Página 1 de 1

Cargueiro americano chama atenção no aeroporto de Brasília

Enviado: Qui Nov 03, 2005 11:54
por Marcelo Areias
Cargueiro americano chama atenção no aeroporto de Brasília
Marcelo Rocha e
Claudio Dantas
Do Correio Braziliense

Imagem

Ronaldo de Oliveira/CB


03/11/2005
Detalhes sobre a segurança do chefe de Estado norte-americano surgem aos poucos e de forma não oficial. Exemplo disso foi o primeiro avião da delegação norte-americana a pousar em Brasília. O cargueiro C-5 Galaxy pousou na madrugada desta quarta-feira no Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek. O C-5 é a segunda maior aeronave militar de carga do mundo, com capacidade para até 118 toneladas em equipamentos, como helicópteros e tanques de guerra. Em missões presidenciais, normalmente, o cargueiro americano leva um centro de comunicações, dois helicópteros e três limusines blindadas e idênticas. Como comparação, um Airbus para 270 passageiros pode levar até 35 toneladas.

A Aeronáutica informou desconhecer o conteúdo do carregamento ou a tripulação da aeronave. O Palácio do Planalto também não deu detalhes sobre o assunto, nem a embaixada norte-americana. Fontes da Polícia Federal, porém, afirmaram que parte das armas e equipamentos de segurança dos Estados Unidos têm chegado ao país desde o início da semana. Os portes provisórios para que os norte-americanos possam carregar o armamento em território brasileiro estão sendo emitidos pela polícia.

É provável que uma parcela dos efetivos de segurança que acompanham Bush em Mar del Plata (Argentina), onde ocorre a Cúpula das Américas, seja deslocada para o Brasil no sábado. Na semana passada, militares norte-americanos desembarcaram na cidade argentina a bordo dois aviões C-141 e C-17 Globemaster com mantimentos, armamentos e equipamentos de uso militar, além de jipes e dois helicópteros. As operações também transcorreram de madrugada.

No entanto, a ausência de histórico de atentados terroristas no Brasil leva a crer que uma da principais preocupações da delegação norte-americana é evitar os protestos que estão sendo preparados por organizações sindicais, estudantis e demais grupos civis em Brasília. Nesse caso, sigilo e contra-informação são as principais armas de prevenção. Os coordenadores da Operação América estudam o isolamentos de áreas ao longo dos trajetos que a comitiva norte-americana fizer na cidade, segundo informações da Polícia Federal.

Enviado: Qui Nov 03, 2005 14:45
por B767
Com certa frequencia a Embaixada Americana em BSB recebe suprimentos que variam de papel, comida, bebida, moveis, eletrodomesticos, pereciveis e outros produtos americanos para o uso de seu pessoal diplomatico nas resiencias e reparticoes.
Pode ser tambem o abastecimentos periodico - englobado dentro do contexto do " malote diplomatico" so que em volume bem maior.

Onde americano vai, normalmente quer levar as conveniencias e produtos de casa.

Enviado: Qui Nov 03, 2005 21:40
por RockboyDF
B767 escreveu:Com certa frequencia a Embaixada Americana em BSB recebe suprimentos que variam de papel, comida, bebida, moveis, eletrodomesticos, pereciveis e outros produtos americanos para o uso de seu pessoal diplomatico nas resiencias e reparticoes.
Pode ser tambem o abastecimentos periodico - englobado dentro do contexto do " malote diplomatico" so que em volume bem maior.

Onde americano vai, normalmente quer levar as conveniencias e produtos de casa.

Só pra complementar sua informação, muitos objetos desse patrimônio são leiloados com regularidade por aqui. É comum ver carros americanos típicos (banheiras, furgões, etc) circulando pela cidade com placa local. Também são leiloados móveis e eletrodomésticos. Falta só um C5 :lol:

Enviado: Sex Nov 04, 2005 20:29
por GuinhoBSB
O C-5 é a segunda maior aeronave militar de carga do mundo
É o terceiro maior, não? O An-125 e o An-225 são maiores (mesmo não sendo de uso exclusivo militar).

Enviado: Sáb Nov 05, 2005 11:49
por tatsch
Quando eu morava em Brasília com frequencia eu via cargueiros para suprir a embaixada como foi comentado aqui. Vi também algumas vezes 737 do governo americano.