Número de vôos cresce e ‘manobras arriscadas’ assustam vizin

Notícias e artigos retirados da mídia em geral.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Avatar do usuário
Marcelo Areias
MASTER
MASTER
Mensagens: 3373
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 08:15
Localização: Jundiaí-SP

Número de vôos cresce e ‘manobras arriscadas’ assustam vizin

Mensagem por Marcelo Areias »

Número de vôos cresce e ‘manobras arriscadas’ assustam vizinhos
Suzana Julião
Bom-dia São José do Rio Preto


O aumento do número de vôos diários e a falta de torre de controle assustam os moradores vizinhos do aeroporto de Rio Preto. Nos últimos 12 meses, o número de pousos e decolagens diários das companhias aéreas saltou de 14 para 22.

Neste período, também aumentou o número de companhias que prestam serviço na cidade. Antes era apenas a TAM, que hoje concorre com as empresas Gol e a Passaredo. A falta de torre de controle para aumentar a segurança nos pousos e decolagens também é motivo de preocupação para os bairros localizados perto da pista.

Segundo informação da administração do aeroporto, diariamente são pelo menos 22 procedimentos realizados pelas companhias aéreas que fazem vôos regulares. Em março do ano passado, eram 14 procedimentos realizados apenas pela TAM. No mesmo período deste ano, o número foi acrescido pelas operações da Gol (6) e da Passaredo (2).

Além disso, há ainda os aviões de pequeno e médio portes que operam no aeroporto. Para os moradores, eles também representam transtorno e risco. O médico Marino Ribeiro Rossi, do Alto Rio Preto, reclama e diz que já presenciou seis “manobras arriscadas” feitas pelos pilotos.

Disse que já testemunhou aviões de médio e grande portes fora da rota normal de vôo e de aterrissagem, sendo necessário adotar o arremetimento. “Essas manobras perigosas provocam sustos e medos inesperados.” Rossi diz que, por falta da torre, os pilotos às vezes ficam “sem aparelhos para orientá-los, principalmente à noite ou quando o tempo está fechado ou chuvoso.”

O médico relata que no dia 21 de fevereiro, às 13h30, uma aeronave de uma companhia aérea quase chocou-se com as casas quando fazia um arremetimento. “Voava muito baixo sobre o bairro Alto Rio Preto. Foi um susto”, lembra.

O arremetimento é feito quando o piloto não tem teto adequado para pousar com segurança. Neste caso, ele “aborta” o vôo e inicia um novo procedimento.

Depressão

Pessoas que moram na rota dos aviões, perto da cabeceira da pista, revelam que estão com depressão por causa do medo de acidentes. A dona-de-casa Vera Correa da Silva, do Jardim Aeroporto, disse que os aviões “quase tocam” nas antenas de TV.

“O barulho é infernal. Já não estamos suportando mais.” Segundo a dona-de-casaLarissa Rodrigues Ferreira Romeiro, as portas chegam a vibrar quando as aeronaves passam sobre sua casa.

Quem não está preocupado com as manobras das aeronaves é o aposentado Manji Iwassa. “Só sei que os aviões passam aqui por cima”, diz, demonstrando tranqüilidade. A população pede às autoridades instrumentos adequados para prevenir acidentes aéreos, como a torre.


Aeroporto opera sem torre

O aeroporto de Rio Preto ainda não tem torre de controle para aumentar a segurança dos pousos e decolagens das aeronaves. As comunicações feitas entre os pilotos e operadores, no aeroporto, são por meio de rádio. O sistema é limitado, principalmente quando está chovendo e à noite.

Um funcionário do aeroporto, que pediu para não ser identificado, confirmou ao BOM DIA que o rádio “restringe a visibilidade.” A torre de controle, de acordo com ele, daria mais segurança porque o operador tem 360º de visibilidade durante os procedimentos de pousos e decolagens.

A torre é reivindicada ao Estado para aumentar a segurança no aeroporto desde 2004, mas não há previsão para ser instalada. O Daesp (Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo) disse que não foi registrada nenhuma manobra arriscada, como relatam os moradores.

A assessoria de imprensa do órgão informou que todos os procedimentos de vôos estão dentro das normas de segurança. Disse que o arremetimento faz parte das regras de segurança.

Com relação à torre, o Daesp afirma que depende de uma vistoria técnica do DCEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo), órgão ligado ao comando da Aeronáutica, no Rio de Janeiro, para saber se a torre realmente é necessária.

O BOM DIA entrou em contato com o DCEA e foi informado de que não há pedido para vistoriar o aeroporto de Rio Preto. Informou que a prefeitura pode fazer o pedido.
O gabinete do prefeito informou que vai enviar ofício para o DCEA. O investimento para a torre deve chegar a R$ 4 milhões e é feito pelo Daesp.

16/3/2006 Venâncio de Melo
_________________
Marcelo Areias
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Inacreditável...
O repórter tomou o depoimento de um médico perito em assuntos aeronáuticos!?
O que será que o Dr. Rossi diria se um jornal me entrevistasse a respeito dos procedimentos cirúrgicos dele?

Dá vontade de fechar o aeroporto e deixar esse médico viajando de Cometa e Itamaraty.

Vergonhoso
Afonso
Moderador
Moderador
Mensagens: 2787
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 09:06
Localização: São José dos Pinhais - Pr

Mensagem por Afonso »

Arremetimento essa forçou a amizade né :lol:

E a visão da torre é de 360 graus.
Uéé e quem vai pousar o avião é a torre?

Para que eu quero descer :roll:
_________________
Imagem
Phenom
MASTER
MASTER
Mensagens: 1768
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 15:47

Mensagem por Phenom »

Hehehe. Isso me lembrou as seção da câmara dos deputados aqui sobre o possível fechamento de PLU há um tempo. Teve os mesmos tópicos engraçados, como manobras perigosas, aviões cada vez mais baixos (fico pensando o que será da aviação no futuro), pessoas com atrofia cerebral causada pelo ruído, etc, etc.

Abraço
joaodemelo
PP
PP
Mensagens: 26
Registrado em: Ter Out 04, 2005 15:00
Localização: Bahrain

Mensagem por joaodemelo »

"Arremetimentos", "sustos e medos inesperados"? Que e isso omi!
Avatar do usuário
Constellation
Moderador
Moderador
Mensagens: 3086
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 09:05
Localização: Londrina

Quanta barbaridade, gente...

Mensagem por Constellation »

Caros amigos,

Eu já me cansei de ver a imprensa falar bobagem e asneiras a respeito de aviação, quando não tem má fé pura...

Tá certo que o repórter não é obrigado a entender de aviação, mas o cara deveria saber pelo menos quem consultar, para não falar bobagem. Aqui em Londrina, eu passei emails para os jornais e TVs me oferecendo para explicar alguma coisa, sanar dúvidas, que estou na aviação há 14 anos. Sabem quantas vezes pediram minha ajuda? NENHUMA VEZ!! E continuam falando m....

Um episódio que eu me lembro, foi o Jornal Nacional falando das "vítimas" do acidente da TAM. Pelo o que pude entender, eram alguns parentes de pax falecidos no acidente do MRK querendo se aposentar por conta do "coitadinho" do parente morto por culpa da TAM. Bem, falaram que "até hoje, o DAC não liberou o Relatório Final do Acidente, o que está atrasando o final dos processos". Bem, como eu tinha o Relatório Final do Acidente em casa, passei um email, perguntando se eles queriam o tal relatório, para não falar mais bobagem. Sabem o que responderam: NÃO, a notícia já foi para o ar mesmo e isso não interessa.

A partir daí deixei de ver o Jornal Nacional. Não acredito em mais nada do que esses caras falam. Se falam m... em aviação, devem falar m.... em todo o resto. Em matéria de aviação, eu leio o fórum, que é onde tem fontes mais confiáveis, o cara não põe m... lá, se não é malhado de todo lado, lá dá para responder....

Agora, eu acho o Aeroporto de Ribeirão uma vergonha. Londrina e RP são cidades de porte semelhante. Londrina tem Torre de Controle desde 1962. E, embora a Infraero decepcione em outros locais (Salvador, por exemplo), aqui em Londrina, fora os preços, não tenho queixa deles não, o Aeroporto é muito bem administrado. Tem TWR, APP, ATIS, e o ILS é questão de tempo. Temos um TPS climatizado, confortável, AIS bem equipada, com pessoal sempre à disposição. Quando a Infraero vai fazer qualquer coisa, chama a comunidade inteira para opinar (inclusive eu). Mas RP parece coisa de amador, infelizmente. Sem torre...Temos a nossa há 44 anos. Pessoal de Ribeirão, apertem as autoridades. Vocês merecem coisa muito melhor...

Um abraço.
Imagem
Avatar do usuário
Tico
CMTE.
CMTE.
Mensagens: 638
Registrado em: Sex Abr 08, 2005 22:17

Só Jesus pra ter dó...

Mensagem por Tico »

Pior que isso só aquele advogado que defende as famílias do caso Mamonas Assassinas, desconhecimento total do assunto, prepotência e imparcialidade são as marcas de uma reportagem como essa.

Vergonhoso.... acho que esse repórter fez a FAFUPI - Faculdade de Funilaria e Pintura... e o médico...ai meu Deus. Eu preferiria ficar doente mesmo.

Abraços a todos

Tico
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Conheço bastante gente que mora no Alto Rio Preto, bairro ao lado do aeroporto de Rio Preto e nunca vi ninguém deprimido :D :D
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Constelation, RP tem torre sim... a reoprtagem é sobre São José do Rio Preto.
Só uma pequena confusão com os nomes (parecidos). O resto concordo contigo totalmente.
Agora, já que estão querendo melhorar a segurança do aeroporto... que tal trocar a construção da TWR por um aumento no comprimento e largura da pista? :lol: :lol: sem contar as ondulações...

Abraço!
DanielVS
PC
PC
Mensagens: 344
Registrado em: Ter Jan 11, 2005 23:42
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por DanielVS »

o rádio “restringe a visibilidade.” A torre de controle, de acordo com ele, daria mais segurança porque o operador tem 360º de visibilidade durante os procedimentos de pousos e decolagens.
Eu tenho a solução!!!
É só ele subir num poste e levar o rádio que ele terá 360 graus de visibilidade!!! :D
Responder