Página 1 de 1

Justiça aprova possibilidade de uso do plano do BNDES para s

Enviado: Sex Nov 04, 2005 12:28
por Marcelo Areias
Justiça aprova possibilidade de uso do plano do BNDES para socorrer Varig
da Folha Online

Os juízes Luis Roberto Ayoub e Márcia Cunha de Carvalho, da 8ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro, autorizaram hoje a execução da proposta de financiamento do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), que permite a transferência de parte das ações da VEM (manutenção) e Variglog (cargas) --pertencentes à Varig-- para um investidor.

Segundo a companhia aérea, essa autorização judicial era necessária para que a empresa pudesse vender seus ativos e dar andamento ao processo de recuperação.

Anteontem, a Fundação Ruben Berta, controladora da Varig, anunciou a escolha da estatal portuguesa TAP como investidora e parceira desse projeto.

Pela proposta do BNDES, a TAP passará a ser controladora e proprietária de uma SPE (Sociedade de Propósito Específico em troca do depósito mínimo de US$ 62 milhões. Essa quantia será utilizada no pagamento das dívidas da Varig com as empresas de leasing, que querem arrestar as aeronaves por falta de pagamento.

A proposta do BNDES ainda será colocada em votação na assembléia de credores da Varig, marcada para segunda-feira. Em comunicado oficial, a Varig informou que as três classes de credores já haviam aprovado a proposta na assembléia anterior, realizada em 26 de outubro.

"O juiz Robert Drain, titular da corte de Nova York, foi prontamente avisado das diretrizes estabelecidas pelos juízes brasileiros", diz nota da Varig.

A companhia informa que a conclusão desta primeira etapa permitirá que a Varig pague as empresas de leasing até 8 de novembro. "Em médio prazo, a empresa espera ter um saudável fluxo de caixa com o aporte de investimentos realizada pela TAP, aérea portuguesa escolhida para participar da SPE, e o apoio do BNDES."