Página 1 de 1

DC-8-33 PP-PDS à Venda!

Enviado: Sáb Mar 04, 2017 12:52
por Marcelo Magalhães
Amigos:

FOR SALE! Interessante anúncio de venda do DC-8-33 PP-PDS, publicado numa revista Aviation Week, edição de 21 de maio de 1973! Notar que quem vende é a Comissão Aeronáutica Brasileira (o avião, ex-PANAIR e Varig), era leaseado por esta última empresa da massa falida da primeira, desde meados de 1965.

Imagem

Imagem

Notar q o anúncio revela a configuração (F16 Y108), horas totais acumuladas (33.100hs), além de outros detalhes, como a existência 7 "turbinas" sobressalentes (na verdade, motores PW JT4). O anúncio, contudo, parece não ter dado muito efeito...o PP-PDS foi retirado de serviço pela RG em POA em outubro de 1975 e vendido para a American Jet Industries, como N59AJ, em fevereiro de 1978

Abs.

Marcelo Magalhães.

Re: DC-8-33 PP-PDS à Venda!

Enviado: Sáb Mar 04, 2017 13:27
por Maurício
DC-8-33 (cn 45272) ex PP-PDS Panair e Varig complementando:
MAR 1979 - Gulfstream American
FEV 1980 - Cvtd Cargo
JAN 1985 - Charlotte Aircraft Corporation
15 AGO 1990 - HP-1166TCA Tocumen Air Cargo
25 FEV 1991 - Aeronaves Del Peru
20 FEV 1992 - OB-1456 Export Air Cargo
28 MAR 1992 - W/O Iquitos (Peru), após colapso no trem de pouso.

Re: DC-8-33 PP-PDS à Venda!

Enviado: Sáb Mar 04, 2017 15:43
por Maurício
Este DC-8-33 (PP-PDS) e mais cinco Caravelles (PP-PDZ/CJA/CJB/CJC/CJD) foram desativados pela Varig-Cruzeiro em 1975, logo que vieram mais DC-10-30 e os SC B737-200. Ficaram estocados em POA até 1978/79 aguardando interessados e após vendidos para os EUA e Colômbia. Somente restou intacto o PP-CJC (cn 62), preservado desde 1985 no Museum Columbus, em Ohio/EUA.

Re: DC-8-33 PP-PDS à Venda!

Enviado: Sáb Mar 04, 2017 21:14
por PB26
Durante o período 1975-1979 a Varig pagava o aluguel do DC-8 e Caravelles ex-Panair ou o governo pagava para ela manter as aeronaves em condições de vôo?

Ambos poderiam ser utilizados pela FAB, o DC-8 como REVO ou transporte e o Caravelle eventualmente como aeronave presidencial ou para transporte de tropas. O ponto negativo era o consumo de combustível.

Re: DC-8-33 PP-PDS à Venda!

Enviado: Dom Mar 05, 2017 18:08
por Maurício
paulo roberto escreveu:O PP-CJA estava em um museu,pena....
Sim, estava no Aeroporto de Cincinnati/Kentucky/EUA (CVG). Fotografado 05 JUN 2009, all right. Status: scrapped em DEZ 2012.
Outras infos atualizadas sobre Caravelles:
Ainda preservados nos EUA ficaram N1001U no Pima Air and Space Museum e N901MW em Port Columbus, esse em treinamento contra fogo;
O Museum de Ohio foi fechado em 2000;
O primeiro serviço na SC ocorreu em 03 MAI 1963, rota GIG-POA;
Em 07 DEZ 1962, a Vasp manifestara a intenção de operar Caravelle. Seria o PP-SRT (cn 158), que não veio e foi para GTLA (1964), Lybia Airlines (1965), Lybian Arab Airlines (1969) e Royal Air Maroc (1975). Depois, WFU em Trípoli;
O último Caravelle operacional era o 9Q-CPI da empresa Waltair, desativado em JUL 2005.

Re: DC-8-33 PP-PDS à Venda!

Enviado: Ter Mar 07, 2017 20:27
por Starliner
O C-46 está do lado de fora do Musal e sofreu com as inclemências do tempo, mas existe.
Em compensação o KC-137 2402 foi "para o brejo " Cortadinho" em pedacinhos....

Starliner

Re: DC-8-33 PP-PDS à Venda!

Enviado: Sex Mar 09, 2018 15:53
por Maurício
Este DC-8 VARIG PP-PDS (ex-Panair) transportou em 1966 a Seleção Brasileira de Futebol, para a Copa da Inglaterra no voo RG 834 (GIG/REC-para buscar o goleiro Manga/MAD).

Re: DC-8-33 PP-PDS à Venda!

Enviado: Sáb Mar 10, 2018 20:14
por AeroEntusiasta
Boa noite:

Em 2014 fiz uma longa pesquisa sobre as aeronaves da Seleção Brasileira. O PP-PDS encontrei os seguintes voos:

Copa 1962 - Chile
===============
I: 20/MAI PANAIR # DC-7 (PP-PDM) GIG-BSB-CGH-ASU-SCL (LOS CERRITOS)
V: 18/JUN PANAIR # DC-8 (PP-PDS) SCL-BSB-GIG * Cmte. Wilson Danza

# Última Copa da PANAIR

#######

Copa 1966 - Inglaterra
===================
I: 17/JUN VARIG # DC-8-33 (PP-PDS) GIG-REC-MAD em 22/JUN/1966 MAD-LONDRES-GLASGOW
V: 25/JUL VARIG # DC-8-32 (?) LONDRES-LIS-MONROVIA-GIG

# Primeira Copa da VARIG;
# Seleção foi a Madri fazer um jogo amistoso, antes de prosseguir para Londres;
# No retorno, ao chegarem no GIG havia um Convair da VARIG (PP-VDH) para um voo fretado com destino a CGH com os jogadores paulistas.