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Atraso de 5h em vôo rende indenização de R$ 12 mil

Enviado: Qui Nov 17, 2005 08:35
por PR-WJI
Um casal ganhou R$ 12 mil por danos morais numa ação na 13ª Vara Cível do Rio contra a Varig. Ricardo de Moraes Monteiro e Mirna Portella alegaram que eles e seu filho de três anos ficaram sem jantar por causa de um vôo que atrasou mais de cinco horas. Além disso, necessitaram de atendimento médico, e este demorou cerca de 45 minutos. A decisão é da juíza Ledir Dias de Araújo.

A família viajou pela empresa para Lisboa em julho de 2004, tendo optado pela classe executiva e comida especial, já que seu filho, de três anos, sofre de alergias alimentares. Eles embarcaram no Rio e fizeram uma escala - que não estava prevista - em São Paulo. Durante o trajeto, não foi servido jantar, o que os levou a pensar que este seria oferecido mais tarde.

Segundo o casal, porém, o vôo atrasou, não foi servido jantar e seu filho ficou chorando de fome. A família se dirigiu, então, para a sala de espera, onde a criança prendeu a mão no elevador, sendo socorrida somente após 45 minutos.

Ao fim de mais de cinco horas de atraso, a família foi encaminhada a um hotel e só embarcou com destino a Lisboa na tarde do dia seguinte.

A empresa alegou que ocorreu caso fortuito, pois o vôo foi cancelado por motivos técnicos. Para a juíza, no entanto, a alegação não deve excluir a responsabilidade quando tais problemas são previsíveis.

"Analisando-se os fatos e as provas dos autos, constata-se que os autores sofreram danos ocasionados pelo atraso do vôo, restando comprovado o vício do serviço prestado pela parte ré, a qual não tomou os cuidados necessários para garantir o serviço adequado", afirmou a magistrada na sentença.

As informações são do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro.

FONTE: Invertia

Enviado: Qui Nov 17, 2005 11:37
por Phenom
Muita cara de pau querer justificar ainda. A obrigação deles é ter outro avião pra servir o vôo, ou no mínimo tratar os passageiros da melhor forma.

Abraço

Enviado: Qui Nov 17, 2005 12:20
por goncalves
Muito estranho isso...

Trabalho no embarque da Varig a noite desde 2002. Nunca aconteceu de chegarmos a 4 horas sem prover alimentação pros passageiros em caso de atrazo. Sempre com 2 horas a gente já está providênciando jantar. Sendo que pelo DAC 4 horas é o máximo. Muito menos com 5 horas!! Negativo!!

Normalmente a gente faz até muito mais, em caso de problemas meteorológicos em que a empresa não tem responsabilidade alguma, nós sempre acomodamos todos em hotel.

Em relação a ter outro avião, é de conhecimento de todos que não há aviões reservas principalmente na Varig.

Realmente muito estranho...

Abraços