Página 1 de 2
Estado atual dos KC-137 da FAB
Enviado: Qui Jun 30, 2016 09:34
por Constellation
Caros,
Preciso de uma atualização sobre o estado atual dos KC-137 da FAB.
Das cinco aeronaves, eu sei, com certeza, que dois foram totalmente destruídos, o 2401 e o 2403. Mas tenho dúvidas sobre o estado atual e o paradeiro dos outros três.
A posição que eu tenho é a seguinte: o 2404 deve estar parado e sem uso na BAGL, confere? Intacto; o 2404, acidentado em Porto Príncipe, no Haiti, ainda deve estar lá, foi removido da pista, mas não sei se está inteiro, se foi desmontado ou sei lá; O Boeing 707 presidencial paraguaio nunca foi desmontado, e foi doado para a FAB, ainda está lá?
Obrigado.
Re: Estado atual dos KC-137 da FAB
Enviado: Qui Jun 30, 2016 12:26
por Maurício
Constellation,
Consulte o site "miseria". Há info mais atualizada sobre os KC-137.
Re: Estado atual dos KC-137 da FAB
Enviado: Qui Jun 30, 2016 21:35
por AeroEntusiasta
Constellation escreveu:Caros,
Preciso de uma atualização sobre o estado atual dos KC-137 da FAB.
Das cinco aeronaves, eu sei, com certeza, que dois foram totalmente destruídos, o 2401 e o 2403. Mas tenho dúvidas sobre o estado atual e o paradeiro dos outros três.
A posição que eu tenho é a seguinte: o 2404 deve estar parado e sem uso na BAGL, confere? Intacto; o 2404, acidentado em Porto Príncipe, no Haiti, ainda deve estar lá, foi removido da pista, mas não sei se está inteiro, se foi desmontado ou sei lá; O Boeing 707 presidencial paraguaio nunca foi desmontado, e foi doado para a FAB, ainda está lá?
Obrigado.
Boa noite:
Eram 04 KC-137: FAB 2401, 2402, 2403 e 2404.
2401: cortado. Veja:
http://www.aeroentusiasta.com.br/posts/424/
2402: parado na BAGL para leilão. Ocorreram dois leilões, sem interessados. Veja:
viewtopic.php?f=13&t=27486&p=176939&hilit=2402#p176939
2403: cortado. Veja:
http://www.aeroentusiasta.com.br/posts/424/
2404: acidentado em PAP. Destino desconhecido.
Re: Estado atual dos KC-137 da FAB
Enviado: Sex Jul 01, 2016 03:38
por gustavo87
O 2404 foi desmontado, no Google Earth dá para ver ele sendo cortado aos poucos. As peças provavelmente voltaram ao Brasil.
Re: Estado atual dos KC-137 da FAB
Enviado: Sex Jul 01, 2016 19:15
por FCM
Pelo menos o 2402 ainda permanece inteiro!
Deveria ser preservado!
Re: Estado atual dos KC-137 da FAB
Enviado: Sex Jul 01, 2016 20:15
por Starliner
Fernando desde os primeiros leilões, quando ainda bem não encontrou compradores,tenho feito o possível para divulgar a ideia de preservá-lo. Falei com o pessoal da ABRAPAER através da Marta Bognar em S. Paulo e empenharam-se em ajudar.
Enviaram ofício para o Ceconsaer em BSB, que por sua vez contatou o Musal, falou-se com o Museu da TAM mas infelizmente ninguém tem interesse
Tirei fotos do espaço perto do C-91 da FAB que está em frente da BAGL para ver se haveria lugar para ele por lá.
O problema é que para ir para o Musal, ele não pode pousar nos Afonsos, pista curta, talvez sem nada a bordo e com pouco combustível fosse possível, mas a taxiway não suportaria o peso. Além do mais eles não teriam onde colocar, já tem muitas aeronaves ao ar livre. O Museu da TAM acabou fechando ( temporariamente creio). Como tirá-lo de onde está, para onde levar? E o altíssimo custo do desmonta/monta de novo? E um eventual transporte quanto custaria, uma fortuna com certeza. Quando ele parou. ainda estava em condições de voo, mas e hoje? Quem iria pilotá-lo? Já foi sugerido até pintar de um lado Varig e do outro FAB, mas colocar aonde?
No momento parece que "esqueceram" dele lá no PAMA GL, mas e No futuro?. Acho que foi uma aeronave muito significativa para a FAB e cortá-lo seria um crime.
já basta o que fizeram com o 24012, que era ainda mais significativo pois foi a aeronave Presidencial e acabou "esquartejado", nem foi desmontado.
O futuro dirá....
Starliner
Re: Estado atual dos KC-137 da FAB
Enviado: Dom Jul 03, 2016 00:57
por PZDC8
El B707 FAP-01 donado a la FAB solo fueron desmontados los motores e instrumentos del cockpit, el fuselaje todavía está allí.
Re: Estado atual dos KC-137 da FAB
Enviado: Seg Jul 04, 2016 16:07
por Sentaapua
Fernando C. Milke escreveu:Pelo menos o 2402 ainda permanece inteiro!
Deveria ser preservado!
Olá.
Segundo o pessoal da helisul o 707 também será deles, inclusive citaram isso no jornal a Gazeta de Foz:
https://www.yumpu.com/pt/document/view/ ... azeta-8398
Re: Estado atual dos KC-137 da FAB
Enviado: Seg Jul 04, 2016 17:58
por Constellation
Sentaapua escreveu:Fernando C. Milke escreveu:Pelo menos o 2402 ainda permanece inteiro!
Deveria ser preservado!
Olá.
Segundo o pessoal da helisul o 707 também será deles, inclusive citaram isso no jornal a Gazeta de Foz:
https://www.yumpu.com/pt/document/view/ ... azeta-8398
Vida longa a essas máquinas e ao pessoal da Helisul, que está preservando esses aviões.
Re: Estado atual dos KC-137 da FAB
Enviado: Qui Out 13, 2016 11:18
por pilofe
Muito complicada a situação do 2402. Em nosso país, a preservação da história, nunca foi levada à sério, infelizmente. o C-130 FAB 2451, conhecido pelo apelido de "Cadillac 65", foi cortado nesta semana e enviado para leilão. Cabe ressaltar, que este avião em particular, pertenceu ao primeiro lote de 3 C-130 Hércules recebidos pela FAB. Era uma aeronave lendária, com mais de 50 anos de operação por aqui.
Re: Estado atual dos KC-137 da FAB
Enviado: Qui Out 13, 2016 12:35
por Juliano_Amoroso
Se eu estiver enganado, os amigos do fórum podem me corrigir, mas esse FAB 2402 era o ex PP-VJX na Varig, e que foi sequestrado e desviado para Cuba nada menos que 3 vezes em menos de 6 meses, ganhando o apelido de "Expresso Cubano". Ele deveria sim ser preservado, tanto pela sua história na Varig, quanto na FAB.
Re: Estado atual dos KC-137 da FAB
Enviado: Qui Out 13, 2016 15:12
por AeroEntusiasta
Juliano_Amoroso escreveu:Se eu estiver enganado, os amigos do fórum podem me corrigir, mas esse FAB 2402 era o ex PP-VJX na Varig, e que foi sequestrado e desviado para Cuba nada menos que 3 vezes em menos de 6 meses, ganhando o apelido de "Expresso Cubano". Ele deveria sim ser preservado, tanto pela sua história na Varig, quanto na FAB.
Juliano:
O nosso amigo de AF, Marcelo Magalhães, escreveu um belo artigo sobre o PP-VJX.
>>>> Veja:
http://www.aeroentusiasta.com.br/artigos/54
Re: Estado atual dos KC-137 da FAB
Enviado: Seg Nov 07, 2016 17:28
por AeroEntusiasta
FAB 2402 novamente a leilão (coleção Vito Cedrini):

Re: Estado atual dos KC-137 da FAB
Enviado: Seg Nov 07, 2016 18:47
por Starliner
Esperemos que não venda, ou melhor que alguém o compre para preservar, não para "picotar". É um crime não termos um KC-137, que foi uma aeronave importante para a FAB devidamente preservado.
Starliner
Re: Estado atual dos KC-137 da FAB
Enviado: Ter Jan 10, 2017 20:44
por AeroEntusiasta
Boa noite:
No final de dezembro, o nosso amigo Starliner observou diversas pessoas e equipamentos no entorno do 2402, que estava sem as carenagens dos motores 1 e 2 e portas de emergência abertas.
Será que foi vendido?
Re: Estado atual dos KC-137 da FAB
Enviado: Qui Jan 12, 2017 11:07
por Marcelo Magalhães
Fábio:
Achei estranho tb essa movimentação recente em torno do Corsário...
Se foi vendido, resta saber se para sucata ou preservação (mas quem?!, pessoal do Museu RG de POA?)
Abs,
Re: Estado atual dos KC-137 da FAB
Enviado: Qui Jan 12, 2017 20:49
por Sentaapua
A menos que alguém tenha mudado de ideia, será "emprestado" para ser exposto junto como o FAB2115 em Foz do Iguaçu.
Re: Estado atual dos KC-137 da FAB
Enviado: Sex Jan 13, 2017 10:39
por Marcelo Magalhães
Starliner!
Impressionante a info, muito boa, ao menos será preservado!
Será que não irá voando??!!
Ele está em condições de ao menos fazer um ferry até onde eu saiba...
Abs e obrigado pela info!
Re: Estado atual dos KC-137 da FAB
Enviado: Ter Jan 17, 2017 20:15
por Vinidc8
Re: Estado atual dos KC-137 da FAB
Enviado: Ter Jan 17, 2017 20:54
por Marcelo Magalhães
Amigos:
O problema será encontrar trip com carteira válida para 707 a fim de efetuar o ferry - isso na hipótese de ele tre sido mesmo negociado - o que parece nem está confirmado.
O mais certo é que, se for removido, seja desmontado e vá de caminhão para seu destino, e depois terá de ser remontado...ou seja, é uma operação extremamente custosa, mas já foi realizada rencentemente com vários "bregas" da VSP p . expl., o DC-8-62(F) da Skymaster e o B722 da Total q stava em POA.
Abs!