CONCESSÃO AEROPORTOS: POA / FLN / SSA / FOR

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José Cursio
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CONCESSÃO AEROPORTOS: POA / FLN / SSA / FOR

Mensagem por José Cursio »

Boa tarde amigos Forenses.

Governo estuda concessão de aeroportos de três capitais

Imagem

Da Agência Brasil

A presidenta Dilma Rousseff confirmou hoje (12) que o governo estuda conceder à iniciativa privada os aeroportos de Porto Alegre, Salvador e Florianópolis. As declarações foram dadas durante inauguração de obras em terminal portuário, no Rio de Janeiro.

O Aeroporto Internacional de Porto Alegre Salgado Filho é administrado pela Infraero desde 1974. Em outubro de 2001 foi inaugurado o Terminal Internacional do aeroporto e dezembro de 2010 foi reinaugurado o antigo terminal de passageiros.

O Aeroporto Internacional de Salvador Deputado Luís Eduardo Magalhães opera cerca de 220 voos domésticos diários e 57 voos internacionais por semana, fazendo de Salvador uma das principais portas de entrada do turismo na Bahia e, consequentemente, na região Nordeste.

O Aeroporto Internacional de Florianópolis Hercílio Luz foi elevado, pelo então Ministério da Aeronáutica, à categoria de Aeroporto Internacional, em 1995, e passou por obras de ampliação e climatização em 2000.

Fonte – Panrotas – editada 12/03/2015 – 14h15

Abs. Cursio
Fernando C. Milke
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Re: Governo estuda concessão de aeroportos de três capitais

Mensagem por Fernando C. Milke »

Panrotas escreveu:A presidenta confirmou que o governo estuda conceder à iniciativa privada os aeroportos de Porto Alegre, Salvador e Florianópolis.
Entendo como uma boa notícia, principalmente para o desenvolvimento de POA e FLN!
Marco SBCT
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Re: Governo estuda concessão de aeroportos de três capitais

Mensagem por Marco SBCT »

Agora véio, enquanto a Concessionária não assumir o Salgadão nada de aumento da pista conclusão do TECA e do TPS, torcemos que a Infra continue as obras conforme o MIN Padilha ten dito.
O aeroporto que tem o primeiro radar de terminal operacional do Brasil merecia mais atenção pela administração.
Marco A Moraes
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Re: Governo estuda concessão de aeroportos de três capitais

Mensagem por AeroEntusiasta »

Governo federal dá a partida na concessão do aeroporto Salgado Filho

Seis grupos de empresas e outras cinco companhias estão autorizadas a fazer estudos para terminais na Capital e em outras três cidades

A exemplo de outros três terminais, a concessão do Aeroporto Internacional Salgado Filho entra, nesta sexta-feira, na fase de estudos.

A Secretaria de Aviação Civil (SAC) publicou no Diário Oficial da União a lista de empresas autorizadas a apresentar projetos, levantamentos, investigações e avaliações técnicas que subsidiarão a modelagem das concessões na Capital, Salvador, Florianópolis e Fortaleza, que fazem parte na nova etapa do Programa de Investimentos em Logística anunciada pelo governo federal. Os trabalhos deverão ser entregues em 90 dias.

Na lista de companhias, constam seis grupos e cinco empresas. Entre os nomes individuais aparecem a Triunfo, a Prosul, a P2 Gestão de Recursos, a Ernst & Young Assessoria Empresarial e a Construcap - CCPS Engenharia e Comércio. Entre os consórcios, constam a Verax e Geo Brasilis Consultoria; Setepla Tecnometal Engenharia, Sener e ATP Engenharia; Concremat Engenharia e Tecnologia, Aeroservice Consultoria e Engenharia e Lenc Laboratório de Engenharia e Consultoria; e Moysés & Pires, BF Capital, JGP, Logit e Proficenter. Também aparecem Radar PPP, junto com a PricewaterhouseCoopers, e Idom Consultoria; e a Helport Construções do Brasil e Corporación América.

Dos grupos, 10 apresentarão propostas para os aeroportos de Porto Alegre, Salvador, Florianópolis e Fortaleza. Já a Prosul apresentará estudo somente para o aeroporto de Florianópolis.

Segundo a publicação no Diário Oficial da União, os estudos para o aeroporto de Porto Alegre deverão analisar a expansão da pista prevista no plano diretor. Já o projeto para o aeroporto de Salvador deverá avaliar a construção de uma nova pista independente da atual.

No dia 11 de julho, o governo divulgou que as concessões dos aeroportos receberam 92 propostas, apresentadas por 30 empresas. Os investimentos, segundo o PIL, serão na ordem de R$ 8,5 bilhões: Porto Alegre (R$ 2,5 bilhões), Salvador (R$ 3 bilhões), Florianópolis (R$ 1,1 bilhões) e Fortaleza (R$ 1,8 bilhão).

*Estadão Conteúdo

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Re: Governo estuda concessão de aeroportos de três capitais

Mensagem por AeroEntusiasta »

Leilões de concessão em infraestrutura começam no 1º semestre de 2017

Pelo cronograma, Aeroporto Salgado Filho será um dos primeiros a ser entregue à iniciativa privada


Temer anuncia concessões de aeroportos, rodovias, ferrovias e campos de petróleo

Na abertura da primeira reunião do Conselho do Programa de Parceiras de Investimentos (PPI), o governo federal apresentou detalhes do calendário de leilões de concessão iniciativa privada de aeroportos, rodoviais, distribuidoras de energia, portos, ferroviais e áreas de exploração de petróleo. Entre as obras no Rio Grande do Sul estão a concessão à iniciativa privadA do Aeroporto Internacional Salgado Filho, prevista para ocorrer no primeiro semestre do ano que vem e o leilão de trechos das BRs101 /116 /290 /386 deve ocorrer no segundo semestre de 2017.

No seu discurso, o presidente Michel Temer disse que ele e os ministros do colegiado começarão a produzir os atos normativos necessários para as concessões que o governo quer realizar. O chamado "Projeto Crescer" trará privatizações de aeroportos, portos, ferrovias, rodovias, áreas de exploração de petróleo e distribuidoras de energia.

Segundo o presidente, o norte que orienta o programa de concessões é a geração de emprego, por meio dos investimentos que serão feitos pela iniciativa privada. "O PPI visa ao crescimento do País", afirmou.

Após a fala do presidente, o secretário-executivo do Conselho do PPI, Wellington Moreira Franco, agradeceu a missão de coordenar e supervisionar o que chamou de tarefa de destravar o processo de melhoria na infraestrutura brasileira.

Em documento que será entregue aos parlamentares com as medidas do pacote de concessões, o governo Michel Temer faz duras críticas aos contratos negociados no passado que, segundo avaliação, não se "sustentam em pé". "Temos que corrigir os prejuízos causados pelos erros do passado, que culminaram em contratos falhos e projetos que não se sustentam em pé", diz o documento, entregue na reunião do Conselho do Programa de Parceiras de Investimentos (PPI), que acontece no Palácio do Planalto, e é presidida pelo presidente da República, Michel Temer.

Confira o cronograma dos leilões

Aeroportos - 1º semestre de 2017

Porto Alegre

Salvador

Florianópolis

Fortaleza


Ferrovias - 2º semestre de 2017

Norte-Sul (SP/MG/GO/TO)

Fiol (BA)

Ferrogrão (MT/PA)

Portos - 2º semestre de 2017

Terminais de combustíveis de Santarém Terminal de trigo do Rio de Janeiro

Rodovias - 2º semestre de 2017

BR-364/365 (Goiás / Minas Gerais)

BR-101/116/290/386 (Rio Grande do Sul)


Minas e Energia

4ª Rodada de licitações de campos marginais (terrestres) de petróleo e gás - 1º semestre de 2017

14ª Rodada de licitações de blocos exploratórios de petróleo e gás 2º - semestre de 2017

2ª Rodada de licitações sob regime de partilha da produção (áreas unitizáveis) 2º semestre de 2017

Ativos da Companhia de Pesquisa e Recursos Minerais (CPRM) 2º semestre de 2017

Amazonas Distribuidora de Energia 2º semestre de 2017

Boa Vista Energia 2º semestre de 2017

Cia de Eletricidade do Acre 2º semestre de 2017

Cia Energética de Alagoas 2º semestre de 2017

Cia de Energia do Piauí 2º semestre de 2017

Usinas hidrelétricas 2º semestre de 2017

Centrais Elétricas de Rondônia 1º semestre de 2018

Saneamento (BNDES)

1º semestre de 2018 Cedae - RJ Caerd - RO Cosanpa - PA



http://www.correiodopovo.com.br/Noticia ... re-de-2017
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Re: CONCESSÃO AEROPORTOS: POA / FLN / SSA / FOR

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http://oglobo.globo.com/economia/govern ... 7-20114415

Governo venderá mais dez terminais de aeroportos em 2017

Concessões serão em lotes que reúnem operações lucrativas e deficitárias

por Geralda Doca / 15/09/2016 4:30 / Atualizado 15/09/2016 8:29

BRASÍLIA - O governo tem pronta uma lista de dez aeroportos para serem concedidos ao setor privado na nova rodada de privatização do setor, a partir do segundo semestre de 2017 — após o leilão dos quatro já anunciados (Fortaleza, Salvador, Porto Alegre e Florianópolis). Os próximos são Curitiba, Recife, Belém, Vitória, Goiânia, Cuiabá, Manaus, Maceió, São Luís e Foz do Iguaçu. A novidade dessa vez será a licitação em blocos: quem arrematar o filé terá de ficar também com o osso, na proporção de um lucrativo para até três deficitários. Podem ser incluídos, neste caso, Jacarepaguá, Pampulha e Juiz de Fora, por exemplo. A nova modelagem trata também do futuro da Infraero que seria transformada numa holding — com a criação de uma subsidiária de capital aberto, juntando os principais ativos da estatal, que são os terminais de Santos Dumont e Congonhas.

Segundo o ministro dos Transportes, Maurício Quintella, os quatro aeroportos que estão em processo de concessão serão os últimos a serem leiloados individualmente. Ele disse que estudos realizados pelo governo mostram que a concessão por blocos tem viabilidade e considera o sistema aeroportuário brasileiro como um todo.

— Esse é o caminho, mas não é o único, porque estamos buscando uma solução para a Infraero, que vai continuar existindo por uma questão estratégica, mas tem que voltar a ter lucro. Pode ser adotado um modelo híbrido — disse o ministro ao GLOBO.

SÓCIOS EM SANTOS DUMONT E CONGONHAS

De acordo com técnicos que participam das discussões, a Infraero teria o tamanho reduzido, sendo mantidos na rede da estatal apenas aeroportos de médio porte, como Campo Grande, Navegantes, João Pessoa, Aracaju, Teresina, Uberlândia, Londrina, dentre outros. A proposta prevê que um grupo de 37 aeroportos pequenos seja repassado ao poder local e concedido ao setor privado. Estão no radar Ilhéus, Várzea Grande e São José dos Campos.

— A rede administrada atualmente pela Infraero é muito heterogênea, com aeroportos que movimentam entre 50 mil e 20 milhões de passageiros por ano, o que torna a sua estrutura pesada, dificulta a governança e, consequentemente, a obtenção de melhores resultados — explicou um técnico, acrescentando que o número de funcionários, atualmente em 11,4 mil deverá cair para 7.000.

Ele destacou que, até o momento, os estudos indicam que Santos Dumont e Congonhas deverão ser mantidos na rede da estatal, porque são as duas joias da coroa, mas apartados da empresa tradicional para atrair sócios privados. A tendência é que a estatal seja majoritária no negócio (a participação do sócio privado ainda está sendo definida e pode chegar a 49%). Não há espaço para grandes ampliações nos dois aeroportos, mas a avaliação é que existe potencial para elevação nas receitas, principalmente comerciais, pois o governo avalia que a estatal não explora os dois terminais adequadamente, ficando limitada à cobrança de tarifas aeroportuárias.

— Se você simplesmente privatizar Congonhas e Santos Dumont, você quebra a Infraero. A vantagem de se adotar um modelo híbrido é que você traz uma fonte de receitas para que a estatal possa investir nos demais (terminais) — explicou o técnico.

PREJUÍZOS EM SÉRIE

Pelos cálculos do governo, com as medidas adotadas pela Infraero, como plano de demissão voluntária de funcionários, a empresa voltará a ter lucro de R$ 110 milhões em 2017 — já considerando que vai entregar ao setor privado os quatro aeroportos (Fortaleza, Salvador, Porto Alegre e Florianópolis). Mas o resultado é insuficiente para que a estatal faça investimentos necessários na rede, apenas serviços de manutenção.

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Desde que perdeu seis aeroportos para o setor privado (Natal, Brasília, Guarulhos, Viracopos, Galeão e Confins), a Infraero vem dando prejuízo. De acordo com dados da estatal, depois de lucro de R$ 114,6 milhões em 2012, foram registrados prejuízos de R$ 2,6 bilhões em 2013; R$ 2 bilhões em 2014 e R$ 3 bilhões em 2015.

Além da nova subsidiária, ficarão debaixo da holding a Infraero Serviços (parceria com a alemã Fraport) e a Infraero Participações (que reúne as fatias da estatal nos aeroportos concedidos, que é de 49%). Os estudos estão em fase final e serão entregues ao presidente Michel Temer, já com os encaminhamentos, ainda este ano.

De acordo com a avaliação dos técnicos que participam do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), são considerados superavitários, atualmente, os aeroportos de Jacarepaguá, Vitória, Manaus, Santos Dumont e Curitiba, por exemplo. Estão na zona limítrofe de rentabilidade, Goiânia, Congonhas e Navegantes. Entre os deficitários (em menor grau) estão Macaé, Joinville, Recife, Bacacheri e Foz do Iguaçu, dentre outros. A classificação foi feita com base em resultado (receita), sem depreciação e remuneração.


http://oglobo.globo.com/economia/govern ... 7-20114415

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/economia/govern ... z4KRxYqrUT
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Contrato de concessão do Salgado Filho deve ser assinado até 27 de julho

Aeroporto será administrado pelo consórcio Fraport AG Frankfurt Airport

O ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella, disse nesta segunda-feira que o governo pretende assinar até 27 de julho os contratos dos quatro aeroportos concedidos recentemente à iniciativa privada. Segundo ele, novas concessões devem ocorrer em 2018. O Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, foi leiloado ao consórcio Fraport AG Frankfurt Airport por R$ 290 milhões em Brasília. A concessão valerá por 25 anos.

Quintella participou hoje da reunião do presidente Michel Temer com os presidentes das operadoras aeroportuárias vencedoras do leilão de concessão dos aeroportos de Fortaleza, Salvador, Florianópolis e Porto Alegre. Após a assinatura desses contratos, as concessionárias terão três meses de operação conjunta com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), para depois assumirem definitivamente os empreendimentos.

Segundo o ministro, os empresários se mostraram muito confiantes nos negócios, apesar da crise pela qual passa o país. "Não tivemos, durante a reunião, nenhum relato de preocupação pelos empresários.

Números

A demanda por voos domésticos, segundo o ministro, cresceu 5,4% em março, na comparação com o mesmo mês de 2016. Em abril, o crescimento foi 13,2%, o que, segundo ele, "aponta uma tendência de crescimento". Em relação à quantidade de passageiros, Quintella disse que houve crescimento de 4,1% em março. "Além disso, tivemos uma notícia em relação a investimentos externos em infraestrutura no Brasil: o aumento no primeiro quadrimestre, de 500% em relação ao quadrimestre de 2016, com quase R$ 13 bilhões em investimentos em projetos de infraestrutura. Isso se deve à confiança de que o país recuperou, à qualidade dos projetos apresentados e à nova modelagem do Programa de Parcerias em Investimento [PPI]", completou.

Na reunião desta segunda também foram tratadas outras demandas do setor aéreo, como a abertura de empresas brasileiras para 100% de capital estrangeiro. "O governo já mandou o projeto de lei que trata deste assunto com urgência constitucional. Agora é fundamental que o Congresso se debruce sobre essa matéria o mais rápido possível", disse Quintella.

Fonte: www.correiodopovo.com.br
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Assinatura do contrato de concessão do Salgado Filho é antecipada

Decisão foi publicada na edição desta terça-feira do Diário Oficial da União

O governo antecipou para o dia 6 de julho a data para assinatura dos contratos de concessão com os grupos Fraport (Alemanha), Vinci (França) e Zurich (Suíça), vencedores do leilão dos aeroportos de Fortaleza (CE), Salvador (BA), Florianópolis(SC) e Porto Alegre (RS), realizado em março deste ano. A antecipação da assinatura, inicialmente prevista para 27 de julho, está publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira em decisão da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Pela decisão, a Anac também adjudica os objetos do certame às empresas vencedoras e homologa o processo licitatório do leilão, que renderá ao governo - somando os valores das três operadoras - uma arrecadação total de R$ 3,72 bilhões ao longo dos até 30 anos de concessão, dos quais R$ 1,5 bilhão será pago à vista pelos vencedores na assinatura dos contratos.


A Anac também antecipou o prazo final para comprovação de atendimento de obrigações previstas no edital do leilão pelas empresas vencedoras, do dia 14 de julho para 22 de junho. Essas obrigações incluem, por exemplo, pagamento dos estudos de viabilidade técnica que subsidiaram a licitação, valores devidos à BM&FBovespa, executora do leilão, e à Infraero e pagamento de garantias.

No leilão, a alemã Fraport conquistou dois deles, Fortaleza e Porto Alegre. Para o primeiro, ofereceu R$ 425 milhões, um ágio de 18%. Para Porto Alegre, ofereceu R$ 290,512 milhões, oferta 852% superior ao valor estipulado pelo governo. Já a francesa Vinci Airports ficou com Salvador, ao oferecer R$ 660,943 milhões, ágio de 113%. A suíça Zurich ficou com o terminal de Florianópolis, com um lance de R$ 83,333 milhões, o correspondente a um ágio de 58%.

Nessa segunda-feira, os presidentes das três operadoras aeroportuárias foram recebidos pelo presidente Michel Temer no Palácio do Planalto. Na ocasião, Temer procurou tranquilizar os executivos quanto aos impactos da crise política. "O presidente tocou no assunto", disse o ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella, que também participou da reunião.

"O Brasil continua caminhando, o Congresso votando, o Executivo trabalhando", relatou. "O presidente tranquilizou no sentido que o Brasil continua na mesma linha." Segundo Quintella, os estrangeiros estão otimistas e "eufóricos" com as perspectivas do Brasil.

http://www.correiodopovo.com.br
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Re: CONCESSÃO AEROPORTOS: POA / FLN / SSA / FOR

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Fraport assina contrato de concessão do Salgado Filho nesta quinta-feira

Empresa alemã vai administrar o aeroporto pelo menos pelos próximos 25 anos

Caio Cigana 26/07/2017 - 13h35min

Está programada para às 11h desta quinta-feira (27), no Palácio do Planalto, em Brasília, assinatura do contrato de concessão do Aeroporto Salgado Filho para a alemã Fraport. A empresa também vai assumir o terminal de Fortaleza.

clicRBS
José Cursio
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Re: CONCESSÃO AEROPORTOS: POA / FLN / SSA / FOR

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Racha no governo deve impedir novo leilão de aeroportos

http://www.panrotas.com.br/noticia-turi ... html?lista

Fonte - Panrotas

Abs. Cursio
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Re: CONCESSÃO AEROPORTOS: POA / FLN / SSA / FOR

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Boa tarde amigos Forenses.

Governo deve receber R$ 1,46 bi de outorga de aeroportos nesta semana...

https://economia.uol.com.br/noticias/va ... copiaecola

Fonte - UOL
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