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Aeroportos podem aumentar receitas do estado

Enviado: Qua Ago 24, 2005 22:20
por AeroEntusiasta
(Fonte: Angonotícias - 24/08/2005)

Aeroportos podem aumentar receitas do estado

Os aeroportos angolanos podem tornar-se, em pouco tempo, em placas giratórias para os vôos de companhias aéreas estrangeiras que têm como destino países da Europa, África e América do Sul, abrindo uma nova fonte de receitas para o estado.

Essa possibilidade, segundo o especialista aeronáutico, Luis Torres, que falava hoje à margem das Iªs Jornadas técnicas da aviação, promovida pelo MPLA, tem como factores sustentadores a posição geográfica de Angola em relação a essas regiões mundiais.

Para ele, a posição geográfica do país o coloca como porta de entrada para o Sul de África, Europa e a parte central do continente africano especialmente os dois Congos (democrático e Brazzaville), a par dos territórios a norte destes.

Outro factor favorável, afirmou, tem a ver com o facto de Angola ser produtor de petróleo e como tal "pode atrair aviões das companhias que operam para países próximos, isto se conseguir baixar a níveis competitivos o preço do Jet (combustível para aviões).

Realçou que com isso, as autoridades financeiras do país poderão tirar ganhos fabulosos conseqüentes do pagamento de taxas aeronáuticas e da compra de combustível para aeronaves, num processo que se prevê diário.

Tendo em vista essa possibilidade, considerou necessária a criação de condições nos aeroportos do país, nas áreas de controlo de tráfego aéreo, a fim de se superar as debilidades existentes.

Em Angola, o preço do Jet é mais alto que nas vizinhas Namíbia e África do Sul, chegando muitas vezes ao dobro, o que, de acordo com Luis Torres, coloca em causa a competitividade das companhias angolanas no mercado da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), na qual Angola está inserida.

O encontro, aberto hoje, destaca para o segundo dia de discussões a abordagem dos temas "A importância e os novos desafios da cultura de segurança de vôo" e "Os sistemas de navegação aérea convencional versus sitema de navegação global por satélite".