Página 1 de 3

FAB: Boeing 767-300ER ( C-767 FAB 2900 )

Enviado: Qua Abr 20, 2016 19:40
por AeroEntusiasta
Boa noite:

Com a desativação dos KC-137 (Boeing 707) em meados de 2013, a Força Aérea Brasileira perdeu a capacidade logística para transporte de longo alcance.

Atualmente as missões de transporte de tropas e cargas são realizadas pelos C-130M e C-195, aeronaves de alcance e capacidade limitadas. A missão presidencial é realizada por um Airbus A319ACJ e dois Embraer 190, os quais tem limitações de autonomia, o que aumenta os custos dos voos de longo curso devido as escalas para reabastecimento e eventuais pernoites.

Devido o atual cenário político-econômico nacional e os atrasos no projeto KC-X2, que visa a aquisição de um novo avião para substituir os KC-137, O Governo Brasileiro decidiu arredar uma aeronave de grande capacidade de carga e longo alcance, para suprir emergencialmente a lacuna logística deixada pela aposentaria dos KC-137.

Desta forma, a Comissão Aeronáutica Brasileira em Washigton (CABW - http://www.cabw.org) lançou um edital para leasing de um Boeing 767-300ER por um período de 36 meses, prorrogável por 12 meses. O edital será publicado até o final de abril e o vencedor será aquele que oferecer o avião pelo menor valor global. No edital não há menção sobre a capacidade para realizar reabastecimento em voo.

>>> Acesse o edital: https://www.cabw.org/edital/REIFB160335.pdf

O Boeing 767 será operado pelo 2º/2º Grupo de Transportes "Esquadrão Corsário", que já tem pilotos treinados pela TAM CARGO/ABSA. Segundo o edital a aeronave deverá ser entregue com a pintura (camuflagem) cinza e marcas da FAB. Informações publicadas nas redes sociais (não oficiais), indicam que a matrícula do 767 deverá ser FAB 2405.


O edital apresenta alguns detalhes sobre o Boeing 767, objeto do leasing:
  • - A aeronave não deverá ter mais de 25 anos;
    - não poderá ter sido envolvida em acidente;
    - ETOPS 180
    - deverá ter capacidade para transportar passageiros em duas classes (de 24 a 32 na business e até 230 na econômica);
    - assentos reclináveis 180 graus na business;
    - compartimento para carga paletizada;
    - porta de carga;
    - 30 containers LD-2;
    - deverá estar com todos os checks de manutenção em dia

Na página 58 do edital, há uma curiosa tabela que demonstra a economia operacional do 767 em determinadas missões de transporte. São elas:


1) Missão Haiti - transporte de 1200 militares
  • > Boeing 767-300ER

    Voos: 5 voos para levar os militares (245 militares/voo)
    Tempo missão: 5 dias
    Velocidade em rota: 480kt
    Rota: Galeão - Port au Prince (ida e volta)
    Horas voo: 65:00
    Custo: US$780.000,00
  • > C-130 Hércules

    Voos: 14 voos para levar os militares (86 militares/voo)
    Tempo missão: 28 dias
    Velocidade em rota: 280kt
    Rota: Galeão - Boa Vista - Port au Prince (ida e volta)
    Horas voo: 310:00
    Custo: US$3.772.796,00

    * O C-130 necessita pernoitar em Port-au-Prince
    * A Marinha do Brasil gastou R$5 milhoes em 2015, alugando aviões da Gol para realizar essas missões para o Haiti

2) Missão presidencial no Japão (Missão Tóquio):
  • > Um Boeing 767-300:

    Rota: Brasília - Bucareste - Tóquio (ida e volta)
    Tempo: 40 horas
    Pernoites: zero
    Disponibilidade: 20ton equipamentos + 200 passageiros
    Custo: US$480.000,00

    > Dois VC-2 (Embraer 190) - atuais aeronaves

    Rota: Brasília - Natal - Las Palmas - Helsinki - Abakan/Russia - Tóquio (duas aeronaves ida e volta)
    Tempo: 50 horas (cada avião)
    Pernoites: 02
    Disponibilidade: 4,2ton + 42 passageiros (cada avião)
    Custo: US$440.000,00 (por avião)

    * Previsão de 80 passageiros em uma missão presidencial.
    * O 767 transporta 4x mais passageiros pela metade dos custos sem a necessidade de pernoites
    * O consumo médio do 767 com 25t de carga é 4500kg.

Re: FAB: arrendamento de um Boeing 767-300ER

Enviado: Qua Abr 20, 2016 20:09
por RICARDO HUGO URUGUAY
Seria interessante um A-340, é mais largo, é maior, tem mais autonomia e tem similaridade com os A-319.

Re: FAB: arrendamento de um Boeing 767-300ER

Enviado: Qua Abr 20, 2016 20:10
por AeroEntusiasta
Ricardo, creio que não existe A340 cargo.

Re: FAB: arrendamento de um Boeing 767-300ER

Enviado: Qua Abr 20, 2016 20:11
por AeroEntusiasta

Re: FAB: arrendamento de um Boeing 767-300ER

Enviado: Qua Abr 20, 2016 21:27
por pampavermelho
AeroEntusiasta escreveu:Ricardo, creio que não existe A340 cargo.

Mas quem disse que é cargo? O próprio edital diz em capacidade para até 230 passageiros!

Re: FAB: arrendamento de um Boeing 767-300ER

Enviado: Qua Abr 20, 2016 21:48
por AeroEntusiasta
Boa noite:

O Edital fala em Boeing 767-300ER com capacidade carga paletizada e passageiros, portanto direcionado para este modelo.

Re: FAB: arrendamento de um Boeing 767-300ER

Enviado: Qui Abr 21, 2016 09:24
por RICARDO HUGO URUGUAY
Também não conheço nenhum 767 mixto, passageiro + carga, como o 747M, utilizados pela Varig e KLM. O do Chile é só passageiro, não tem porta de carga para o convés principal.

Re: FAB: arrendamento de um Boeing 767-300ER

Enviado: Qui Abr 21, 2016 11:28
por AeroEntusiasta
Bom dia.

O edital não cita a necessidade específica de porta de carga lateral. Fala apenas em capacidade de carga, o que pode ser feito em containers no porão.

Deve ser um 763ER normal, similar ao chileno.

Veja aqui: http://www.aeroentusiasta.com.br/posts/560

Re: FAB: arrendamento de um Boeing 767-300ER

Enviado: Seg Jun 06, 2016 18:02
por FCM
A empresa vencedora Colt é aquela que voa atualmente com dois 737-400 e um 757 na RPN?

Re: FAB: arrendamento de um Boeing 767-300ER

Enviado: Seg Jun 06, 2016 20:17
por AeroEntusiasta
Boa noite:

Exato, Fernando. Ela faz parte do grupo Grupo Colt Aviation, veja: http://www.coltaviation.com.br/br/empresa.php

A divulgação do resultado sobre o vencedor do 767: https://www.cabw.org/edital/Final_Resul ... BW2016.pdf

Imagem

Re: FAB: arrendamento de um Boeing 767-300ER

Enviado: Sex Jun 10, 2016 16:50
por FCM
O contrato de locação está assinado, já se sabe qual é a aeronave, seus dados e histórico?

Re: FAB: arrendamento de um Boeing 767-300ER

Enviado: Sex Jun 10, 2016 17:45
por Maurício
Até então era para vir o B767-328ER(MMTT) (cn 27135) ex-Air France, Zoom Airlines, AerCap, IAI prefixo 4X-AGM (cvtd TLV AGO 2015). Pois é, desistiram ?... Já foi para Cargojet Airways (Canadá) C-FMIJ, desde SET 2015!

Re: FAB: arrendamento de um Boeing 767-300ER

Enviado: Sáb Jun 11, 2016 03:16
por Sentaapua
Maurício escreveu:Até então era para vir o B767-328ER(MMTT) (cn 27135) ex-Air France, Zoom Airlines, AerCap, IAI prefixo 4X-AGM (cvtd TLV AGO 2015). Pois é, desistiram ?... Já foi para Cargojet Airways (Canadá) C-FMIJ, desde SET 2015!
Esse aí era definitivo, no projeto KC-X. O da Colt é aluguel por tres anos até desenrolar os 767 do KC-X2.

Re: FAB: arrendamento de um Boeing 767-300ER

Enviado: Qua Jun 22, 2016 14:26
por AeroEntusiasta
Boa tarde:

Pelas redes sociais, há informação que será o B767-3A1/ER cn 26470 ex.SX-BPN. Aguardemos confirmações.

Re: FAB: arrendamento de um Boeing 767-300ER

Enviado: Qua Jun 22, 2016 15:17
por Vinidc8
Alguns dados do avião, via Planespotters

Foi entregue novo para a Martnair Holland em 25/02/1992 registrado PH-MCM, onde ficou até 2011.
Em 09/12/2013 foi repassado para a empresa SkyGreece Airlines reistrado SX-BPN onde ficou até 09/11/2015.

Re: FAB: arrendamento de um Boeing 767-300ER

Enviado: Qua Jun 22, 2016 19:29
por Constellation
Imagem

Essa é a máquina, futuro FAB 2405?

Re: FAB: arrendamento de um Boeing 767-300ER

Enviado: Qua Jun 22, 2016 19:29
por Constellation
É uma aeronave jurássica, fabricada em 1992... mas, achei bacana.

Re: FAB: arrendamento de um Boeing 767-300ER

Enviado: Qua Jun 22, 2016 23:29
por Maurício
Se for o mesmo, o último prefixo é N328MP do lessor Residco. Em 18 JUN 2016 estava stored em San Bernardino (USA). Era somente pax.

Re: FAB: arrendamento de um Boeing 767-300ER

Enviado: Sex Jun 24, 2016 18:51
por AeroEntusiasta
San Bernardino/CA, via Redes Sociais - Autoria desconhecida.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Re: FAB: arrendamento de um Boeing 767-300ER

Enviado: Sex Jun 24, 2016 19:16
por Maurício
Será que vai ser agora o FAB 2400 ? Em 1987 estava previsto para o PP-VJK, lembram-se ?