Carro de Combate vandalizado em Porto Alegre/RS

Notícias e artigos retirados da mídia em geral.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
AeroEntusiasta
Fundador
Fundador
Mensagens: 9543
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 09:00
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Carro de Combate vandalizado em Porto Alegre/RS

Mensagem por AeroEntusiasta »

Boa noite:

Porto Alegre (e o próprio RS) está virando um local surreal. Vejam a tentativa do Exército de fazer uma praça, cujo símbolo principal seria um carro de combate. Vejam o que aconteceu. Logo abaixo desta matéria, uma outra com um projeto de lei de um vereador petista, tentando proibir monumentos bélicos em praças da capital gaúcha.

Aqui estão tentando apagar a história para reescrevê-la segundo a sua visão de mundo ideal, mesmo que a maioria não faça parte dele!

Vejam...

Fonte: http://www.defesanet.com.br/terrestre/n ... -Leopard-/" onclick="window.open(this.href);return false;

19 de Janeiro, 2016 - 14:30 ( Brasília )

CMS - Nota Oficial Referente ao Monumento CC Leopard

Agressão e Vandalismo contra monumento militar

O Comando Militar do Sul (CMS) retirou o Carro de Combate Leopard1A1 que estava sendo colocado como monumento próximo ao 3 Regimento de Cavalaria de Guardas. A nota Oficial do CMS é publicada abaixo.

Desde o anúncio da colocação desta viatura blindada, no dia 12 Janeiro, como monumento ocorreu uma grande movimentação contrária.

Ocorreram atos de vandalismo como a viatura ser depredada e a tentativa de danificar a pintura assim como roubo de equipamentos, como os faróis.

A movimentação agitou em especial a base de esquerda e com grande participação de órgãos de imprensa vinculados ao Partido dos Trabalhadores. Assim como edis desta agremiação na Câmara Municipal.

A área onde será o monumento foi doada ao Exército pois a unidade do 3 RCG teve uma grande extensão de seu terreno usada para a construção de um viaduto.

No início de 2015 um blindado em homengem aos veteranos da 2 Guerra Mundial foi vandalizado na cidade de São Gonçalo (Vandalizado Blindado em Praça do Ex-Combatente Link)

A movimentação também incluiu a criação de uma página no Facebook, com link abaixo.

Leia a nota do CMS abaixo.

MINISTÉRIO DA DEFESA

EXÉRCITO BRASILEIRO

COMANDO MILITAR DO SUL

NOTA À IMPRENSA

Porto Alegre, 19 Janeiro 2016

Em referência ao monumento simbolizado pelo Veículo Blindado Leopard 1A1, instalado na Avenida Ipiranga, o Comando Militar do Sul informa que a viatura foi recolhida para o 8º Batalhão Logístico, onde passa por manutenção. O reparo é necessário, em virtude dos danos causados ao mesmo nos últimos dias. Não há previsão para a conclusão da manutenção, que exigirá reposição de peças e reparo na pintura. Assim que a viatura estiver em condições, retornará à praça para a inauguração do monumento. Durante este período, o local será preparado e estruturado para receber o Leopard em segurança e para proporcionar aos visitantes uma interação positiva com a história.

A praça que recebe o monumento foi cedida pela prefeitura de Porto Alegre como forma de agradecimento pela doação de uma área do 3º Regimento de Cavalaria de Guarda para construção do viaduto de acesso da Avenida Bento Gonçalves.

A homenagem tem inestimável valor histórico, para a Arma de Cavalaria do Exército Brasileiro, e acontecerá no ano que marca o centenário da primeira utilização de um blindado em combate. A estreia aconteceu durante a Primeira Guerra Mundial, na Batalha do Somme, em 1916, ocasião em que alemães e aliados se enfrentaram durante semanas numa frente de combate com mais de 40 quilômetros de extensão. A localização do blindado referencia o Exército de hoje (próximo ao 3º Regimento de Cavalaria de Guarda) e a preservação de sua história (representada pelo Leopard A1). É importante salientar que o Comando Militar do Sul representa 90% da força blindada do país.

O Comando Militar do Sul, elite do combate convencional, coloca-se à disposição para mais esclarecimentos.

Assessoria de Comunicação Social do Comando Militar do Sul


>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Fonte: http://www.sul21.com.br/jornal/apos-pol ... onumentos/" onclick="window.open(this.href);return false;

18/jan./2016, 16h21min

Após polêmica sobre tanque, vereador lança projeto que proíbe artefatos bélicos como monumentos

Imagem
Tanque de guerra será novo monumento de Porto Alegre | Foto: Caroline Ferraz/Sul21


18/01/2016 - PORTO ALEGRE, RS, BRASIL - Débora Fogliatto

A notícia de que um antigo tanque do Exército será transformado no mais novo monumento de Porto Alegre vem repercutindo entre a população desde a semana passada. Um grupo crítico à decisão chegou a lançar um evento no Facebook para promover uma intervenção artística no veículo de guerra. Após a polêmica, o vereador Alberto Kopittke (PT) protocolou, nesta segunda-feira (18), Projeto de Lei que visa proibir a exibição de artefatos bélicos como elemento principal nos monumentos na capital.
Caso aprovada, a proposta proibiria a colocação de armas de fogo e armas de guerra em geral como monumentos. A prefeitura informou que cedeu o terreno em agradecimento pela doação de uma área do 3° Regimento de Cavalaria de Guarda para a construção da alça de acesso ao viaduto da avenida Bento Gonçalves.

Kopittke lembra que o debate sobre o papel das Forças Armadas e sua relação com o regime militar continua inserido na cidade, com a troca do nome da Avenida Castelo Branco para Avenida da Legalidade e da Democracia, por exemplo. Já o tanque viria na contramão dessas iniciativas. “A gente tem que desconstruir esses símbolos autoritários, de violência, de guerra, que seguem presentes. E o Brasil tem que seguir o sentido que o Chile e a Argentina tem seguido, leis proibindo qualquer tipo de símbolos ligados ao regime autoritário e aqui continua muito vivo”, aponta.

O vereador diz ainda que os monumentos sustentam um poder simbólico. “Um tanque de guerra em forma de monumento é a sustentação da violência, é o simbolismo da destruição humana e, notoriamente, Porto Alegre encontra-se no triste rol das capitais mais violentas do Brasil”, afirmou o vereador.
Ele destaca, porém, que o objetivo não é ser contra as Forças Armadas em si, mas sim propor um diálogo sobre o papel dessa instituição. Segundo o vereador, a decisão sobre o tanque não passou pelo crivo da Comissão Técnica Permanente de avaliação e gerenciamento dos monumentos e obras de arte da capital, ligada à Secretaria Municipal de Cultura. Esta comissão deveria se posicionar sobre a colocação de qualquer novo monumento na cidade.

“Este conselho não foi consultado. É um conjunto de ocupações do espaço público pelas Forças Armadas, eles ocupam a Redenção, por exemplo sem pedir autorização, como se fosse um poder soberano, enquanto teria que seguir a legislação de toda a cidade, como qualquer outro órgão público. Acho importante promover esse debate”, justifica.
Ele espera que o projeto tenha aprovação de seus colegas vereadores, que já concordaram com medidas como a restituição dos mandatos de vereadores cassados em 1964, em função do regime militar. “Acho que é um debate importante sobre a própria cidade e que tipo de monumentos a gente quer”, destaca.

O tanque

O tanque Leopard, modelo 1A1, foi comprado da Bélgica, começou a ser utilizado no Brasil em 1997 e agora foi substituído por um modelo mais moderno. Instalado na esquina das avenidas Ipiranga e Salvador França, o Exército decidiu usar o tanque aposentado para homenagear a instituição. A comunidade #PoaCidadeCriativa lançou um evento no Facebook para promover uma intervenção artística no novo monumento.
Avatar do usuário
AB3
MASTER
MASTER
Mensagens: 3304
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 17:18

Re: Carro de Combate vandalizado em Porto Alegre/RS

Mensagem por AB3 »

Políticos sendo políticos, acreditando no papinho do comunismo, mudando nome de avenidas e afins... triste... pra mim um tanque de guerra numa praça serve muito mais de inspiração a quem queira seguir o exercito (tal como um avião na entrada de um aeroporto poderá despertar novos aviadores ou militares da FAB) do que "incitar violência"...
AB3 - aeroentusiasta forum user
BHZ - Belo Horizonte - MG | Aircraft Mechanic and Aviation Researcher
Artigos em http://www.avioesemusicas.com" onclick="window.open(this.href);return false;
Avatar do usuário
Maurício
MASTER
MASTER
Mensagens: 1970
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 16:10
Localização: Belo Horizonte - MG

Re: Carro de Combate vandalizado em Porto Alegre/RS

Mensagem por Maurício »

Não servi ao Exército, mas sei que é uma Escola da Vida e uma exemplar oportunidade de seguir carreira promissora. Quanto ao fato acima mostra o "Today's Brasil"...
" Uma vez que você tenha experimentado voar, você andará pela terra com seus olhos voltados para o céu, pois lá você esteve e para lá desejará voltar." (Leonardo da Vinci)
Responder