16/12/2005 - 14h18
Procurador de Fundações deve intervir em disputa envolvendo a Varig
FABIANA FUTEMA
da Folha Online
O procurador de Fundações do Rio Grande do Sul, Antonio Carlos de Avelar Bastos, deve tomar alguma providência em relação aos últimos desdobramentos judiciais envolvendo a Varig. Ontem, num único dia, a Fundação Ruben-Berta --que detém 87% do capital votante da aérea-- pediu para desistir do processo de recuperação, teve seu pedido recusado, foi afastada do controle da Varig e no final da noite conseguiu ser reconduzida ao poder.
Tudo isso ocorreu depois da holding FRB-Participações tentar vender o controle da companhia para o Grupo Docas, do empresário Nelson Tanure. A transação foi barrada pelos juízes Luiz Roberto Ayoub e Márcia, que suspenderam a venda até que o negócio fosse avaliado pelos credores na assembléia de segunda-feira.
"A situação da Varig é completamente anômala e requer muito cuidado. Estou preocupado com a situação da companhia", afirmou ele.
O procurador disse que foi surpreendido pela decisão do desembargador Siro Darlan de reconduzir a Fundação ao controle da Varig e submeter o pedido de desistência da recuperação a uma assembléia marcada para o dia 30. "Essa última decisão me surpreendeu. Vou ter uma posição sobre o que fazer até o final do dia."
Bastos afirmou que vê com "preocupação" a resistência da Fundação em deixar o controle da Varig. Mesmo sendo controladora da Varig, os curadores não são donos da companhia aérea: estão submetidos a um colégio deliberante de 140 funcionários.
Como a decisão de Darlan não suspendeu a assembléia de segunda-feira, se criou um conflito em torno do encontro do dia 30. "Se já havia uma assembléia para segunda-feira, é complicado marcar uma segunda [assembléia] para resolver pendências da Varig."
O procurador de Fundações disse que a situação não pode continuar assim na Varig. "A Procuradoria tem instrumentos para intervir e vai agir neste caso. Temos que preservar os interesses da Fundação e, conseqüentemente, dos próprios credores."
Procurador das Fundações (RS) deve intervir na disputa:VARIG
Moderador: Moderadores
Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Enxovalhamento de um patrimônio Nacional
Essa disputa, em que todos estão perdendo, demonstra claramente a disputa pelo poder. Parece e, fica claro, visível, que cada parte na contenda pensa mais ou menos assim: ...se não for minha, não será de mais ninguem.
Nos causa nojo, e para ser mais explicito, perplexidade quando se pensa nas milhares de pessoas, que vivem e dependem, da empresa detentora de uma larga historia na aviação. No mercado, na dinamicidade e contribuição para a economia do País. A intranquilidade que gera em todos que de uma forma ou outra, sentem-se partícipes, no dia a dia da Varig, inclue-se os Pax´s. A Varig, neste momento, encontra-se sem cacique, sem o chefe de familia, para por um basta em toda esta ópera bufa.
A mim me enoja, também, este governo que se omite e assiste de camarote ao definhamento de uma legenda e uma marca que orgulha o Brasil, deixa ao léu sangrando aos urubús.(Vejam bem: sou contra a estatização, bem como, pagar as contas dela as custas dos nossos bolsos). Mas, uma ação enérgica e política, em carater da defesa Nacional, poderia agir. Como chamar para sí, assumir o comando, tomar a liderança e deteminar as partes que se aquietem, em defesa do interesse maior, no resguardo de um patrimonio imenso para milhares de pessoas. (A função de Chefe de Estado/Governo respalda e tem credibilidade para isso).
Assistimos todos, impotentes, diante de tal quadro que nos mostra claramente a diferença de um País que TEM um LIDER e um ausente e não dotado de tal predicado e de carater fraco...
Edu [/b]
Nos causa nojo, e para ser mais explicito, perplexidade quando se pensa nas milhares de pessoas, que vivem e dependem, da empresa detentora de uma larga historia na aviação. No mercado, na dinamicidade e contribuição para a economia do País. A intranquilidade que gera em todos que de uma forma ou outra, sentem-se partícipes, no dia a dia da Varig, inclue-se os Pax´s. A Varig, neste momento, encontra-se sem cacique, sem o chefe de familia, para por um basta em toda esta ópera bufa.
A mim me enoja, também, este governo que se omite e assiste de camarote ao definhamento de uma legenda e uma marca que orgulha o Brasil, deixa ao léu sangrando aos urubús.(Vejam bem: sou contra a estatização, bem como, pagar as contas dela as custas dos nossos bolsos). Mas, uma ação enérgica e política, em carater da defesa Nacional, poderia agir. Como chamar para sí, assumir o comando, tomar a liderança e deteminar as partes que se aquietem, em defesa do interesse maior, no resguardo de um patrimonio imenso para milhares de pessoas. (A função de Chefe de Estado/Governo respalda e tem credibilidade para isso).
Assistimos todos, impotentes, diante de tal quadro que nos mostra claramente a diferença de um País que TEM um LIDER e um ausente e não dotado de tal predicado e de carater fraco...
Edu [/b]
-
RockboyDF
- CMTE.

- Contato:
Mas o governo já disse que lavou as mãos. Nem eles se atrevem a tentar entender o que é a Varig hoje e tem muita coisa errada nessa história. Ninguém se agarra a uma empresa praticamente falida com tanta vontade, como está fazendo a FRB, se não tiver um bom motivo pra isso. E garanto que a causa não é nada nobre.
Leonardo Vasconcelos- SBBR