Voos em MD-11 da Varig
Enviado: Sáb Mar 28, 2020 18:11
Durante a segunda metade da década de 90 e os primeiros anos 2000 a Varig realizava um voo diário entre Porto Alegre e a Europa com escala em São Paulo/GRU que permitia passageiros domésticos no trecho nacional da rota. Assim, muita gente escolhia o horário do widebody para ir a SP ou voltar para POA e vice e versa. Acostumados aos jatos de corredor único, muitos só queriam voar nos grandes jatos de fuselagem larga também dentro do Brasil!
Lembrei da época que trabalhei em SP (2000 a 2002) e também aproveitei para, sempre que possível, pegar estes voos - posteriormente idem. Assim, voei 8 vezes em MD-11 da Varig e compartilho com vocês algumas lembranças:
12/10/1999 voo RG 721 GRU-POA no MD-11 PP-VPO
26/10/1999 voo RG 720 POA-GRU no MD-11 PP-VPO
24/04/2000 voo RG 720 POA-GRU no MD-11 PP-VQG
19/08/2001 voo RG 8720 POA-GRU no MD-11 PP-VPN
22/12/2001 voo RG 8721 GRU-POA no MD-11 PP-VQG
22/06/2002 voo RG 8741 GRU-POA no MD-11 PP-VQH
06/07/2002 voo RG 8741 GRU-POA no MD-11 PP-VQM
22/08/2004 voo RG 8721 GRU-POA no MD-11 PP-VQF
Foram voos diferentes, não só pela performance deste tipo de aeronave, mas que já começava pelo embarque com o dobro ou mais de passageiros em relação aos habituais jatos de corredor único que então voavam na rota. A bordo vários pax estrangeiros conversando em outras línguas, tripulações mais experientes, o próprio serviço de bordo superior mesmo na classe econômica, ... enfim, faziam a diferença!
Lembro que durante o pouso várias vezes o toque da aeronave na pista foi mais duro ... uma vez em GRU foi forte - vi alguns paletós de tripulantes caírem do cabide! Inesquecível foi o meu primeiro voo no PP-VPO, exatamente no dia do meu aniversário! Na chegada em Porto Alegre o Comandante sobrevoou a Zona Sul, o Estádio Beira-Rio e a Orla do Guaíba antes de pousar na Pista 11 do Salgado Filho, que sorte! Já em outra vez, sob muita chuva em POA, lembro que o MD-11 tocou na Pista 11 e foi reduzindo a velocidade com muita vontade mas passou da última taxiway e foi até o final da cabeceira oposta realizar o backtrack ... um friozinho na barriga de todos!
Os 4 primeiros voos da lista ainda são da época do Terminal antigo de POA, ou seja, sem fingers. Portanto, embarque ou desembarque foram realizados através de caminhões-escada, lembram deles? Eu sempre escolhia um assento mais ao fundo para embarcar ou desembarcar pela porta traseira da aeronave e caminhar um pouco mais pelo pátio para observar o MD-11 e as demais aeronaves!
Enfim, foi boa a época que os MD-11 da Varig pousavam diariamente em Porto Alegre pela manhã, eram rebocados para o pátio da VEM e no final da tarde trazidos novamente para o pátio principal do aeroporto a fim de partir no início da noite para Guarulhos e Europa posteriormente (767 e 777 também foram utilizados).
Lembrei da época que trabalhei em SP (2000 a 2002) e também aproveitei para, sempre que possível, pegar estes voos - posteriormente idem. Assim, voei 8 vezes em MD-11 da Varig e compartilho com vocês algumas lembranças:
12/10/1999 voo RG 721 GRU-POA no MD-11 PP-VPO
26/10/1999 voo RG 720 POA-GRU no MD-11 PP-VPO
24/04/2000 voo RG 720 POA-GRU no MD-11 PP-VQG
19/08/2001 voo RG 8720 POA-GRU no MD-11 PP-VPN
22/12/2001 voo RG 8721 GRU-POA no MD-11 PP-VQG
22/06/2002 voo RG 8741 GRU-POA no MD-11 PP-VQH
06/07/2002 voo RG 8741 GRU-POA no MD-11 PP-VQM
22/08/2004 voo RG 8721 GRU-POA no MD-11 PP-VQF
Foram voos diferentes, não só pela performance deste tipo de aeronave, mas que já começava pelo embarque com o dobro ou mais de passageiros em relação aos habituais jatos de corredor único que então voavam na rota. A bordo vários pax estrangeiros conversando em outras línguas, tripulações mais experientes, o próprio serviço de bordo superior mesmo na classe econômica, ... enfim, faziam a diferença!
Lembro que durante o pouso várias vezes o toque da aeronave na pista foi mais duro ... uma vez em GRU foi forte - vi alguns paletós de tripulantes caírem do cabide! Inesquecível foi o meu primeiro voo no PP-VPO, exatamente no dia do meu aniversário! Na chegada em Porto Alegre o Comandante sobrevoou a Zona Sul, o Estádio Beira-Rio e a Orla do Guaíba antes de pousar na Pista 11 do Salgado Filho, que sorte! Já em outra vez, sob muita chuva em POA, lembro que o MD-11 tocou na Pista 11 e foi reduzindo a velocidade com muita vontade mas passou da última taxiway e foi até o final da cabeceira oposta realizar o backtrack ... um friozinho na barriga de todos!
Os 4 primeiros voos da lista ainda são da época do Terminal antigo de POA, ou seja, sem fingers. Portanto, embarque ou desembarque foram realizados através de caminhões-escada, lembram deles? Eu sempre escolhia um assento mais ao fundo para embarcar ou desembarcar pela porta traseira da aeronave e caminhar um pouco mais pelo pátio para observar o MD-11 e as demais aeronaves!
Enfim, foi boa a época que os MD-11 da Varig pousavam diariamente em Porto Alegre pela manhã, eram rebocados para o pátio da VEM e no final da tarde trazidos novamente para o pátio principal do aeroporto a fim de partir no início da noite para Guarulhos e Europa posteriormente (767 e 777 também foram utilizados).