Página 1 de 1

1948: VARIG coloca os seus Curtiss Commando a disposição

Enviado: Qua Mar 19, 2014 21:05
por AeroEntusiasta
Folha da Manhã 22/08/1948

Imagem

Re: 1948: VARIG coloca os seus Curtiss Commando a disposição

Enviado: Qua Mar 19, 2014 22:30
por Starliner
Nesse tempo a Varig ainda usava matrículas "reais" das suas aeronaves nas propagandas. Existiu realmente o PP-VBI, tinha o c/n 3310, .Não foi um avião com sorte, acidentou-se no Rio em 26.01.1949 e depois em 25.09.1949 , com 5 mortos em
Jaquirana (?) RGS.
Registrado para a Varig em 27.07.1948 e cancelado em 24.10.1949. Teria que pesquisar, mas acho que pode ter sido o 1º C-46 da Varig.

Alguém teria mais detalhes desse acidente e onde ocorreu exatamente?

Starliner

Re: 1948: VARIG coloca os seus Curtiss Commando a disposição

Enviado: Qua Mar 19, 2014 23:27
por José Cursio
Boa noite amigos Forenses.

Seguem algumas informações a respeito.

PP-VBI - http://www.edcoatescollection.com/ac5/R ... P-VBI.html" onclick="window.open(this.href);return false;

Folha da Manhã 03/08/1949 - http://i.imgur.com/1hTMhZu.png" onclick="window.open(this.href);return false;

Folha da Manhã 04/08/1949 - http://i.imgur.com/YqH8j3Y.png" onclick="window.open(this.href);return false;

Abs. Cursio

Re: 1948: VARIG coloca os seus Curtiss Commando a disposição

Enviado: Qui Mar 20, 2014 07:18
por Starliner
Cursio obrigado.
Que outro emblema é aquele na cauda do PP-VBI nas fotos do Ed Coates?
Esse acidente é recontado na página 83 do livro do amigo Carlos Ari Germano, tinha-me esquecido.
O Comandante era famoso na Varig, era ao Goetz Herzfeldt
Chegou-se a conclusão de que havia no porão m grande carregamento de meias de seda que pegaram fogo.
Starliner

Re: 1948: VARIG coloca os seus Curtiss Commando a disposição

Enviado: Qui Mar 20, 2014 09:15
por Maurício
Starliner escreveu:O Comandante era famoso na Varig, era ao Goetz Herzfeldt
O Cmte. Goetz Georg Herzfeldt sobreviveu a esse acidente. Ingressou na Varig em 1937, como piloto de Junker-13 e no final, dos Super Constellations.
Transportou até o Presidente Getúlio Vargas. Depois exerceu cargos nas áreas de manutenção/técnica/operações até 1994 (57 anos de empresa).
Em 2006 recebeu homenagens por ser o piloto vivo mais idoso (86). Faleceu no RJ em 2010, aos 90 anos.

Re: 1948: VARIG coloca os seus Curtiss Commando a disposição

Enviado: Qui Mar 20, 2014 14:27
por José Cursio
Pode ser de um antigo operador? http://i.imgur.com/5u4ylXV.png" onclick="window.open(this.href);return false;

Abs. Cursio

Re: 1948: VARIG coloca os seus Curtiss Commando a disposição

Enviado: Sex Mar 21, 2014 10:12
por pauloroberto
Pena que a VARIG não utilizou o C-46 :hmm: no interior do RG juntos com os Douglas DC-3,so sei de uma cidade; acho que era Bagé ,,,ate hoje não entendi porque, já que equivalia um DC-3 melhorado.Mesmo com a chegada dos Convair 240, eles voavam nas mesmas linhas. :coffee:

Re: 1948: VARIG coloca os seus Curtiss Commando a disposição

Enviado: Sex Mar 21, 2014 15:01
por José Cursio
Boa tarde amigos Forenses.

Acidente com o Curtiss Commander - PP-VBI da VARIG

Fonte - livro O Rastro da Bruxa. Comandante Carlos Ari Cesar Germano da Silva

Fogo a bordo - http://i.imgur.com/VVw8zPz.png" onclick="window.open(this.href);return false;

No dia 02 de agosto de 1949, um domingo de inverno, o Curtiss Commando PP-VBI da VARIG decolou de São Paulo com destino a Porto Alegre. Vinte minutos antes do pouso, quando sobrevoava o nordeste do Rio Grande do Sul, região conhecida como “Aparados da Serra”, alguns passageiros sentados na parte de traz do avião observaram fumaça saindo do piso localizado sobre o porão de cargas traseiro (G). Munidos de um extintor de incêndio, o mecânico de bordo Oscar Goege tentou penetrar no compartimento de carga através de um alçapão, sendo impedido pelo calor e pela fumaça que já se espalhava por todo avião, provocando pânico entre os passageiros.

Em face da gravidade da situação, o comandante Goetz Herzfeldt decidiu pousar, o mais rápido possível, em campo aberto, pois a região era formada por terreno pou o ondulado, coberto por vegetação rasteira. Durante a descida rápida, os passageiros deslocaram-se para a frente, procurando fugir das chamas que se alastravam pela parte de trás do avião, deslocando o centro de gravidade, obrigando os pilotos a exercerem considerável força nos comandos para nivelar o avião imediatamente antes do pouso forçado. Como se isso não bastasse, a cabine de comando estava cheia de fumaça, que bloqueava totalmente a visão dos pilotos. Goetz abriu a janela lateral e colocou a cabeça para fora, tentando desesperadamente enxergar o solo para executar o pouso de emergência. Contava com o auxilio do também comandante Wendorff, que nesse vôo exercia a função de primeiro - oficial.

O Curtiss tocou forte no chão, ricocheteou, correu algumas centenas de metros e imobilizou-se tomado pelas chamas.

Goetz tinha ferimentos cortantes no rosto e dores nas costas. Wendorff também machuara-se, porém a maioria dos ocupantes do Curtiss conseguiu abandonar o avião antes de as chamas se alastrarem-se. Quatro dos passageiros, dentre os quais o jovem filho do Secretário de Justiça do Rio Grande do Sul, Dr. Adroaldo Mesquita da Costa, e o comissário João Mota ferreira não conseguiram deixar o avião a tempo e vieram a falecer intoxicados pela fumaça. O fato de quase todos os ocupantes do Curtiss terem abandonado o avião pelas suas próprias pernas der deve à pericia e profissionalismo de Goetz e Wendorff. Às voltas com uma situação dificílima, não hesitaram em seguir o único caminho que poderia salvar os ocupantes do avião: pousar tão logo possível, fosse onde fosse. O pouso forçado deu-se em campo aberto, nas proximidades de Jaquirana, cidade da região nordeste do Rio Grande do Sul, situada entre São Francisco de Paula e Cambará do Sul.

Segundo relata o comandante Rubens Bordini, em seu livro “Vida de Aviador”, a junta de investigação constatou que o avião transportava grande quantidade de náilon para mulheres. O VBI era normalmente empregado pela Varig na versão cargueiro, possuindo em seu assoalho vários orifícios com três centímetros de diâmetro, nos quais eram fixadas argolas de aço em que eram presas as cordas de amarração da carga. Como nesse dia o VBI voava na versão passageiro, as argolas haviam sido tiradas do piso, deixando à amostra os orifícios.

Talvez algum fumante entre os passageiros tenha inadvertidamente lançado ao assoalho um toco de cigarro aceso, que acabou penetrando no porão de carga G através de um desses orifícios, dando origem ao fogo, que se intensificou rapidamente estimulado pela natureza da carga e pelas correntes de ar que penetravam no porão através das fendas de suas portas, que não eram seladas nos aviões não pressurizados. Como o porão de carga não era dotado de alarme nem de extintor de fogo, os pilotos somente tomaram conhecimento do incêndio quando a situação já estava praticamente fora de controle. Após o acidente, a Varig instalou alarmes e extintores de incêndio nos porões da carga de toda a sua frota de Curtiss C-46.

Cauda - http://i.imgur.com/9WqkUEt.png" onclick="window.open(this.href);return false;

No dia 11 de julho de 1973, uma situação similar voltaria a ocorrer desta vez envolvendo um Boeing 707, também da Varig, nas proximidades de Paris. Assim como em Jaquirana, os pilotos conseguiram pousar o jato em campo aberto, numa plantação de cebola. Com a cabine de comando tomada por densa fumaça, o comandante teve que colocar a cabeça pela janela para poder respirar e poder orienta o primeiro oficial, que realizou um pouso de barriga perfeito praticamente às cegas. Infelizmente, desta vez a morte ganhou a corrida. Dentro do Boeing calcinado restam 124 passageiros e tripulantes sentados em seus assentos e mortos, asfixiados pela fumaça tóxica.

Foto Airlines.net - http://i.imgur.com/2mhMxWn.png" onclick="window.open(this.href);return false;

Abs. Cursio

Re: 1948: VARIG coloca os seus Curtiss Commando a disposição

Enviado: Sáb Mar 22, 2014 19:19
por Cedrini
Amigos,
Tentei descobrir o que seria esse "emblema"com asas na cauda na foto do PP-VBI e devo dizer que "entrego os pontos".Não descobri de onde saiu isso.Consultei o Cmdte Dufriche que tambem não achou nada. Se alguém puder desvendar o misterio, agradeço.

Cedrini

P.S.Seria um trabalho para o "Super pesquisador Marcelo Magalhaes"descobrir.

Re: 1948: VARIG coloca os seus Curtiss Commando a disposição

Enviado: Sáb Mar 22, 2014 22:47
por pauloroberto
Onde consigo o livro -vida de aviador? :hmm:

Re: 1948: VARIG coloca os seus Curtiss Commando a disposição

Enviado: Dom Mar 30, 2014 00:06
por Vickers
Tive a honra de assistir uma palestra do Cmte. Goetz Herzfeldt, que expôs sua façanha juntamente com o Cmte. Sérgio Lott (737-300 que varou no Santos Dumont); Cmte. Emílio Celso Moura Chagas (acidente do Piper Aztec que levava o ex-Presidente Castello Branco); e Cmte. Geraldo Werner Knippling (Constellation amerissou na República Dominicana).

Inesquecível!!!

Re: 1948: VARIG coloca os seus Curtiss Commando a disposição

Enviado: Seg Mar 14, 2016 05:43
por CARLOS ARI GERMANO
Possivelmente a figura alada, pintada na parte superior do estabilizador vertical do PP-VBI, seja um antigo logotipo da Curtiss-Wright.
Não consegui anexar a imagem dele, mas é só procurar no Google, em "Curtiss aircraft logo". Abraços.

Re: 1948: VARIG coloca os seus Curtiss Commando a disposição

Enviado: Ter Mar 15, 2016 08:51
por José Cursio
Bom dia amigos Forenses.

O único emblema aproximado é esse da USAF

Imagem

Abs. Cursio