Novo governo português promete anular venda da TAP

Notícias e artigos retirados da mídia em geral.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
JOTURSC
PC
PC
Mensagens: 222
Registrado em: Sex Jan 05, 2007 09:56
Localização: Blumenau - SC

Novo governo português promete anular venda da TAP

Mensagem por JOTURSC »

Novo governo português promete anular venda da TAP

A queda do primeiro-ministro de Portugal, Pedro Passos coelho, e a posse do Socialista Antonio Costa devem resultar no cancelamento do processo de privatização da companhia aérea TAP, adquirida pelo brasileiro-americano David Neeleman, fundador da Azul, e pelo português Humberto Pedrosa.

O Partido Socialista (PS) português enviou uma carta ao presidente da holding estatal Parpública exigindo que não conclua a privatização da companhia aérea TAP.

Em uma carta enviada pelo grupo Parlamentar do PS à Parpública, a que a Reuters teve acesso, os socialistas lembram que a "posição do PS sobre a TAP é clara e pública: o PS não aceita que o Estado não mantenha uma posição de controle, devendo ter uma intervenção e presença na definição do rumo estratégico desta empresa".

"O PS (...) é frontalmente contra a forma como o atual processo de reprivatização tem sido desenvolvido, desde o seu início", disse, lembrando que os partidos da maioria de esquerda do Parlamento, que apoiam um eventual governo socialista, estão contra este processo.

A conclusão da venda de uma parcela de 61% da empresa, ao consórcio do empresário brasileiro-americano David Neeleman e do português Humberto Pedrosa, está prevista para 12 de novembro.

"Consideramos que não estão reunidas as condições legais nem políticas para que se mantenha este processo de reprivatização da TAP", disseram os deputados socialistas, lembrando que o atual "governo se encontra com poderes de gestão".

Na terça-feira, o PS e os partidos à sua esquerda aliaram-se e derrubaram o governo minoritário de centro-direita, que venceu as eleições de 4 de outubro, acordando viabilizar um Executivo socialista para bloquear as "excessivas" medidas restritivas, impostas com o resgate externo pedido em 2011.

"Esperamos assim, em função do novo quadro político existente no nosso país, que o Presidente da Parpública não conclua o atual processo de reprivatização da TAP, não procedendo à assinatura dos contratos de alienação do seu capital social", disse o grupo parlamentar do PS.

Em junho, o consórcio Gateway venceu o leilão de privatização de 61% da TAP, sendo que em paralelo os empregados da companhia aérea podem ficar com uma parcela adicional de 5% do capital da companhia.

O consórcio Gateway já indicou que quer investir até 800 milhões de euros na TAP e expandir as rotas para os Estados Unidos e Brasil, querendo que a endividada operadora aérea comece a dar lucros em 2016.


Fonte: Reuters
Jorge Fermino - Blumenau/SC
Avatar do usuário
AB3
MASTER
MASTER
Mensagens: 3304
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 17:18

Re: Novo governo português promete anular venda da TAP

Mensagem por AB3 »

Poxa a pintura da TAP é maneira, horrorosa era a antiga, mas o governo que entrou quer tomar alguns % da Gateway e deixar eles com 49% e o governo com 51%, coisa de comunista
AB3 - aeroentusiasta forum user
BHZ - Belo Horizonte - MG | Aircraft Mechanic and Aviation Researcher
Artigos em http://www.avioesemusicas.com" onclick="window.open(this.href);return false;
Responder