Página 1 de 1

PP-VTC e PP-VTE (ex Varig) em ação...

Enviado: Qua Set 03, 2014 23:49
por Marcelo Areias
Dois B767-300ER E 88 Quadros Da EuroAtlantic Ficam Três Meses Em Meca

http://newsavia.com/dois-b767-300er-e-8 ... s-em-meca/

A companhia portuguesa EuroAtlantic Airways (EAA) deslocou na semana passada para Jeddah, província de Meca, na Arábia Saudita, dois aviões Boeing 767-300ER (CS-TFS e CS-TFT), que foram alugados (em regime de ACMI) durante três meses à companhia charter saudita FlyNAS, para operarem a ponte aérea para a peregrinação anual do Hajj, anunciou hoje a companhia aérea em Lisboa.

Além das duas aeronaves, a EAA descolou para a Arábia Saudita um total de 88 quadros da companhia entre coordenadores de operação, tripulações (pilotos e comissários de bordo) e técnicos de engenharia e manutenção.

Os dois aviões ficarão baseados no Terminal Aéreo do Hajj, que está localizado no Aeroporto Internacional de Rei Abdulaziz, em Jeddah, de onde parte uma rede de Metro (18 Km) que facilita o transporte dos viajantes até ao local da peregrinação. Esta manifestação religiosa é um dos cinco pilares do Islão, e deve ser feita pelos crentes muçulmanos pelo menos uma vez na vida.

No comunicado hoje distribuído em Lisboa, o presidente do Conselho de Administração/CEO da EAA, Tomaz Metello, anunciou que este contrato permitirá à companhia de bandeira portuguesa operar em diversos países, nomeadamente Paquistão, Nigéria, Camarões, Chade, Burkina Faso, Tajiquistão, com todas as garantias de segurança para equipamentos e recursos humanos. “A EAA desde Junho, tem vindo a preparar a operação com a FlyNAS, tendo recebido do seu parceiro, como das autoridades e entidades da Arábia Saudita, total colaboração para a execução deste contrato de exportação de serviços que leva a imagem de marca de Portugal a um dos seus mais apetecíveis mercados” disse Tomaz Metello.

A assinatura do primeiro contrato ganho por uma companhia aérea portuguesa para transportar peregrinos muçulmanos para Meca, há 38 anos, teve a intervenção de Tomaz Metello, então director comercial da companhia aérea de bandeira nacional, que o assinou em Paris em 1976. A TAP tornava-se na altura membro de um clube de grandes companhias aéreas com acesso a um mercado altamente competitivo, numa altura em que os benefícios deste tipo de negócio, já ascendiam a muitos milhões de dólares. Depois, quando Metello fundou a EuroAtlantic, e porque a TAP também saiu desse segmento de mercado, tem sido recorrente a EAA estar envolvida nestes fretamentos, dado o prestígio que a companhia e o seu presidente têm junto das transportadoras que trabalham neste negócio, para o qual é indispensável a concordância das autoridades aeronáuticas sauditas.

Re: PP-VTC e PP-VTE (ex Varig) em ação...

Enviado: Qui Set 04, 2014 17:06
por FCM
Vale lembrar que o Boeing 767-300ER CS-TFS, além de PP-VTC na Varig, também foi o PT-TAF da TransBrasil.

Re: PP-VTC e PP-VTE (ex Varig) em ação...

Enviado: Sáb Set 06, 2014 23:07
por pauloroberto
AindA BEM que nao viraram sucatas, ja estao bem velhinhos... :hmm:

Re: PP-VTC e PP-VTE (ex Varig) em ação...

Enviado: Qui Set 11, 2014 15:55
por Orlando Silva
Mas pelo que consta aqui em Lisboa estes dois 763 CT-TFS e CS-TFT da euro atlantic tem os dias
contados já que para o ano que vem esta previsto vir mais alguns 763 e em precipio dois 787 para substitur este bem velhinhos aviões