 - Peso = 41,145kg

Peso Potencia

A320 = 179 kg / kN
738 = 170 kg / kN
752 = 162 kg / kN

Brutal a relação peso potencia do 752.
Se for com o modelo de Motor mais potente nem se fale
Esse peso que vc usou no calculo é o Zero Fuel Weight sem carga e pax não??

Os A320 da TAM vc pode considerar 120 kN ou 27000 lb
Os B738 da GOL se eu não me engano são 24000 lb portanto 106 kN

os B757 que estão previstos para chegarem na Varig irão ter os Rolls Royce RB211-535E4 com 193.5 kN ou 43,500 lb

Bem fortes, mas levando em consideração a aeronave full pax, adiciona na conta 75kg por passageiro e tripulação + o peso do combustivel, o B7373 da Varig decola de CGH para a ponte com 6000kg em média... o A319 para a ponte aérea decola de CGH com 8000kg em média.. o B757 provavelmente irá precisar de mais combustivel pois o motor bebe mais..
Editado pela última vez por Spetsnaz em Sex Mai 19, 2006 13:16, em um total de 1 vez.
Responder