Página 1 de 1

VRG TT JUN-68 (B707/CV990A/DC-8)

Enviado: Seg Out 17, 2016 22:19
por Marcelo Magalhães
Amigos:

A VRG foi uma das únicas cias aéreas (senão a única) a operar simultaneamente com os 3 principais quadrijatos comerciais da primeira geração.

No TT abaixo, de junho de 1968, podemos ver a utilização conjunta dos B707, DC-8 e CV990 na malha dos voos para as três Américas:

Imagem

Abs,

Marcelo Magalhães

Re: VRG TT JUN-68 (B707/CV990A/DC-8)

Enviado: Ter Out 18, 2016 04:44
por AeroEntusiasta
Bom dia.

Marcelo sempre com assuntos muito interessantes.

Obrigado por compartilhar!

Re: VRG TT JUN-68 (B707/CV990A/DC-8)

Enviado: Seg Out 24, 2016 21:33
por Starliner
Marcelo Magalhães escreveu:Amigos:

A VRG foi uma das únicas cias aéreas (senão a única) a operar simultaneamente com os 3 principais quadrijatos comerciais da primeira geração.

No TT abaixo, de junho de 1968, podemos ver a utilização conjunta dos B707, DC-8 e CV990 na malha dos voos para as três Américas:

Imagem

Abs,

Marcelo Magalhães
Herdeira da Real (CV-990) e da Panair ( DC-8)
Marcelo 707 você acha que significava que eram os -441 e 320C os outros? Ou 320C significava meio pax / meio carga?

Starliner

Re: VRG TT JUN-68 (B707/CV990A/DC-8)

Enviado: Ter Out 25, 2016 10:59
por Maurício
Em JUN 1968, a frota de B707 na RG eram cinco:
VJA e VJJ: série 441; VJR, VJS e VJT: série 341C.

Re: VRG TT JUN-68 (B707/CV990A/DC-8)

Enviado: Qui Out 27, 2016 14:12
por Marcelo Magalhães
Starliner:

Sim, acredito que 707 eram os 441 "Rolls-Royce" e '320C (PW JT3B, com porta de carga lateral no piso superior) os demais, ou seja, o trio composto pelo PP-VJR, PP-VJS e PP-VJT q operavam tanto em full pax, como em combi ou full freighter.

Em agosto de 68, chegaria ainda, mais um '320C, o PP-VJX.

Ao todo a VRG chegaria a operar com 17 B707-320C.

Abs!

Re: VRG TT JUN-68 (B707/CV990A/DC-8)

Enviado: Qui Out 27, 2016 19:27
por Maurício
Li há pouco de novo, o excelente texto de 2010 do colega forista "Constellation" sobre detalhes de cada um dos 707 RG. Observem que o único -320C é o VJH.

Re: VRG TT JUN-68 (B707/CV990A/DC-8)

Enviado: Sáb Out 29, 2016 08:02
por Marcelo Magalhães
Maurício escreveu:Li há pouco de novo, o excelente texto de 2010 do colega forista "Constellation" sobre detalhes de cada um dos 707 RG. Observem que o único -320C é o VJH.
Sim, o 'VJH era um raro 707 fabricado sob encomenda da própria Boeing e por isso levou o Costumer Code "20" da própria fabricante.

Mas, de modo genérico, qdo se queria falar das versões do 707 se utilizava o Costumer Code da Boeing no material de publicidade ou interno, então se falava, 707-420, 707-120, etc... embora nunca tenha sido exatqamente fabricado um 707-400 para a própria Boeing, p. expl.

SDS

Marcelo Magalhães

Re: VRG TT JUN-68 (B707/CV990A/DC-8)

Enviado: Dom Out 30, 2016 00:09
por PZDC8
Tienen fotos del PP-VJH en Brasil?

Re: VRG TT JUN-68 (B707/CV990A/DC-8)

Enviado: Dom Out 30, 2016 13:44
por Marcelo Magalhães
PZDC8 escreveu:Tienen fotos del PP-VJH en Brasil?
Tem sim, inclusive da pintura dele na chegada, ainda com títulos da própria "Boeing" na fuselagem.

Ele era um demonstrador da fabricante, antes de ser adquirido pela VRG.

Abs!

Re: VRG TT JUN-68 (B707/CV990A/DC-8)

Enviado: Dom Out 30, 2016 17:20
por PB26
Marcelo Magalhães escreveu:
Maurício escreveu:Li há pouco de novo, o excelente texto de 2010 do colega forista "Constellation" sobre detalhes de cada um dos 707 RG. Observem que o único -320C é o VJH.
Sim, o 'VJH era um raro 707 fabricado sob encomenda da própria Boeing e por isso levou o Costumer Code "20" da própria fabricante.

Mas, de modo genérico, qdo se queria falar das versões do 707 se utilizava o Costumer Code da Boeing no material de publicidade ou interno, então se falava, 707-420, 707-120, etc... embora nunca tenha sido exatqamente fabricado um 707-400 para a própria Boeing, p. expl.

SDS

Marcelo Magalhães
Marcelo, quando lançaras o livro sobre o 707 no Brasil com estas preciosas informações e fotos?

Abs,

Re: VRG TT JUN-68 (B707/CV990A/DC-8)

Enviado: Seg Out 31, 2016 20:58
por PZDC8
Tem sim, inclusive da pintura dele na chegada, ainda com títulos da própria "Boeing" na fuselagem.
Gustaría de ver esa foto con título de Boeing y también con la pintura de Varig.

Re: VRG TT JUN-68 (B707/CV990A/DC-8)

Enviado: Ter Nov 01, 2016 14:41
por Marcelo Magalhães
PZDC8:

Com a pintura Varig vc acha facilmente na Internet.

Com a pintura Boeing e reg. PP-VJH já vi tb pela net, mas no livro terá tb.

Abs!

Re: VRG TT JUN-68 (B707/CV990A/DC-8)

Enviado: Ter Nov 01, 2016 20:11
por PZDC8
Obrigado Marcelo, voy a buscarlos en la internet y aguardaré por su libro también!

Re: VRG TT JUN-68 (B707/CV990A/DC-8)

Enviado: Ter Mai 30, 2017 09:38
por AeroEntusiasta
Bom dia:

Um folder de pacote turístico oferecido em 1968 para Havaí e Tókio, voando Varig.

A venda no Ebay: http://www.ebay.com/itm/182597619671?ul_noapp=true

Imagem

Re: VRG TT JUN-68 (B707/CV990A/DC-8)

Enviado: Ter Mai 30, 2017 15:18
por Marcelo Magalhães
Fábio:

Interessante, nessa época o voo de LAX para TYO parava em HNL mesmo.

Depois, passou a escalar em ANC, mais ao norte, mas que tinha menos vento de proa no setor ANC-TYO do que HNL-TYO.

Semana passada falei com amigo meu F/E dessa época e disse que o trecho de HNL p TYO tinha ventos muito fortes (os mesmos que "ajudavam" na volta p LAX) e que algumas vezes quase tiveram que alternar para Wake Island.

Qto ao setor "novo", de ANC para TYO, esse mesmo F/E da RG me falou q levavam navegador e ficavam todos de olho em qualquer desvio e correção de rumo,pois tinham de passar a tantas milhas afastados do território russo (Península de Kamtchaka) q era proibido de sobrevoo na época da guerra fria....

Abs!

Marcelo Magalhães

Re: VRG TT JUN-68 (B707/CV990A/DC-8)

Enviado: Ter Mai 30, 2017 16:23
por AeroEntusiasta
Marcelo Magalhães escreveu:Fábio:

Interessante, nessa época o voo de LAX para TYO parava em HNL mesmo.

Depois, passou a escalar em ANC, mais ao norte, mas que tinha menos vento de proa no setor ANC-TYO do que HNL-TYO.

Semana passada falei com amigo meu F/E dessa época e disse que o trecho de HNL p TYO tinha ventos muito fortes (os mesmos que "ajudavam" na volta p LAX) e que algumas vezes quase tiveram que alternar para Wake Island.

Qto ao setor "novo", de ANC para TYO, esse mesmo F/E da RG me falou q levavam navegador e ficavam todos de olho em qualquer desvio e correção de rumo,pois tinham de passar a tantas milhas afastados do território russo (Península de Kamtchaka) q era proibido de sobrevoo na época da guerra fria....

Abs!

Marcelo Magalhães

Interessante, Marcelo!

Obrigado.

Re: VRG TT JUN-68 (B707/CV990A/DC-8)

Enviado: Ter Mai 30, 2017 18:49
por Starliner
Fábio só a título de esclarecimento. No tempo das vacas gordas as empresas aéreas promoviam viagens "Interline" Era dedicada a funcionários de outra empresas que assim viajavam por um preço mínimo e com tudo incluído, passeios e hotéis.
O "Interline" da Alitalia era super cobiçado pois era para lugares que normalmente gasta-se muito dinheiro para conhecer sozinho tipo India, Japão, Tailandia etc. Além do mais, a passagem era "positive space" você não estava sujeito a ser desembarcado caso o voo lotasse.
Como eu era da Alitalia, não podia participar.
Com o tempo os Interlines foram sumindo, havia um da Braniff para o Hawai que também era muito procurado, um da TAP para Lisboa. Haviam restrições todavia, se bem lembro você tinha que ter pelo menos um ano de empresa pra poder participar do Interline de outra.
O pessoal que trabalhava no aeroporto raramente participava, pois as vagas eram logo ocupadas por quem trabalhava na cidade, na agência, reservas, vendas etc. Aliás, pessoal de aeroporto era sempre "meio esquecido". Aliás nós do aeroporto tínhamo a fama de "trabalhar pouco", pois não efetuávamos "horário comercial", mas esqueciam-se que trabalhávamos sábados, domingos feriados, carnaval, Natal , Ano Novo etc. Quem foi de Empresa Aérea, sabe do que falo.
Starliner

Re: VRG TT JUN-68 (B707/CV990A/DC-8)

Enviado: Qua Mai 31, 2017 20:28
por PB26
Interessante relato Starliner.

Acho interessante é que o programa é oferecido LAX-HNL, aparentemente nos dias atuais configuraria venda de vôo de cabotagem.

Aviação dos anos 60 é fantástica!

Re: VRG TT JUN-68 (B707/CV990A/DC-8)

Enviado: Qui Jun 01, 2017 22:40
por PZDC8
Interesante relato. No sabía que RG podía llevar pasajeros a HNL en esa época...