Helicóptero cai ao lado de festa no PR e deixa 4 feridos; pi

Notícias e artigos retirados da mídia em geral.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Avatar do usuário
Marcelo Areias
MASTER
MASTER
Mensagens: 3373
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 08:15
Localização: Jundiaí-SP

Helicóptero cai ao lado de festa no PR e deixa 4 feridos; pi

Mensagem por Marcelo Areias »

Helicóptero cai ao lado de festa no PR e deixa 4 feridos; piloto foge
http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ul ... -no-pr.htm" onclick="window.open(this.href);return false;

Três homens e uma criança de nove anos ficaram feridos neste domingo (7) após a queda de um helicóptero em Terra Boa, na região noroeste do Paraná. O piloto da aeronave fugiu do local após o acidente e foi encontrado por policiais militares, no início da noite, escondido em um terreno baldio, próximo ao local da queda.

Morador de São Paulo, ele não tinha autorização para realizar voos panorâmicos. Dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) mostram que o helicóptero está com o Certificado de Aeronavegabilidade vencido desde 2012. O piloto não apresentou ainda a autorização para pilotar a aeronave.

A queda ocorreu no inicio da tarde na área externa do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da cidade, após a aeronave levantar voo e apresentar problemas mecânicos, caindo de uma altura aproximada de 10 metros. Ao lado do local, no parque de exposições do município, estava sendo realizada a Festa das Nações - o piloto estava usando o pátio do CRAS para fazer os voos com pessoas que estavam no parque, participando da festa.

Os feridos foram levados para hospitais de Terra Boa e Campo Mourão. O caso mais grave é de um homem de 48 anos, com suspeita de fratura na clavícula. Os outros passageiros, incluindo a criança, tiveram apenas ferimentos leves e permanecem internados apenas como precaução. O piloto teve ferimento na perna e também está internado no hospital da cidade.

Ameaças
Ao ser localizado por policiais militares, o piloto - que não teve o nome revelado - informou que adquiriu o helicóptero há poucos dias e que pretendia levar a aeronave nesta semana para Londrina, onde faria manutenção. Ele contou que no final de semana estava realizando voos panorâmicos em Jussara, a 20 km de Terra Boa, após ser contratado por um agenciador da cidade, onde estava sendo realizada uma exposição.

A ida para Terra Boa teria ocorrido porque o movimento de clientes em Jussara estaria abaixo do esperado pelo agenciador. O piloto disse ainda que fugiu do local do acidente porque foi ameaçado por pessoas que presenciaram a queda da aeronave.

Ele deve prestar depoimento na delegacia de Terra Boa nesta semana, quando também se comprometeu a apresentar o brevê. Técnicos da Aeronáutica devem chegar à cidade na segunda-feira (8) para tentar identificar as causas do acidente.
_________________
Marcelo Areias
Avatar do usuário
Marcelo Areias
MASTER
MASTER
Mensagens: 3373
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 08:15
Localização: Jundiaí-SP

Re: Helicóptero cai ao lado de festa no PR e deixa 4 feridos

Mensagem por Marcelo Areias »

Três pessoas ficam feridas após queda de helicóptero no Paraná
http://g1.globo.com/pr/norte-noroeste/n ... arana.html" onclick="window.open(this.href);return false;

Acidente aconteceu por volta das 13h30 em Terra Boa, no noroeste do PR.
Aeronave levantava voo quando caiu de quase 10 metros de altura.

Imagem
Helicóptero estava com o Certificado de Aeronavegabilidade vencido desde setembro de 2012 (Foto: Rodrigo Galo/ Arquivo Pessoal)

Três pessoas ficaram feridas após um helicóptero cair por volta das 13h30 deste domingo (7), em Terra Boa, no noroeste do Paraná. Segundo a Polícia Militar (PM), a aeronave levantava voo, para fazer um passeio panorâmico, quando ocorreu uma pane mecânica e caiu. Conforme a polícia, o helicóptero estava a aproximadamente 10 metros de altura quando ocorreu a pane. Ao todo, quatro pessoas estavam na aeronave. Após o acidente, o piloto fugiu sem prestar socorro às vítimas.

Dois homens de 48 e 44 anos e uma criança de nove anos eram passageiras do helicóptero. Os três foram levados para o Hospital Municipal São Judas Tadeu, em Terra Boa, com ferimentos leves. O homem de 48 anos e a criança foram liberados após o atendimento. Já a vítima de 44 anos, pai da criança, foi transferido para um hospital de Campo Mourão, no centro-oeste, com suspeita de fratura na clavícula.

Neste domingo, os moradores do município estavam reunidos no Parque de Exposição em um almoço preparado para a 4ª Festa das Nações. Conforme a polícia, perto das 13h, um helicóptero sobrevoou a festa e pousou ao lado do Parque. Pouco tempo depois, ocorreu o acidente. A aeronave caiu no pátio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) com as hélices viradas para baixo.

De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o helicóptero, fabricado para transportar apenas três pessoas, estava com o Certificado de Aeronavegabilidade (CA) cancelado. O documento venceu no dia 5 de setembro de 2012 e a Inspeção Anual de Manutenção (IAM) estava vencida desde 16 de dezembro de 2010.

Segundo o prefeito Valter Peres (PDT), a organização da festa não contratou nenhum serviço aéreo para o evento. “Nós não contratamos nenhuma empresa para realizar voos panorâmicos durante a festa. Para nós foi uma surpresa quando vimos esse helicóptero chegando à cidade”, argumenta o prefeito. “Infelizmente não temos como controlar o espaço aéreo”, acrescenta.
Acidente em agosto
Em agosto deste ano, cinco pessoas ficaram feridas na queda de um helicóptero em Candói, na região central do Paraná. A aeronave fazia um voo panorâmico com visitantes e caiu de uma altura de aproximadamente 15 metros. O helicóptero estava em situação irregular, conforme aponta o Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB) da Anac. A Inspeção Anual de Manutenção (IAM) e o Certificado de Aeronavegabilidade (CA) estavam vencidos, ambos há mais de um ano.

Imagem
Na queda, três pessoas, entre elas uma crianças, sofreram ferimentos leves (Foto: Luciney Molina Marques/ Arquivo Pessoal)

Imagem
De acordo com a Polícia Militar, após levantar voo aeronave teve uma pane mecânica (Foto: Luciney Molina Marques/ Arquivo Pessoal)
_________________
Marcelo Areias
Responder