Página 1 de 1

3 tipos de portas nos bagageiros do F100

Enviado: Sáb Jan 15, 2005 16:19
por Anonymous
A Tam devolveu muitos dos seus F100, antes ela tinha modelos com 3 configurações da abertura dos bagageiros: para fora para cima( como nos A320/19) , para fora e para baixo, e para dentro e para cima (como nos 737). A Fokker não sabia mesmo se decidir! Por que ela foi trocando os tipos de portas dos bagageiros? que eu me lembre nunca houve um acidente com o F100 relacionado com as tampas dos bagageiros. ( não se pode dizer o mesmo da porta do bagageiro traseiro dos DC-10). Ou essa era uma opção da compainha que encomendava os F100?

Enviado: Dom Jan 16, 2005 10:39
por osmair
A credito que seja por opção. A Fokker deve ter colocado as portas de acordo com a encomenda de cada empresa.l Daí esta mistura de tipos.

Enviado: Dom Jan 16, 2005 11:50
por marcos felipe
sobre os acidentes com as portas dos bagageiros dos f100 houve sim um acidente em recife nao me recordo o ano.a porta destravou na hora da decolagem fazendo com que os passageiros tomassem outro f100.esta aeronave tambem teve problemas no taxi em recife pois o sistema que pressuriza o compartimento falhou e nao respondia assim quando o trator empurrou a aeronave para o taxi a porta abriu e bateu com tanta força no chao que chamarao os bombeiros do aeroporto.as duas aeronaves eram da tam. :( :twisted: :wink:

Enviado: Dom Jan 16, 2005 12:21
por ThiagoPM
Rodrigo, essa porta pra dentro eu não conheço, pelo menos na TAM nenhuma aeronave possui, inclusive acho que ela não exista, porque o porão dos Fokkers não eh muito grande e se for colocar uma porta pra dentro inutiliza um espaço muito grande.
Em relação aos vários tipos de portas, uma coisa é certa, não foi indecisão da Fokker. As aeronaves com a porta pra cima possuem a porta com uma largura maior, possibilitando a entrada de grandes volumes no porão, já as aeronaves com porta pra baixo são menores e possibilitam uma maior utilização dos porões. Não conheço outras vantagens/benefícios de cada tipo de porta, a princípio é isso, já a escolha de cada tipo de porta foram dos compradores das aeronaves.

Quanto aos incidentes com portas de porão dos Fokker 100, nunca ouvi alguma devido problema com a porta, o que mais ocorre é o funcionário não travar a porta corretamente. Agora essa história de que a porta do porão abriu e bateu violentamente no chão não tem nada a ver, justamente porque a porta não encosta no chão, a não ser que arrancaram ela. Vale ressaltar tb que somente os porões dianteiros do Fokker são pressurizados e a pressurização não é independente, ou seja eh o mesmo sistema que pressuriza a cabine dos passageiros, os traseiros não possuem circulação de ar quando estão fechados.
Abração,