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Cost Index Cias Brasileiras

Enviado: Ter Abr 11, 2006 10:15
por José Eduardo - SBPA
Caros Amigos

O único CI que sei é o usado pela GOL nos 737-700, que é 25 (fui informado pelo próprio copila do vôo).

Porém, gostaria de saber se nos 737-800 também é usado 25??

E nos Airbus da TAM??

E nos 737-300 Varig e Gol??

Abraço.

Eduardo

Enviado: Ter Abr 11, 2006 10:26
por Anonymous

CI no FMC

Enviado: Ter Abr 11, 2006 12:55
por Constellation
Caro ppjr,

Eu acho que o José Eduardo quer saber o Cost Index que é inserido no FMS/FMC dos aviões antes de cada vôo. O alto clero da empresa é que vai determinar isso, através da análise de tabelas como as mostradas nos teus links. O comandante vai inserir o resultado no FMS, determinando o desempenho da aeronave. Nesse caso, o CI 25 importanta sim, pois é o resultado prático de todas aquelas tabelas e cálculos. Eu também tenho a mesma curiosidade dele. Quem souber, por favor, se manifeste.

Um abraço.

Enviado: Ter Abr 11, 2006 13:19
por Tupolev
Na Varig o CI dos 737-300/400/500 era 25. O dos 737-700/800 era 50. O 738 na China Airlines usa CI 40 e o B744 tambem na CAL usa 85.
A Varig passou a usar (acho que tem uns 3 anos) o CI diferenciado, ou seja, no plano de voo vinha, entre outros dados, o CI a ser utilizado naquele voo. Levava em conta varios fatores, como custo da tripulacao, combustivel, vento, etc..

Abraco,
Tupolev

Como funciona o CI?

Enviado: Ter Abr 11, 2006 13:59
por Constellation
Caros amigos,

Eu sei que, ao inserir um CI de número mais alto, o desempenho do avião programado no FMS permite maior velocidade e maior consumo, e, ao inserir um número mais baixo, uma menor velocidade e um menor consumo.

Como é que se chega a esses índices, na prática? Quais são os índices limite. Alguém sabe quais são os CI utilizados pela TAM, KLM e British?

Um abraço.

Enviado: Ter Abr 11, 2006 14:28
por Tupolev
No B744 o range vai de 0 (maximum range) ate 9999 (minimum time). O CI 0 nao leva em conta o tempo, so o range. E o CI 9999 trabalha nos limites de velocidade do aviao.
Abraco,
Tupolev

Ola!!!

Enviado: Ter Abr 11, 2006 16:14
por Anonymous
GOL
737-300/700/800
C.I-25
Abraco

Enviado: Ter Abr 11, 2006 19:21
por José Eduardo - SBPA
Caro ppjr

Valeu os links, mas realmente me refiro ao CI do FMS.

Grato aos amigos pelas respostas.

Alguém sabe o usado pela TAM?

Abraço.

Eduardo

Enviado: Qua Abr 12, 2006 09:46
por Rodrigo Egas
Como o Tupolev mesmo escreveu, a RG atualmente utiliza o CI variável por etapa. Em cada tracho a navegaçao SITA mostra o index recomendado para aquela rota, naquele dia. A variaçao é bem pequena e geralmente fica entre 20 e 25.

sds

Rodrigo Egas