SBBR - carta ADC errada?!?!

Seção principal do AeroFórum para troca de informações.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
DanielVS
PC
PC

SBBR - carta ADC errada?!?!

Mensagem por DanielVS »

Olhem só que curioso: de acordo com a foto em http://www.airliners.net/open.file/1040316/M/, datada de março de 2006, as cartas ADC de SBBR estão erradas.
Na foto, oberva-se que a cabeceira 11R está deslocada e que existem duas pistas de táxi de saída da pista.
Porém, na carta de dezembro de 2005, a pista está com a cabeceira deslocada e com taxiways que não existem mais.
Imagem

Já na carta de 26 de janeiro de 2006, a pista não apresenta mais o deslocamento da cabeceira, porém as taxiways estão corretamente identificadas.
Imagem
Disseram-me que na última revisão não mudaram a ADC.
Resta a dúvida: será que nenhuma das duas cartas está correta? A correta seria uma mistura das duas?
Acho que na prática, as cartas acabam não influenciando muito, pois a 11R/29L está sendo utilizada apenas para decolagens.
Aliás, existem planos para instalação de PAPI e ILS na 11R/29L? Acho estranho usarem a 11R para decolagens, uma vez que a distância para o táxi é bem maior que para a 11L. A meu ver, pela disposição das pistas, o IDEAL seria decolagens na 11L ou 29L e pousos na 11R ou 29R.

Abraços!
RockboyDF
CMTE.
CMTE.
Contato:

Re: SBBR - carta ADC errada?!?!

Mensagem por RockboyDF »

DanielVS escreveu: A meu ver, pela disposição das pistas, o IDEAL seria decolagens na 11L ou 29L e pousos na 11R ou 29R.
Abraços!

Era o que eu também imaginava que fosse acontecer...

Apesar de que há testemunhas de pouso na 11R, ehehehe

Abraços!
Leonardo Vasconcelos- SBBR
marcato
CMTE.
CMTE.
Contato:

Re: SBBR - carta ADC errada?!?!

Mensagem por marcato »

De fato a carta mais correta é a de 26 de Janeiro, já que a de 22 de Dezembro saiu com a planta do plano Diretor e não da situação atual.
Pra variar até a ADC corrigida veio com erros justamente na cabeceira deslocada.

Infelizmente quando o assunto são cartas ADC o trabalho da DECEA é bastante deficiente.
Fernando Marcato

Imagem
Marco SBCT
MASTER
MASTER

Mensagem por Marco SBCT »

Nas RMK deve aparecer as cabeceira deslocada.
Pergunta que não cala: de quem é o pátio 2 ?
Marco A Moraes
SBBI/SBCT
RockboyDF
CMTE.
CMTE.
Contato:

Mensagem por RockboyDF »

Marco SBCT escreveu:Nas RMK deve aparecer as cabeceira deslocada.
Pergunta que não cala: de quem é o pátio 2 ?

Ele fica de frente pro VI Comar, exatamente diante do prédio do auditório do CENIPA. Mas nunca tem avião ali, nem militar, nem civil. É um pátio bem visível durante a decolagem pela 11L, para quem senta do lado esquerdo do avião...
Creio que seja um local usado quando por algum motivo todos os outros pátios estiverem ocupados...
Marco SBCT
MASTER
MASTER

Mensagem por Marco SBCT »

Muuuit tempo atrás era do ET 6, com a travessia do ETA 6 ficando ao lado GTE , o certo pois as missões são semelhantes, o pátio 2 ficou abandonado, então .
Marco A Moraes
SBBI/SBCT
GuinhoBSB
PC
PC
Contato:

Mensagem por GuinhoBSB »

Não tão abandonado. De vez em quando param uns Hercules por lá. :wink:

Aliás, as fundações do segundo viaduto já estão prontas. E ontem estavam fazendo um asfaltamento lá na rwy 11R/29L, provavelmente da taxiway do segundo viaduto.
Rodrigo Conte
Brasilia - DF

Minhas Fotos: JetPhotos.net - PlanePictures.net - MyAviation.net
RockboyDF
CMTE.
CMTE.
Contato:

Mensagem por RockboyDF »

Rodrigo, as aeronaves ainda estão fazendo backtrack para decolar da 29L ou já está pronto o acesso direto?
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

a última vez que passei por lá estavam mexendo na taxiway pra 29L, ela estava interditada. logo-logo deve tá aberta.
Agora quando temos que decolar pela 11R é uma tristeza... se o vôo for Brasília-Goiânia acho q demora mais o táxi que o vôo propriamente dito.. rsrs.. é passar por BSB e ter atraso na certa...

Abraço
RockboyDF
CMTE.
CMTE.
Contato:

Mensagem por RockboyDF »

asnomalon escreveu:a última vez que passei por lá estavam mexendo na taxiway pra 29L, ela estava interditada. logo-logo deve tá aberta.
Agora quando temos que decolar pela 11R é uma tristeza... se o vôo for Brasília-Goiânia acho q demora mais o táxi que o vôo propriamente dito.. rsrs.. é passar por BSB e ter atraso na certa...

Abraço
ahahah

É por isso que o taxi para a 11R ta sendo feito a 1000 por hora. Tinha um A320 dia desses que se pudesse apertava a buzina pra sairem da frente. :lol:

Em tempo: vi duas decolagens quase simultâneas pela primeira e única vez na semana retrasada: um ATR da Total pela 11L e um 737-700 da Gol pela 11R. O Total não fez o procedimento de ruído e virou à esquerda; o Gol seguiu para o sul (direita). Creio que os controladores estejam em preparação para esse tipo de operação em Brasília. Alguém sabe mais?
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Rockboy, o ATR não é obrigado a efetuar o abatimento de ruído porque ele é um Turbo-hélice. O procedimento é só para aeronaves à reação. Então, nessa decolagem que você viu, um curvou à esquerda e o outro à direita, dando a separação necessária depois.

Abraço.
RockboyDF
CMTE.
CMTE.
Contato:

Mensagem por RockboyDF »

Valeu pela explicação, Ricardo! :wink:
Anonymous

Pista 29L, 11R um tapete.

Mensagem por Anonymous »

Dia desses pousamos na 29L , e a pista é um tapete,apesar do slope variavel ,aliás tanto pra decolagem ou pouso a 11R , 29L é uma maravilha. Se tiver uma boa manutenção vai durar,mas como estamos no Varonil,tudo é possível.

E cabeceira deslocada na 11R para pouso é uma das coisas mais imbecis que tenho visto desde que comecei a voar na década de 80.
Impressionante como a força política de alguns cria situações como essas. @#&$@#)#*_ bom deixa pra lá.Essa história tem diversos lados e a maioria deles cheio de dinheiro no bolso.

PS: Cuidado ao taxiar a noite para a 11R,rss deixa as janelas fechadas,pois podem levar seu relógio ou celular, de tão esmo que é o lugar,.rs
Responder