Página 1 de 1

Greve de funcionários da Aerolíneas Argentinas paralisa vôos

Enviado: Sex Set 23, 2005 12:38
por Marcelo Areias
Greve de funcionários da Aerolíneas Argentinas paralisa vôos em Buenos Aires
VINICIUS ALBUQUERQUE
da Folha Online

Uma greve de funcionários da companhia Aerolíneas Argentinas paralisou os vôos nos aeroportos d Buenos Aires nesta sexta-feira. Foram cancelados 43 vôos hoje, afetando mais de 6.000 passageiros.

Os pilotos e técnicos da empresa exigem aumento salarial de 45% e o cumprimento de "33 pontos do acordo coletivo de trabalho e de 15 acordos" trabalhistas com a empresa, disse o porta-voz dos funcionários da Aerolíneas Argentinas, Pablo Biró.

Na manhã de hoje, cerca de mil passageiros aguardavam no Aeroporto Internacional de Ezeiza, nos arredores de Buenos Aires. Vôos para os EUA e para a Europa foram cancelados devido à paralisação. A greve foi iniciada ontem.

Também foram cancelados os vôos do aeroporto metropolitano Jorge Newbery, na capital argentina, de onde parte vôos domésticos e para o Uruguai.

O porta-voz da Aerolíneas Argentinas, Julio Scaramella, disse hoje que, "a pedido do Ministério do Trabalho, a companhia apresentará uma proposta" para tentar chegar a um acordo com os empregados. Biró, por sua vez, disse que a paralisação "tem data para começar, mas não para acabar".

A Aerolíneas Argentinas pertence ao grupo espanhol Marsans, uma das maiores operadoras de turismo da Europa, e tem 8.000 funcionários.

Com agências internacionais