Página 1 de 1

Maior festival de balonismo da América Latina

Enviado: Dom Abr 27, 2014 20:12
por Fernando C. Milke
Torres se prepara para o maior festival de balonismo da América Latina

Faltam poucos dias para o céu de Torres ficar ainda mais bonito. A cidade se prepara para a 26° edição do Festival Internacional de Balonismo, que será realizado de 30 de abril a 4 de maio, no Parque do Balonismo. Mais de 35 balões irão sobrevoar e colorir a cidade durante o Festival, que é considerado o maior evento do ramo na América Latina. A iniciativa, promovida pela Prefeitura Municipal de Torres em parceria com a empresa Air Show, responsável técnica da competição, consagrou Torres como a capital brasileira do balonismo. A cidade está entre as três do mundo - juntamente com Albuquerque, nos Estados Unidos, e Chateau D’Ouex, na Suíça - que sediam um evento deste porte ... e há 26 anos consecutivos.

Além dos tradicionais balões em forma de “gota”, o Festival terá a participação de cinco balões com formato especial, chamados de special shapes: o Palhaço e o Porco Fazendeiro, já conhecidos do público, a Coruja, o Sapo e Sherlock Holmes, estes inéditos na competição.

Pilotos de vários lugares do Brasil, além de Argentinos, demonstrarão todos os seus conhecimentos e intimidade com o esporte durante o Festival. Segundo o presidente da Air Show, Bruno Schwartz, esse ano poucos pilotos estrangeiros virão para Torres em virtude do Campeonato Mundial de Balonismo, que será realizado em julho na cidade de Rio Claro (SP). “Duas viagens para o Brasil no mesmo ano representa um custo muito alto para todos”, afirmou ele.

Para entrar no Parque do Balonismo, o visitante não pagará ingresso. O acesso a todas as áreas do Parque é livre, exceto na arena de shows, cuja cobrança varia conforme a atração. Além disso, o visitante terá estacionamento liberado e diversas atividades gratuitas inclusas na programação.

Visitantes podem voar de balão

Uma das grandes atrações do Festival são os voos panorâmicos de balão que o visitante pode realizar em meio aos outros balões da competição. Os voos são realizados pela manhã entre 7h e 9h, e a tarde, entre 16h e 18h. Para fazer o agendamento e verificar os valores do voo o visitante deve entrar em contato com a empresa Air Show, responsável técnica do evento, pelo telefone (21) 2205-2216 ou pelo e-mail joana@airshow.com.br .

A duração média de cada voo é de 30 a 45 minutos, chegando a uma altitude máxima de mil metros. No caso de condições climatológicas adversas no dia programado do voo, impedindo a sua realização, o mesmo poderá ser adiado conforme a decisão do piloto e as disponibilidades, ou ainda reembolsado, a exclusivo critério do passageiro.

Conheça um pouco da história do Festival

O Festival de Balonismo em Torres iniciou por acaso. Em 1989, durante os preparativos da II FEBANANA, festa anteriormente realizada no município, os organizadores resolveram inovar e trazer alguns balões para a divulgação do evento. O interesse do público pelos balões foi tanto que, em outubro daquele ano, surge o 1º Festival Sulbrasileiro de Balonismo em Torres. A FEBANANA não foi mais realizada no município, enquanto que o Festival de Balonismo passou a ser promovido anualmente, tornando-se o principal e mais tradicional evento da cidade.

A 1ª edição do Festival foi um verdadeiro sucesso. Contou com a participação de 10 enormes e coloridos balões e chamou a atenção principalmente por se tratar de um evento inédito no sul do país. Jornais expoentes do Rio Grande do Sul divulgaram e destacaram a iniciativa, possibilitando que pessoas de todo o Estado conhecessem o evento.

Antigamente o Festival era realizado em outubro. No entanto, os ventos da primavera atrapalhavam um pouco a competição, impedindo os balões de alçarem vôo em muitas provas, motivo pela qual a data foi alterada. A cada ano que passa aumenta o número de balões no evento, colorindo ainda mais o céu de Torres. Pilotos e suas equipes também ganham a empatia do público que, gradativamente, cresce a cada nova edição do Festival.

A FOLHA / Torres-RS, 27 de Abril de 2014

Re: Maior festival de balonismo da América Latina

Enviado: Dom Abr 27, 2014 21:39
por PR-WJI
Se for que nem o ano passado, resume-se em piada. Muito mal organizado. E pra finalizar, o vento forte impediu que os balões fossem expostos. Um que outro acendeu as chamas por uns 10min e depois recolheram os balões.

Re: Maior festival de balonismo da América Latina

Enviado: Seg Abr 28, 2014 19:30
por Sentaapua
PR-WJI escreveu:Se for que nem o ano passado, resume-se em piada. Muito mal organizado. E pra finalizar, o vento forte impediu que os balões fossem expostos. Um que outro acendeu as chamas por uns 10min e depois recolheram os balões.
Idem à 2012 quando eu fui lá. Sem contar que o campinho utilizado é ridiculamente pequeno. Falta estrutura financeira, não há caixas eletrônicos e as banquinhas não aceitavam cartão.

Re: Maior festival de balonismo da América Latina

Enviado: Seg Abr 28, 2014 20:02
por PR-WJI
E quando cheguei lá em 2013, às 12h00, todos os balões não estavam no local da festa. Haviam saído para realizar uma gincana em outra área de Torres. E não se via nada do local do evento. Às 17h00 as caminhonetes retornaram ao local da festa com os cestos e balões e como disse, devido ao vento forte, uns 2 inflaram e desinflaram em 10min. A festa do spotter era um helicóptero que fazia voos panorâmicos. As decolagens eram de 6min em 6min. Ahh.. Uma aeronave PT-IET se não me engano, decolou de SBTR, lançou 4 paraquedistas a uns 1000 pés sobre o evento e regressou a SBTR. Deu. Resumi o evento todo.

Re: Maior festival de balonismo da América Latina

Enviado: Seg Abr 28, 2014 20:56
por Sentaapua
PR-WJI escreveu:E quando cheguei lá em 2013, às 12h00, todos os balões não estavam no local da festa. Haviam saído para realizar uma gincana em outra área de Torres. E não se via nada do local do evento. Às 17h00 as caminhonetes retornaram ao local da festa com os cestos e balões e como disse, devido ao vento forte, uns 2 inflaram e desinflaram em 10min. A festa do spotter era um helicóptero que fazia voos panorâmicos. As decolagens eram de 6min em 6min. Ahh.. Uma aeronave PT-IET se não me engano, decolou de SBTR, lançou 4 paraquedistas a uns 1000 pés sobre o evento e regressou a SBTR. Deu. Resumi o evento todo.
Idêntico à 2012... o Jet era um preto, adesivado com Stork.

Re: Maior festival de balonismo da América Latina

Enviado: Seg Abr 28, 2014 22:13
por Fernando C. Milke
PR-WJI escreveu:A festa do spotter era um helicóptero que fazia voos panorâmicos.
Em 2012 voei no Bell 206B JetRanger PT-HEO, lindo panorâmico sobre a praia!