VarigLog terá plano de negócios e pode mudar de nome
Agência Estado
Depois de obter, nesta semana, o aval da Justiça para a compra da VarigLog, a Volo do Brasil, subsidiária do fundo americano Matlin Patterson, vai implementar seu plano de negócios na empresa de logística e cargas da Varig. Até o fim deste ano, serão arrendados pelo menos quatro aviões que se somarão à atual frota de 16 aeronaves. Serão contratados mais de 300 tripulantes, entre pilotos e comissários, para se juntarem aos 1,5 mil funcionários da companhia, que poderá mudar de nome.
Leia abaixo o texto
Mas os planos da Volo vão além. A empresa quer se tornar "uma das maiores empresas de logística da América do Sul". Quem revela o projeto é o sócio-diretor da Volo do Brasil, o paulista Marco Antonio Audi, que também tem participações em empresas de venda de helicópteros, a HeliSolutions e a Audi Helicópteros.
A nova direção da VarigLog estuda também mudanças no nome da empresa: se aproveitará a tradição da marca da filial da Varig ou se vai mudar de bandeira, já que um dos objetivos da Volo é ser conhecida como grupo de logística. "Isso será feito, só falta definir em qual o prazo", diz o empresário.
Audi e seus sócios, Marcos Haftel e Eduardo Gallo, integrarão o Conselho de Administração da VarigLog, com mais dois conselheiros que ainda estão sendo definidos. O empresário diz que o plano para a companhia é de cinco anos. Depois desse período, afirma que poderá ampliar a atuação, adquirindo ativos ou investindo em outros negócios, desde que complementem o seu foco - a VarigLog.
"Não acho justo me chamarem de laranja (do Matlin Patterson), mas não me incomodo, pois sei quem eu sou", diz Audi, respondendo à desconfiança do mercado de que ele e seus sócios estariam encobrindo a compra da VarigLog pelo fundo americano - estrangeiros só podem ter 20% de companhia aérea brasileira.
No dia 30 de janeiro, a Justiça Federal do Rio suspendeu a compra da VarigLog, fechada cinco dias antes por US$ 42,8 milhões, por meio de liminar a favor da Docas Investimentos, do empresário Nelson Tanure. O objetivo era averiguar se a legislação aeronáutica foi respeitada e se a constituição da Volo (20% das ações são do Matlin e o restante dos sócios brasileiros) era legal. Na terça-feira, o Tribunal Regional Federal suspendeu a liminar.
Credores
Os credores da Varig estiveram reunidos ontem para acertar as últimas alterações no plano, já aprovado, de reestruturação da companhia e cuja redação final será votada hoje. Há divergências em alguns pontos, como na administração do Fundo de Investimentos em Participações (FIP) controle, a principal estrutura do projeto.
Sindicalistas se reuniriam na noite de ontem para definir se participariam da assembléia de hoje, ou se enviariam apenas seus advogados.
Moderador: Moderadores
Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
- Marcelo Areias
- MASTER