Página 1 de 2
Boeing 707 "misterioso" na BAGL
Enviado: Ter Jan 17, 2006 22:47
por Starliner
Amigos,
Visto hoje no GIG na BAGL no "cemitério" aonde estão os C-91 um 707 de cauda azul, ele tem que ter chegado entre ontem a noite e hoje de manhã.
Não tem como ver a matrícula ( se é que tem), segundo a AFA é americano e veio comprado pela FAB, acredito que para "spare parts".
Alguém acrescentaria algo?
Starliner
Enviado: Qua Jan 18, 2006 11:57
por tatsch
Acho que a demanda de kc-137 está tão grande que eles devem estar comprando mais. Quem sabe não é para fazer um futuro plano de remotorização que nem foram feitos nos KC-135 . Parece que os níveis de ruido do kc-137 ja´não são mais aceitos.
Enviado: Qua Jan 18, 2006 14:25
por luiz40
Também vi essa aeronave ontem a tarde e me pareceu um B707 da SKYMASTER, estou errado?
Luiz40
Enviado: Qua Jan 18, 2006 15:45
por Starliner
Descobri !!!!!!!
É o 707-351C c/n 19774/708 ex N383US, CN-RMC, XA-TFZ, PT-WSY, N677R e PP-BRH.
Está com o registro PP-BRH embaixo das asas e N677R na fuselagem !!!!!
Resta saber só se a FAB comprou para "spares" ou virará militar ( acho pouco provável), mas o avião está tão bonito
que daria dó vê-lo desmontado.
Starliner
Enviado: Qua Jan 18, 2006 18:50
por AeroEntusiasta
Starliner, boa noite.
Será que o FAB 2405 vem aí?!?!?! Acho difícil! Vai virar "estoque" mesmo.
Para ilustrar o tópico:
(Fonte: Airliners.net)
Autor: Mark Durbin
PT-WSY - MIA/1999
http://www.airliners.net/open.file/187164/L/
Autor: Tim Perkins
N677R - SAN ANTONIO 09/ABR/05 Basic colours Skaymaster
http://www.airliners.net/open.file/818638/L/
Enviado: Qua Jan 18, 2006 18:58
por Constellation
Acho provável que, se a FAB realmente adquiriu tal avião, é para usar como fonte de peças.
Em vista do custo de se adaptar motores realmente modernos, como CFM-56, por exemplo, acho inviável que a FAB faça isso.
Na época em que a USAF remotorizou os KC-135 (Projeto KC-135E), utilizou motores civis tipo P&W JT-3D, utilizados nos 707-300, para substituir os barulhentos e bebedores turbo-jatos daqueles aviões. Esse projeto significou a compra e desmonte de mais de 800 707 civis, por um preço de cerca de US$ 800 mil em média. Os aviões comprados foram para o AMARC de Tucson e nunca mais voaram.
Os KC-137 (707 convertidos) são realmente muito úteis na FAB, e devem permanecer em serviço por vários anos. É interessante notar que são os últimos 707 ex-Varig que ainda existem, desde que aquela sucata de Ostende foi desmanchada, ainda nas cores da Varig.
Tive a oportunidade de visitar o FAB 2401, e o avião é lindo, embora tenha "remendo" (reforço estrutural) pra tudo que é lado. Natural, tratando-se de uma aeronave de quase 37 anos de uso.
A FAB já comprou um 707 e desmanchou, para aproveitar peças. Visitei também a fuselagem que restou desse avião, que voou na British e na Brasair.
Um abraço.
Enviado: Qua Jan 18, 2006 20:01
por Starliner
A FAB usou também o CX-BNU ( mais conhecido como BNÚnico) ex Pluna
e o outro que foi mencionado acabou com a fuselagem na RG GIG para treinamento de tripulantes, coisa que nunca ocorreu e acabou sendo sucateado.
Havia um "bochicho" também de que a FAB compraria o FAP-01 que anda a venda em ASU mas não encontra comprador. Ele esteve no GIG tem algúm tempo operando um vôo para a Federação Paraguaya de Football.
Starliner
Enviado: Qui Jan 19, 2006 10:52
por Leandro Casella
Amigos
Andei "fuçando" e este 707-351C é para canibalização, não só para fornecer peças para os atuais KC, como para estoque. Outra informação é que a FAB pode adquirir este semestre dois ou três KC-137E ex AMI que estão sendo desativados em prol dos KC-767. Dizem q o negócio é de U$2 a 2.5 milhões por aeronave. Estes viriam para ser operacionais, visto serem aeronaves prontas para REVO.
Novos KC-137.
Enviado: Qui Jan 19, 2006 12:30
por Constellation
Caro Leando,
Caso se confirme a aquisição dos KC-137 da AMI, por esse preço só pode ser para aeronaves operacionais, o que eu acho ótimo. Que sejam bem vindos os FAB 2405, 2406 e 2407.
Um abraço.
Enviado: Qui Jan 19, 2006 13:03
por Convair 880-22(F)
Há dois anos ou um pouco mais, a Omega Air, esteve em negociações com a BETA para a venda desta acft. O negócio acabou não dando certo porque o D.A.C. não aprovou a papelada referente à manutenção e aos programas de ageing da mesma. Tinha, aparentemente, muita revisão, cumprimento de boletins e outras "cositas más" feitas a "caneta" A matrícula PP-BRH chegou a ser reservada junto ao D.A.C., mas, felizmente para o pessoal da BETA este grande negócio não se concretizou, pois sabidamente esta acft. estaria em condições duvidosas de vôo. Não seria utilizada como "spare plane" como costumamos chamar, mas sim em vôos normais da empresa. Já havia sido tentada a venda para a Skymaster uns tempos antes do negócio com a BETA, por isso a pintura básica da Sky nela. O D.A.C. foi firme nas duas vezes e não deixou trazerem este 707 para nenhuma delas. Agora para que seja desmanchado pela F.A.B. como "spare plane", ótimo! Que é o que vai ser realmente feito.
Saudações
Convair 880-22(F)
Enviado: Sex Jan 27, 2006 00:13
por AeroEntusiasta
Boa noite.
Uma imagem do amigo
STARLINER para ilustrar o tópico!

Enviado: Sex Jan 27, 2006 09:16
por tatsch
Em reportagem que saiu a naos atrás na Revista Força aére, os '' sucatões '', melhor, os kc-137 da FAB eram das células entre melhor estado no mundo. A reportágem dava conta ainda que a procura por aeronaves 707 para fazer uma remotorização e adequação a padrões militares seria uma tendência crescente futuramente. Há muitas células por aí.
Enviado: Seg Jan 30, 2006 17:16
por Starliner
Visto de longe hoje no PAMA SBGL, já sem a cauda e sem motores.
Starliner
Um 707 a menos
Enviado: Ter Jan 31, 2006 10:01
por Constellation
Caros amigos,
Mais um 707 que se vai, para sempre.
Um abraço.
Re: Um 707 a menos
Enviado: Ter Jan 31, 2006 12:09
por Sandro
Constellation escreveu:Caros amigos,
Mais um 707 que se vai, para sempre.
Um abraço.
uma pena!!!
Enviado: Qua Fev 01, 2006 00:02
por AeroEntusiasta
Foto: STARLINER

Virou panela??
Enviado: Qua Mar 01, 2006 10:47
por Constellation
Caros amigos,
E o pobre do N677R, foi desmanchado?
Um abraço.
Enviado: Qua Mar 01, 2006 10:55
por AeroEntusiasta
Constellation e demais, bom dia!
Vejam a imagem enviada pelo amigo STARLINER e que devido aos problemas técnicos em nossos servidores, não pude colocar aqui antes:

Triste imagem!
Enviado: Qua Mar 01, 2006 11:12
por Constellation
Caro Fábio,
Dá dó ver isso, mas pelo menos a FAB está mantendo seus 4 707 voando, todos ex-Varig. São os únicos 707 ex-Varig ainda existentes, depois que picaram o 707 de Ostend.
Obrigado a você e ao Starliner pelas fotos.
Um abraço.
Enviado: Qua Mar 01, 2006 12:42
por Sandro
Putz, e tava inteiro este 707!