PORQUE SERÁ?

Seção principal do AeroFórum para troca de informações.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Anonymous

PORQUE SERÁ?

Mensagem por Anonymous »

Meus Amigos,

Eu já gostaria de ter feito essa pergunta a mais tempo, mais só agora que me lembrei através de uma observação que eu já havia feito a tempo atrás.

Porque os pilotos da GOL não acionam as strobos, no procedimento de pouso/decolagem/vôo.

Pois esse procedimento não é uma norma na aviação?

abs.
Denilson
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Boa pergunta,Denilsom.

Olha,eu já, ouvi dizer que ela não usa porque as lâmpadas queimavam o plástico que as envolvia e derretiam esse plástico,mas eu pessoalmente não acredito nisso.

No que eu acredito é que ela não usa essas lâmpadas porque seria um gasto a mais para a companhia para repor lâmpadas queimadas,e como o uso delas não é obrigatório,ela optou por não usar.
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Gente, mais isso é um absurdo na minha opinião, se fosse assim nenhuma cia. aérea, trafegava com seus aviões, tudo por causa de um componente e não querem ter gasto com isso1 para mim é um cúmulo, e pelo que sei essas lâmpadas tem uma durabilidade bem longa e não são fáceis de queimarem.

Enfim.......

abs.
Denilson
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Calma...eu não tenho certeza!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! eu só disse no que eu acredito que pode ser.

Alguém aqui do fórum deve ter a resposta certa.

Enfim...

...faz sentido o que vc falou.
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Ricardo_SBBR escreveu:Calma...eu não tenho certeza!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! eu só disse no que eu acredito que pode ser.

Enfim...

`

É isso aí, o pessoal não liga pra evitar de queimar e ter que trocar, ou seja, mais um ítem a ser economizado, já que seu uso não é obrigatório.
Porém, a luz anticolisão é ligada o tempo todo (essa sim é de uso obrigatório).
Omykron
PC
PC

Mensagem por Omykron »

Negão escreveu:
Ricardo_SBBR escreveu:Calma...eu não tenho certeza!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! eu só disse no que eu acredito que pode ser.

Enfim...

`

É isso aí, o pessoal não liga pra evitar de queimar e ter que trocar, ou seja, mais um ítem a ser economizado, já que seu uso não é obrigatório.
Porém, a luz anticolisão é ligada o tempo todo (essa sim é de uso obrigatório).
as anti-colisão deverão permancer ligadas durante qq manobra de movimentação do avião. seja ele por conta de trator de pushback, ou seja por meios proprios.
Enquanto o avião estiver parado, as mesmas deverão estar acesas enquanto os reatores estiverem funcionando.
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Mas ai sao as navy lights(acesas). A strobe esta apagada ao lado.

As strobes(brancas) nao sao obrigatorias, mas as beacon(anti-colisao/vermelhas) sao. Alem das navy lights, claro.

Abraco,
ETC
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Pessoal, em 1o. lugar é nav light, de navigation light, e não "navy"light.

Em segundo lugar, o fato da Gol não usar strobe lights é no mínimo mais um motivo pra ela ser vista com uma certa desconfiança, afinal esse é um caso onde o custo (aparente) é colocado à frente da segurança... Custo "aparente" por que o dia que alguma aeronave da Gol colidir com outra por ser difícil de ser visa à noite por não usar as strobe lights, essa "economia" vai pelo cano.
Anonymous

Strobe lights

Mensagem por Anonymous »

rapaz! essa semana (segunda feira) vi uma avião decolar de SBRF sem as strobe acesas, o que me deixou com um pouco confuso (eu sigo essas regras de luzes do aviçao no simulador de vôo e etc) e achei estranho o fato, pq plo q sei na cabeceira as strobe jah devem estar ligadas (talvez pelo motivo óbvio de que há uma aeronave ocupando a pista e que os que estejam na aproximação pra pouso e etc possar espiar...)
mas naum lenbro se era da GOL tal aeronave que vi......
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Hj passou aki sobre minha casa um 737 da RG sem a anti-colisao. Uma vez vi um 732 da VP decolar assim. Claro que nao e normal, mas acho dificil deixarem de decolar por causa disso.

Abraco,
ETC
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Bem...então,é normal um avião decolar sem as strobe acesas,porque as mesmas não são obrigatórias.Já as Nav e as Anti-Colision light,são obrigatórias o seu uso.
gvtwgvtw
PP
PP

Mensagem por gvtwgvtw »

Nao vejo questao de seguranca nenhuma, sendo que no caso de baixa visibilidade o comandante tem a opcao de utiliza-las. Agora num dia com boa visibilidade nao ha motivo para usa-las, eh um item a mais no aviao que pode ser poupado.
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

O dia que colidirem então ambas aeronaves vão estar com TCAS e VHF desligados pra economizarem na manutenção também.
gvtwgvtw
PP
PP

Mensagem por gvtwgvtw »

Realmente vc deve estar certo, o DAC, a FAA e os fabricantes das aeronaves (pois algumas nem vem com strobe instalado) e o pessoal das empresa aereas que adotam esse procedimento e que estao errados. Fala serio.
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Raphael Figueira escreveu:O dia que colidirem então ambas aeronaves vão estar com TCAS e VHF desligados pra economizarem na manutenção também.
oq é no mínimo REMOTO...
a gol tá certa, se o uso é facultativo, que escolha usar ou não!

NÃO sei se tou enganado, mas a maioria das aeronaves utiliza as STROBE LIGHTS ao entrar na pista de decolagem, desligando-as qnd em nivel de cruzeiro..
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Bom, vamos lá:

1- "Nao vejo questao de seguranca nenhuma, sendo que no caso de baixa visibilidade o comandante tem a opcao de utiliza-las. Agora num dia com boa visibilidade nao ha motivo para usa-las, eh um item a mais no aviao que pode ser poupado."

A eficiência das strobe lights não tem nada a ver com visibilidade. Por sinal, quando em neblina ou até dentro de uma nuvem ela é muitas vezes desligada para evitar que fique "piscando" na frente do piloto. O fato que ela aumenta a visibilidade da aeronave em si (fica mais fácil para outras aeronaves avistarem outra se essa outra está com as strobes ligadas).

2- "O dia que colidirem então ambas aeronaves vão estar com TCAS e VHF desligados pra economizarem na manutenção também."

O TCAS só funciona se as duas aeronaves forem equipadas com transponder, o que não é sempre o caso especialmente em aeroportos menores onde aeronaves leves operam com frequência. VHF?? Não faço a menor idéia do que vc quis dizer com isso.

3- "Realmente vc deve estar certo, o DAC, a FAA e os fabricantes das aeronaves (pois algumas nem vem com strobe instalado) e o pessoal das empresa aereas que adotam esse procedimento e que estao errados. Fala serio."

Só pra sua informação pelos regulamentos do FAA se uma aeronave for equipada com strobe lights o uso das mesmas é OBRIGATÓRIO no período noturno. Então acho que o seu argumento está meio furado...
Me diz qual aeronave de transporte aéreo de porte médio e grande (a partir dos turbohélices) que não vem com strobes instalados??? E qual outra empresa aérea decente que você conhece que não usa strobe lights???

Pessoal, só quem voa e já se viu meio desesperado quando o controle aponta um tráfego nas suas proximidades e voocê não o vê de jeito nenhum, sabe o quanto as strobe lights podem ser úteis e aumentar a seguranca de vôo. Isso por que nem estamos falando de operações no solo, como por exemplo na prevenção de runways incursions. Não entra na minha cabeça como os chefes da Gol mantém essa regra idiota. Vai ser até o dia que eles tiverem uma "near-miss" ou (deus me livre) uma colisão.
gvtwgvtw
PP
PP

Mensagem por gvtwgvtw »

De acordo com a FAA e necessario ter aviation red(beacon) OR white(strobe) anti collision lights for night equipment. Nao e preciso ter as duas.
Phenom
MASTER
MASTER

Mensagem por Phenom »

É algo bastante óbvio. Se o DAC e o FAA não exigem é porque não existe risco potencial em operar sem ela.

Abraço
Responder