Página 1 de 1

Autoridades aeronáuticas gregas acusam de negligência dois c

Enviado: Dom Set 04, 2005 00:19
por Marcelo Areias
Autoridades aeronáuticas gregas acusam de negligência dois controladores aéreos

A autoridade da aviação civil grega acusou hoje dois controladores de tráfego aéreo do aeroporto de Atenas de "negligência" por não terem estabelecido contacto "sonoro" com o Boeing cipriota que se despenhou a 14 de Agosto, fazendo 121 mortos.



No entanto, tal negligência "não está relacionada com o acidente fatal do avião", que caiu perto de Atenas, sublinhou a aviação civil grega em comunicado.

Na sequência de um inquérito administrativo, este organismo concluiu que os dois controladores de permanência, "depois de terem reconhecido e identificado o Boeing 737-300, não contactaram o piloto do aparelho, nos termos da regulamentação", segundo o comunicado.

Um conselho disciplinar deverá pronunciar-se dentro de seis meses sobre as eventuais sanções a aplicar aos dois funcionários da torre de controlo do aeroporto ateniense, indicou a autoridade da aviação civil.

De acordo com o inquérito, "todos os outros funcionários da aviação civil agiram no tempo previsto e em conformidade com os procedimentos adequados", continua o texto.

Os primeiros elementos divulgados pela comissão de inquérito grega, constituída pela Autoridade Independente da Segurança da Aviação, referiam que o aparelho teve um problema de pressurização e caiu devido a falta de combustível.

O chefe da comissão, Akrivos Tsolakis, deslocou-se no princípio desta semana a Chipre para prosseguir o inquérito.

O Boeing 737 da companhia aérea cipriota de preços baixos Helios deslocava-se de Larnaca para Praga, via Atenas, quando o acidente ocorreu.

Todos os ocupantes do aparelho, a maioria dos quais cipriotas gregos, morreram no acidente, o mais grave registado na Grécia.


Agência LUSA