[HOT] VARIG VENDIDA
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- Maurício
- MASTER
- Mensagens: 1968
- Registrado em: Dom Dez 19, 2004 16:10
- Localização: Belo Horizonte - MG
[HOT] VARIG VENDIDA
A Varig, nesta sexta-feira, fechou acordo para a sua venda à VarigLog (Volo do Brasil) por US$ 400 milhões. Porém, falta ainda a aprovação da Anac.
Fonte: Terra
E se essa criar obstáculos ??? Mas acredito que não!
Maurício.
Fonte: Terra
E se essa criar obstáculos ??? Mas acredito que não!
Maurício.
-
- PC
- Mensagens: 128
- Registrado em: Seg Dez 20, 2004 07:44
- Localização: São Paulo SP
Se for impedida,estará caracterizada a má vontade. Tomara que dêe tudo certo pois nós precisamos daVARIG,TAM ,GOL, BRA,OCEAN AIR e quem mais vier por aí para termos uma aviação forte e competitiva.Foi muito triste ir à GRU ontem e observar pouquíssimos vôos da VARIG.Vale dizer que o aeroporto estava mais internacional do que nunca.Força VARIG.
Ortiz.
Diretoria da Varig aceita proposta de US$ 400 milhões
Essa oferta amplia em US$ 50 milhões a proposta anterior, feita em 9 de abril, e incorpora, segundo a Varig, algumas sugestões das partes envolvidas nas negociações
Nilson Brandão Junior
Rio de Janeiro - A diretoria da Varig decidiu recomendar ao Conselho de Administração da empresa que aceite, para posterior aprovação dos credores, a nova proposta de compra apresentada ontem pela Varig Log. A oferta, de US$ 400 milhões, amplia em US$ 50 milhões a proposta anterior, feita em 9 de abril, e incorpora, segundo a Varig, algumas sugestões das partes envolvidas nas negociações.
Segundo apurou o Estado, as discussões sobre como equacionar o endividamento anterior da companhia com as dívidas correntes da Varig estiveram no centro das negociações. Executivos das duas empresas confirmaram que este era um dos pontos mais importantes. De acordo com comunicado distribuído no fim da noite de ontem, a diretoria da Varig encara essa proposta de compra como uma "solução de mercado" para recuperar a companhia.
Ontem, os funcionários da Varig assinaram protocolo de entendimento concordando com o corte de pessoal e redução salarial de 30%, conforme o plano emergencial da consultoria americana Alvarez & Marsal. O quadro da empresa deverá cair de 9,8 mil funcionários ativos para 6,9 mil - uma redução de 2,9 mil pessoas. A decisão foi considerada "histórica" entre lideranças sindicais.
"Os trabalhadores não vão impedir que a empresa tenha o tamanho adequado à sua operação atual, desde que seja dentro das regras trabalhistas", disse o vice-presidente do Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA), Gelson Fochesato. Presidente da Associação de Pilotos da Varig (Apvar) de 1991 a 2001, ele disse que nunca havia sido feito um acordo desse tipo.
Desde o ano passado, o peso da companhia no mercado diminui. A Varig voa hoje com 54 dos 71 aviões da frota e ocupa 19% do mercado doméstico e 70% dos vôos internacionais feitos por empresas nacionais. Com o enxugamento, a relação empregados por avião, em 182, cairá para algo perto 120. O acordo foi definido em reunião ontem na sede da empresa. As demissões serão precedidas da abertura de novos planos de demissão voluntária e aposentadoria incentivada.
"É duro dizer. Ou fecha a Varig ou ela é salva com menos emprego", disse a presidente do Sindicato Nacional dos Aeroviários, Selma Balbino. Segundo ela, os administradores judiciais na empresa alertaram para o risco de falência, caso os envolvidos no processo não fizessem um esforço. "Assinamos e dissemos que não será por isso que a Varig vai parar."
Selma informou ainda que a reunião de ontem foi sugerida pela 8ª Vara Empresarial, onde corre o processo de recuperação judicial da Varig, em reunião realizada na quarta-feira com as partes envolvidas.
Essa oferta amplia em US$ 50 milhões a proposta anterior, feita em 9 de abril, e incorpora, segundo a Varig, algumas sugestões das partes envolvidas nas negociações
Nilson Brandão Junior
Rio de Janeiro - A diretoria da Varig decidiu recomendar ao Conselho de Administração da empresa que aceite, para posterior aprovação dos credores, a nova proposta de compra apresentada ontem pela Varig Log. A oferta, de US$ 400 milhões, amplia em US$ 50 milhões a proposta anterior, feita em 9 de abril, e incorpora, segundo a Varig, algumas sugestões das partes envolvidas nas negociações.
Segundo apurou o Estado, as discussões sobre como equacionar o endividamento anterior da companhia com as dívidas correntes da Varig estiveram no centro das negociações. Executivos das duas empresas confirmaram que este era um dos pontos mais importantes. De acordo com comunicado distribuído no fim da noite de ontem, a diretoria da Varig encara essa proposta de compra como uma "solução de mercado" para recuperar a companhia.
Ontem, os funcionários da Varig assinaram protocolo de entendimento concordando com o corte de pessoal e redução salarial de 30%, conforme o plano emergencial da consultoria americana Alvarez & Marsal. O quadro da empresa deverá cair de 9,8 mil funcionários ativos para 6,9 mil - uma redução de 2,9 mil pessoas. A decisão foi considerada "histórica" entre lideranças sindicais.
"Os trabalhadores não vão impedir que a empresa tenha o tamanho adequado à sua operação atual, desde que seja dentro das regras trabalhistas", disse o vice-presidente do Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA), Gelson Fochesato. Presidente da Associação de Pilotos da Varig (Apvar) de 1991 a 2001, ele disse que nunca havia sido feito um acordo desse tipo.
Desde o ano passado, o peso da companhia no mercado diminui. A Varig voa hoje com 54 dos 71 aviões da frota e ocupa 19% do mercado doméstico e 70% dos vôos internacionais feitos por empresas nacionais. Com o enxugamento, a relação empregados por avião, em 182, cairá para algo perto 120. O acordo foi definido em reunião ontem na sede da empresa. As demissões serão precedidas da abertura de novos planos de demissão voluntária e aposentadoria incentivada.
"É duro dizer. Ou fecha a Varig ou ela é salva com menos emprego", disse a presidente do Sindicato Nacional dos Aeroviários, Selma Balbino. Segundo ela, os administradores judiciais na empresa alertaram para o risco de falência, caso os envolvidos no processo não fizessem um esforço. "Assinamos e dissemos que não será por isso que a Varig vai parar."
Selma informou ainda que a reunião de ontem foi sugerida pela 8ª Vara Empresarial, onde corre o processo de recuperação judicial da Varig, em reunião realizada na quarta-feira com as partes envolvidas.
- Maurício
- MASTER
- Mensagens: 1968
- Registrado em: Dom Dez 19, 2004 16:10
- Localização: Belo Horizonte - MG
Com a venda se concretizando através da concordância dos envolvidos e havendo um "enxugamento" de frota (devoluções previstas) e de pessoal, com aposentadorias e Programa de Demissão Voluntária (já anunciadas) é muito provável que a Varig se recupere com estas medidas de adequação aos novos tempos e volte a ocupar, em um médio prazo, o seu devido lugar de destaque na aviação mundial. De onde nunca deveria ter saído.
Prá frente VARIG!!!
Maurício.
Prá frente VARIG!!!
Maurício.
A grande questão é: quantas opções, quantas saídas estão na manga dos credores? Eis a questão! Considerando que o "maior", o governo, já sentenciou:..." o tiro de misericórdia na empresa". Portanto, está é a maior ou talvez a unica proposta, sendo assim, para ou avança. Esta é a dura realidade...
Edu
Edu
Os credores podem não estar muito amistosos, mas ou ele aceitam negociar e receber aos poucos ou podem não receber nada caso a Varig vá a falência. É mais fácil eles aceitarem, pois o prejuizo deles seria muito grande. Só espero que caso esta venda se concretize, a Fundação saia definitivamente de cena e seja extinta da mesma forma que está sendo extinto o Aerus. E principalmente que todos os seus gestores desde 1991 sejam profundamente investigados. Podem ter certeza, vai aparecer muita coisa.Diego - BHZ escreveu:Ih até todo mundo aceitar pra concluir essa venda vai demorar .. isso se os credores toparem. Não andam muito amistosos.
Abraço
Um abraço do gordo!!!!
osmaircassio@hotmail.com
"A educação de um povo se avalia pelo modo como se tratam os animais."
Alexander Von Humboldt
osmaircassio@hotmail.com
"A educação de um povo se avalia pelo modo como se tratam os animais."
Alexander Von Humboldt
Osmair. É isso aí. Se não aceitarem, ou aparecer alguem contrariado..bem, aí tem, é aí tem dente de coelho. É o que assistiremos a seguir. Pode ter certeza que muitos e muitos não querem a continuidade da Estrela Brasileira. alguém assumir é desespero para alguns...,observem o que vai rolar.
Edu
Edu
Editado pela última vez por edu em Sáb Abr 15, 2006 01:02, em um total de 1 vez.
Pelo que sei a proposta ainda é igual as outras, dividir a Varig em duas partes, a parte boa, e a parte ruim, endividada.
A VarigLog assumiria a parte boa. Os credores ficariam com a parte ruim.
Este tipo de proposta já não foi aceita antes, pois ainda deixa os credores na mão.
Vamos verno que vair dar.
Sds,
Vector
A VarigLog assumiria a parte boa. Os credores ficariam com a parte ruim.
Este tipo de proposta já não foi aceita antes, pois ainda deixa os credores na mão.
Vamos verno que vair dar.
Sds,
Vector
Os 400 milhões vão para quem? Para aqueles que na verdade são responsáveis pela situação lamentável que a empresa se encontra?Será que sairão ilesos dessa com seu patrimônio resguradado como o Canhedo e o Cipriani? Mesmo depois de tudo que fizeram inclusive subter por várias vezes os funcionários à humilhação de ter os seus salários atrasados?
Simplificando, os 400 mi vão para o caixa da atual da varig, ou seja proposta pública não pode desaparecer esta quantia. Assim sendo, para sanar dívidas, dispõe tecnicamente deste valor, ou seja, rateado proporcional para cada um. Friamente, se for a falência, tem o que mesmo????Todo o ativo é arrendado. A marca sim, esta tem valor enorme. Pórem as rotas internacionais, morrem junto com a empresa. Assim sendo....
Edu
Edu