Asas ao sonho de voar...

Notícias e artigos retirados da mídia em geral.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
jambock
MASTER
MASTER
Contato:

Asas ao sonho de voar...

Mensagem por jambock »

Meus prezados:

Asas ao sonho de voar
Garota de 10 anos pediu vôo ao presidente da Infraero
EDUARDO CECCONI/ Casa Zero Hora/Pelotas

A aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) que leva o nome do herói mitológico grego Hércules cruzou os ares de Pelotas na tarde de ontem com uma carga diferente. Dentro dele, 80 crianças da periferia realizaram o sonho de voar, e criaram asas por inesquecíveis 48 minutos.
Mérito da pequena Gabriele Barbier Martins, 10 anos. Há oito meses ela parou o presidente da Empresa Brasileira de Infra-estrutura Aeroportuária (Infraero), Carlos Wilson, e pediu para que o sonho dela e dos colegas, de levantar vôo, fosse realizado. O pedido foi feito durante uma visita de Wilson à Escola Municipal de Ensino Fundamental Frederico Ozanan, no bairro Três Vendas, onde a Infraero mantém um projeto social. Ontem à tarde, o sinal afirmativo do presidente foi cumprido com um passeio de quase uma hora. Gabriele e 79 coleguinhas puderam sobrevoar a cidade a bordo da imponente aeronave da FAB. - Lá na cabine eu gostei mais - contou Gabriele, após a aterrissagem, no Aeroporto Internacional de Pelotas.
Cercada pelos colegas, a menina impetuosa que foi levada a sério pela Infraero teve o nome gritado em coro. Emocionado, o comandante da aeronave, tenente-coronel Roberto Basílio, embargou a voz para descrever o momento. Acostumado a transportar cargas, oficiais e pára-quedistas, pela primeira vez conduziu passageiros tão especiais.
- Isso é o espelho do que eu fui. Também já fui criança, e como eles tive o sonho de voar um dia - comparou.
Além do mau tempo, o ambiente de guerra do avião - com poucas janelas e pouca ventilação, o barulho das turbinas e a iluminação fraca - surpreendeu as crianças. Algumas passaram mal durante o sobrevôo. Ao descer da aeronave, cambaleantes, pediram água. Assim como foram difíceis os 12 trabalhos do herói Hércules, o sonho de voar também teve contratempos.
Antes e depois do embarque
Antes de embarcar, excitados pela viagem, os jovens corriam pelo pátio do aeroporto e demonstravam muita agitação. No início da viagem, atordoados pelo barulho dos motores, pelo calor e pela pressão nos ouvidos, alguns passaram mal. A maioria desceu as escadas suando e algo desnorteada.
Caleb Norenberg Glenzi, 10 anos:
Antes - Estou muito "tensioso".
Depois - Teve uma hora que eu passei mal.
Martiele Santana Gonçalves, nove anos:
Antes - Não estou com medo, não.
Depois - Eu odiei. Tô com dor de cabeça.
Saiba mais. A história
Gabriele pediu licença para voar. Surpreendido, o presidente da Infraero autorizou o início do projeto. Na escola, com 283 alunos, foi criado um concurso que escolhesse os 80 passageiros, a capacidade do avião. Como o tema Santos Dumont proporcionou textos maravilhosos, o método de seleção foi um sorteio. Crianças e adolescentes entre cinco e 16 anos garantiram um lugar no avião.
O projeto
A Infraero mantém na Escola Frederico Ozanan o projeto Infraero e Escola. O prédio, pertencente à empresa, é cedido ao colégio, que também recebe verbas para a manutenção. A Infraero mantém projetos sociais em outros 67 aeroportos. No Rio Grande do Sul, além de Pelotas, existem parcerias da empresa com escolas em Bagé, Porto Alegre e Uruguaiana.
O avião
A aeronave Hércules é fabricada nos Estados Unidos e utilizada pela Força Aérea Brasileira (FAB) em transportes logísticos, operações na Antártida e buscas e salvamentos.
É tripulada por seis oficiais (sic!) e carrega até 20 toneladas de carga. No vôo na tarde de ontem, passeou sobre Pelotas a cerca de 900 metros de altura, com uma velocidade de 500 km/h.
Fonte: Zero Hora 10 set 2005
Novidade: Aeroporto Internacional de Pelotas! Pô, só opera táxi-aéreo...
Um abraço e até mais...
Cláudio Severino da Silva
jambock@brturbo.com.br
Responder