Página 1 de 1

Mirages da FAB

Enviado: Qua Mar 01, 2006 16:42
por Constellation
Caros amigos,

O que irá acontecer com os Mirage III da FAB, agora que foram desativados? Vão fazer companhia aos Avrinhos?

Um abraço.

Enviado: Qua Mar 01, 2006 17:04
por Marco SBCT
Constellation:
Li um comentário, na Revista Força Aérea, de que navia interessados na células dos Mirage da FAB, após desativados, iriam para algum operador remanescente.
E os Jaguares o que estão voando? Os F-5EM ?
Vi não sei onde que foram vistos vários Xavantes por lá no fim do ano, mas poderia ser só um deslocamento do 1º/4º .

Enviado: Qua Mar 01, 2006 17:07
por PR-WJI
Vale salientar que foram 32 anos, 225 pilotos de Mirage formados na FAB e 66.836:55 horas de vôo desde 27 de março de 1973, quando o avião FAB 4910 fez seu primeiro vôo no Brasil.

Seus substitutos, os doze Mirage 2000C/B comprados da França em 2005, chegarão a Anápolis a partir de 2006. Eles virão de quatro em quatro, ao fim de cada ano. Durante este período de transição, um número ainda não especificado de Xavantes, vindos do 1°/4° GAv, será cedido aos Jaguares para a manutenção das habilidades de vôo dos seus pilotos.

http://www.basemilitar.com.br/artigos/d ... /index.htm

Enviado: Qua Mar 01, 2006 18:33
por Starliner

Enviado: Qua Mar 01, 2006 18:40
por Marco SBCT
Então, José Arthur, os Xavantes que viram em Anápolis eram para ficar emprestados, como dizia o cara aquele, que país é este, que não se prepara nem para defesa adequado de seu espaço aéreo ???

Enviado: Qua Mar 01, 2006 19:42
por Operti
Os Xavantes em Anápolis são apenas para manter a qualificação dos pilotos do GDA em aeronave à reação. Quem tá fazendo a defesa aérea da capital federal é uma dupla de F-5, ficando sempre na BAAN um Zé Gaúcho (1°/14°GAv) e um Jambock/Pif-Paf (1°/1°GAvCa). As aeronaves, pilotos e equipe técnica são mantidas em sistema de rodízio, mas sempre com os dois esquadrões presentes lá no planalto.


Abraços

Enviado: Qui Mar 02, 2006 02:06
por Marco SBCT
Essa permanência destes F-5 na BAAN darão um bom exercíco de deslocamento aos Pampas e Jambocks.
Curiosidade:
A quantas anda a entrega dos F-5EM ?
E os Sauditas quando chegam?

Enviado: Qua Jun 21, 2006 13:34
por Maurício
Na pauta da reunião de hoje do Alto Comando da Aeronáutica, sob o comando do brigadeiro Luiz Carlos Bueno, está o acompanhamento das atividades em curso na Força Aérea, inclusive a chegada dos primeiros quatro Mirages, marcada, em princípio, para 19 de outubro. Nada de promoções, que serão no mês que vem.

Fonte: JB (Gilberto Amaral)

Maurício.

Lista

Enviado: Seg Jul 03, 2006 13:58
por Constellation
Caros amigos,

Alguém teria por acaso uma lista das aeronaves existentes, situação da célula e localização, talvez o destino da mesma?

Um abraço.

Enviado: Ter Jul 04, 2006 01:27
por Maurício
chegada dos primeiros quatro Mirages, marcada, em princípio, para 19 de outubro.
A nova previsão de chegada dos quatro primeiros Mirage 2000-C, de um total de 12 comprados da Força Aérea Francesa, é para dezembro. O pacote inclui também a aquisição do suprimento necessário e o treinamento de pilotos e mecânicos.
Os Mirage têm mais de 20 anos de vida útil e ficarão na Base Aérea de Anapólis. Segundo o brigadeiro do ar Delano Teixeira Menezes, a FAB escolheu só 12 aviões para o Projeto FX BR porque são caças de "defesa aérea pura", ou seja, para defender a capital. Mas podem operar em todo o território.
Entretanto, dos modelos em discussão para o Projeto FX, o avião russo Sukhoi-35 Flanker era o preferido dos pilotos. Biturbinado, com autonomia que permite voar de Anapólis à Guiana e retornar à base sem reabastecimento, é o único a ter, além do radar e dos mísseis, extremidades das turbinas móveis, o que amplia a capacidade de manobras até o limite das leis da Física. Alguns pilotos da FAB contam ter visto um desses aviões dar um cavalo-de-pau em pleno ar com o uso desse equipamento. Dos outros, destacam-se o Mirage, pelo conhecimento que já se tem e o Gripen sueco, jato pequeno e de grande maneabilidade, mas baixa autonomia.

Fonte: JB

Maurício.