Aeroporto do DF passa Guarulhos em capacidade de voos por ho

Notícias e artigos retirados da mídia em geral.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Avatar do usuário
Marcelo Areias
MASTER
MASTER
Mensagens: 3373
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 08:15
Localização: Jundiaí-SP

Aeroporto do DF passa Guarulhos em capacidade de voos por ho

Mensagem por Marcelo Areias »

Aeroporto do DF passa Guarulhos em capacidade de voos por hora
http://g1.globo.com/distrito-federal/no ... -hora.html" onclick="window.open(this.href);return false;

JK pode ter até 52 aeronaves por hora; pista de Guarulhos pode ter 47 voos.
Ampliação do terminal e funcionamento de duas pistas elevam capacidade.

Imagem
Área interna do Aeroporto JK, em Brasília
(Foto: Jua Pita/Inframerica/Divulgação)

O Aeroporto Juscelino Kubitschek, em Brasília, ultrapassou o aeroporto de Guarulhos e se tornou o terminal com maior capacidade de pista do país. A partir de novembro, o aeroporto da capital pode operar com até 52 aeronaves por hora, segundo o Centro de Gerenciamento de Navegação Aérea, órgão comandado pela Aeronáutica. Até outubro, a capacidade de pista do JK era de 42 voos por hora.

A liberação para maior número de aeronaves acontece depois das obras de ampliação do terminal, que conta com duas pistas funcionando simultaneamente, com 3,2 km de extensão cada.

Em segundo lugar entre os aeroportos com maior capacidade de aeronaves no país, Guarulhos pode operar 47 voos por hora. Tom Jobim, no Rio de Janeiro, Congonhas, em São Paulo, e Jacarepaguá, no Rio, aparecem em seguida, com 40, 34 e 31 voos por hora, respectivamente.

A capacidade de pista é definida após análise das condições de operação, que leva em conta itens como qualidade da pista, visibilidade em situações meteorológicas adversas, tempo de ocupação, capacidade de pátio, direção do vento e a categoria das aeronaves.

Segundo a Inframerica, consórcio que administra o aeroporto de Brasília, o crescimento no número de operações tem aumentado a procura de empresas aéreas interessadas em solicitar novos voos. A concessionária diz que novos horários devem ser disponibilizados até o fim do ano.

O Aeroporto JK é o segundo de maior movimento no país, atrás apenas de Guarulhos. No primeiro semestre, 8.630.589 de passageiros passaram pelo terminal da capital, contra 19 milhões no GRU Airport. Em terceiro lugar ficou o Aeroporto de Congonhas (SP), com 8.511.449 de pessoas.

O aeroporto ganhou duas novas salas de embarque depois da ampliação. O local tem 20 mil m² e conta com 29 pontes de embarques. A capacidade total do aeroporto poderá chegar a 21 milhões de passageiros por ano.

Além das novas salas de embarque, também foram entregues 95 novos balcões de check-in compartilhado, novas esteiras de bagagem, sanitários, vagas cobertas no estacionamento, novo espaço delimitado para taxistas, 41 posições remotas para aeronaves e a duplicação do viaduto de aeronaves.
_________________
Marcelo Areias
Responder