Página 1 de 1

Incidente com avião da GOL em BSB!

Enviado: Sex Dez 30, 2005 03:11
por md11
Não vi a reportagem na TV. Vi apenas no site do DFTV. Alguém está sabendo de mais detalhes?



Aí está: http://dftv.globo.com/Dftv/0,6993,VDD0- ... 14,00.html

Abraços

Enviado: Sex Dez 30, 2005 03:13
por md11
Desculpem. Acabei de postar este tópico e assim que voltei à home, vi que tem um tópico com o mesmo assunto. Não tinha visto. Desculpem.

Enviado: Sex Dez 30, 2005 18:54
por O Entusiasta
Depois que decolou, houve uma explosao na turbina, queimou bastante combustivel sobrevoando a Capital Federal para entrar no envelope de pouso, afinal ele estava abstecido para ir de bsb a for mais o alternado, e depois pousou na boa.

Enviado: Sáb Dez 31, 2005 00:35
por md11
Qual o prefixo da aeronave? alguém sabe?

Abrços

Enviado: Sáb Dez 31, 2005 08:45
por arthuramaral_CGR
Parece que foi o PR-GOK

Enviado: Sáb Dez 31, 2005 17:24
por md11
arthuramaral_CGR escreveu:Parece que foi o PR-GOK
Então ele já está voando, pq ontem fui ao aero e vi o mesmo saindo do portão 10. 737-800

Enviado: Dom Jan 01, 2006 11:44
por osmair
Até onde estou sabendo, foi um estol de compressor. Porém o que motivou o problema não fiquei sabendo. Esse problema pode acontecer em qualquer fase do vôo. O compressor possui em seus estágios vanes rotoras (que giram) e estatoras(fixas). O ar precisa manter um fluxo uniforme dentro do compressor caso haja alguma perturbação no fluxo de ar, pode haver um estol no compressor. Essa perturbação pode ser provocada por alguma vane estatora, ou até mesmo rotora empenada ou danificada. Outro problema pode ser as VSVs (Variable Stator Vane) ou as VBVs (Variable Bleed Vane). As VSVs são vanes estatoras do compressor de alta pressão que funcionam semelhante ao passo de uma hélice. Elas abrem ou fecham de acordo com a posição das manetes, permitindo a passagem de mais ou menos ar para a câmara de combustão. Quando as VSVs diminuem a passagem de ar, as VBVs se abrem dando passagem para o ar excedente. Caso haja um mau funcionamento das VBVs, o excesso de ar no motor pode provocar um estol de compressor. Geralmente o estol provoca labaredas, mas estas se formam fora do motor se extingüindo rapidamente. Ah, um bird strike também pode provocar esse problems, caso algum detrito entre nos compressores.

Espero ter ajudado.