Página 1 de 1
PLU - Boas Novas ?
Enviado: Sex Mar 20, 2015 17:38
por Maurício
Segundo divulgado em outra rede social, a AZUL estaria com planos de ligar PLU à outras capitais. O indicativo pode ser a recente migração de seus voos regionais para CNF. Assim os slots estariam liberados para a nova destinação.
Se for confirmado, a empresa dará um passo gigantesco para absorver a demanda reprimida do segmento, sumariamente desatendida a partir de 2005, com a "desculpa" que precisava fortalecer CNF (na época, um "elefante branco"). Entretanto, como se acompanha, a "vitamina" foi em demasia...
Que venham os supostos voos, com os versatéis e econômicos ATRs, ideal se fosse do tipo VDC (em CGH teria que se alterar a norma vigente), porém bem planejados e compatíveis com as limitações internas e externas físicas, operacionais e meteorológicas de PLU...
Re: PLU - Boas Novas ?
Enviado: Sex Mar 20, 2015 18:41
por AB3
Concordo contigo, porém DEVE-SE ABRIR PARA TODOS e não privilegiar apenas um.
Re: PLU - Boas Novas ?
Enviado: Sáb Mar 21, 2015 08:45
por Maurício
AB3 escreveu:Concordo contigo, porém DEVE-SE ABRIR PARA TODOS e não privilegiar apenas um.
OK. A Passaredo solicitou no hotran, voos PLU/BSB/PLU para início 01/04/2015. Não sei se foi aprovado.
Re: PLU - Boas Novas ?
Enviado: Seg Mar 23, 2015 10:40
por FCM
Maurício escreveu:Que venham os supostos voos, com os versatéis e econômicos ATRs, ideal se fosse do tipo VDC (em CGH teria que se alterar a norma vigente), porém bem planejados e compatíveis com as limitações internas e externas físicas, operacionais e meteorológicas de PLU...
Se realmente há demanda reprimida, Gol e TAM também vão querer voos lá, será que a Infraero vai investir? Os investidores de CNF vão reclamar ...
Re: PLU - Boas Novas ?
Enviado: Seg Mar 23, 2015 12:35
por Maurício
Segundo alguns usuários, o voo PLU/GRU tem tido ótima ocupação proporcionando custo/benefício satisfatório, considerando variáveis como tempo total de deslocamento OD, tarifas de táxi e do próprio voo, além de se evitar as constantes interrupções de tráfego na Linha Verde (MG-010), causadas por movimentos sociais. Observa-se então que há demanda reprimida. Imagina se existissem para CGH e SDU ?
Se fosse liberado, a GOL e a TAM iriam adquirir ATRs ?
Re: PLU - Boas Novas ?
Enviado: Seg Mar 23, 2015 13:28
por FCM
Se fosse liberado com restrições, filé para a Azul e seus ATR 72-600! Já com liberação sem restrições, certamente vários voos com E195/Azul, A320/TAM e 737/Gol - nova saturação de PLU!
Re: PLU - Boas Novas ?
Enviado: Seg Mar 23, 2015 16:03
por AB3
Deus me livre de PLU operar como no passado rs... se liberarem dias de chuva vou alugar guarda-chuva na porta do aeroporto :p.
O PLU/GRU/PLU vai ser suspenso, comenta-se que vão tascar PLU-SDU-PLU...
Re: PLU - Boas Novas ?
Enviado: Seg Mar 23, 2015 16:48
por Maurício
Vamos aos números:
Em março/2005, 120 voos diários foram transferidos de PLU para CNF;
A capacidade de PLU considerada é de 1,5 mi de pax/ano;
Os slots atuais representam 33% do que era há 10 anos;
Vários voos regionais foram transferidos recentemente para CNF;
Segundo o Valor Econômico, em 2014, CNF foi utilizado por 10,842 mi de pax/ano (crescimento 5,25% > que em 2013), em 5º lugar, após GRU/BSB/CGH e GIG;
Ou seja, a demanda de CNF está fortemente consolidada sem riscos de perdas, principalmente pela enorme possibilidade de conexões nacionais e internacionais.
O exemplo a seguir representaria somente 1,9% desta utilização de CNF:
Haveria em PLU acréscimo de 6 voos, nos picos manhã e noite (2 para SDU, 2 para CGH e 2 para BSB). Isto representa: 6 voos/dia X 72 pax máx. ATR X 5 dias utéis X 4 semanas X 12 meses X 2 (embarque+desemb.) = 207.360 novos pax/ano (13,8% da capacidade de PLU). Observem que não considero a hipótese de operarem com 737/738/319/320.
Entendo que essa utilização restrita atenderia às condições possíveis existentes (infra e meteorológica) e principalmente aos usuários sem conexões.