Página 1 de 2

FOTOS: PP-VJA E PP-VLU

Enviado: Qua Jan 29, 2014 00:11
por AeroEntusiasta
Fotos: Bob Garrard ©

Incrível qualidade diante da idade das imagens!
Lembrei de vocês, Marcelo e Cedrini!

http://www.flickr.com/photos/23032926@N ... 989682903/" onclick="window.open(this.href);return false;

http://www.flickr.com/photos/23032926@N ... otostream/" onclick="window.open(this.href);return false;
Imagem

http://www.flickr.com/photos/23032926@N05/11210509524/" onclick="window.open(this.href);return false;
Imagem


http://www.flickr.com/photos/23032926@N ... otostream/" onclick="window.open(this.href);return false;
Imagem

Re: FOTOS: PP-VJA E PP-VLU

Enviado: Qua Jan 29, 2014 00:32
por Vinidc8
Três fotos lindas mas a primeira é sensacional :rev: :rev: :rev:

Re: FOTOS: PP-VJA E PP-VLU

Enviado: Qua Jan 29, 2014 07:21
por pauloroberto
Lindas fotos, pena que a VARIG retirou as duas listras do nariz das aeronaves, ficavam :coffee: mais charmosa...

Re: FOTOS: PP-VJA E PP-VLU

Enviado: Qua Jan 29, 2014 08:33
por FCM
AeroEntusiasta escreveu:Incrível qualidade diante da idade das imagens!
Sensacional!

:clap: :clap:

Re: FOTOS: PP-VJA E PP-VLU

Enviado: Qua Jan 29, 2014 08:38
por Marcelo Magalhães
Fábio:

Sim, lindas fotos, inclusive devem aparecer no livro, pois o autor - aliás, gente finíssima e um dos mais antigos spotters dos EUA ainda em atividade - me cedeu direitos para publicação.

As do 'VJA já são de meados para final dos anos 70, qdo ele e seu "irmão" 'VJJ, voavam muito no GIG-BEL-MIA e GIG-CCS-MIA (ambas fotos em MIA). Notar que o 'VJA já "veste" o último padrão de pintura q ele teve na RG, com a barriga pintada de cinza (antes era em bare metal).

Abs,

Marcelo Magalhães

Re: FOTOS: PP-VJA E PP-VLU

Enviado: Qua Jan 29, 2014 13:16
por AeroEntusiasta
Marcelo e demais:

O que mais me "assustou" nessas imagens foi a qualidade! Para anos 70, estão incríveis!

Teu livro está sendo muito aguardado!

Abraço

Re: FOTOS: PP-VJA E PP-VLU

Enviado: Qua Jan 29, 2014 13:43
por PZDC8
Fotos espectaculares!!! :cheers:

Re: FOTOS: PP-VJA E PP-VLU

Enviado: Qui Jan 30, 2014 09:57
por AB3
A foto do VLU... se tivesse aúdio...

Re: FOTOS: PP-VJA E PP-VLU

Enviado: Qui Jan 30, 2014 10:53
por EduardoJoseDias
Realmente , o Boeingão, como era carinhosamente chamado pelos funcionários da Varig, fez história na companhia! Era muito legal em inicio dos anos 70, nas noites do Galeão, ver 5 ou 6 deles perfilados quase que juntos, para cumprir seus vôos internacionais.
O PP VJB-VJA receberam a "rosa dos ventos" por volta de agosto/1962, sendo que o JB quando caiu já ostentava o simbolo!
Cheguei a ver o PP-VJZ que teve um final tragico, operando como cargueiro em VCP!

Re: FOTOS: PP-VJA E PP-VLU

Enviado: Qui Jan 30, 2014 10:59
por EduardoJoseDias
Em 1976, peguei o PP-VJJ no Voo RG 807 - MIA-CAR-MAO-BSB-GIG. Já tava bem velhão. Sem as divisórias de classes, algumas poltronas quebradas. A cabine bem antiga. Mas dava impressão pelo sarcofago e outras partes do haviam, que havia sido o "Rei dos Ares" . As asas balançavam muito, dava um certo medo!

Re: FOTOS: PP-VJA E PP-VLU

Enviado: Qui Jan 30, 2014 17:24
por SBLO
O PP-VLU foi aquele que desapareceu misteriosamente nas águas do Oceano Pacífico 30 minutos após decolar de Tóquio com destino a Los Angeles no dia 30 de janeiro de 1978.

Re: FOTOS: PP-VJA E PP-VLU

Enviado: Qui Jan 30, 2014 18:14
por Cedrini
Voei no PP-VJA pela primeira vez no dia 11 de julho de 1975, voo RG804
ATD GIG as 00.02 ( já 12JUL) ATA MIA 07.32 LT,

Voei de novo nele no dia 27.05.1976 voo RG801 ATD MIA 03.50 LT ATA/ATD BEL 03.50/04.53 LT ATA GIG 07.56 LT.


No PP-VJJ voei dia 21.05.1976 ATD GIG 23.53 LT ATA MIA 07.30 LT

Nessas vezes, lembro-me da aeronave estar em perfeito estado
Agora a memória me trai, estou em dúvida se era neles ou nos 707 que voei, da AF que o teto de noite era iluminado como se fosse um céu cheio de estrelas.

Bons momentos, não sou "Roberto Carlos" mas "Emoções eu vivi" rs..rs...

Cedrini

a

Re: FOTOS: PP-VJA E PP-VLU

Enviado: Qui Jan 30, 2014 18:52
por Cedrini
Só recordando a minha primeira viagem no PP-VJA, e como a história é interessante, espero que não chateie vocês.
Como tinha bilhete "ID" ( industry discount) ou "PAD" ( Pax available for disembark) ou, como chamavam na VARG "GC" ("Grátis Condicional)fiquei "Standby" até o fim pois o voo estava previsto lotado e, quando finalmente embarquei, estava no lugar do meio em um fila de três. Os meus dois companheiros, o da janela e o do corredor eram Americanos,maiores do que eu ( que já sou grande),Imaginem o "apertamento, quando cheguei a MIA minhas pernas estavam "entrevadas". Para completar a siutação, na fileira da frente tinha uma Sra. com uma criança pequena que chorava muito e, o American da minha direita fazia gestos de que ia "dar uns tapas" na criança para ver se ela "sossegava".
Outro detalhe que me lembro, foi que quando a comissária passou com a "Hot Towel" , sim isso existia na Econômica naqueles tempos, voar era "coisa fina"
o passageiro do corredor da fileira ao lado da minha,pegou-a e invés de usar somente nas mãos, esfregou o rosto com ela, os braços, levantou as calças até o joelho e também usou-a neles. O Americano do meu lado olhava incrédulo.O pior foi quando estávamos para chegar em MIA, os tripulantes enregaram para ser preenchido o fornulario Americano de desembarque e, para meu espanto ao pegar o passaporte, para preencher os dados, notei que era um Passaporte Diplomático Brasileiro," gente fina" o dito passageiro....

As vezes acho que realmente devia escrever um libro para contar tudo que vivi ao longo desses anos todos trabalhando em aviação.

Cedrini

Re: FOTOS: PP-VJA E PP-VLU

Enviado: Qui Jan 30, 2014 20:14
por Marcelo Magalhães
Amigos:

Interessante a história dos voos nos clássicos VJA e VJJ.

Ambos foram desativados em SET-79 e comprados pela texana Rowan Driling Corporation (dba "RDC Marine"), que era uma empresa de perfuração de poços de petróleo com operações nos EUA e várias regiões do mundo.

Pelo q sei voaram bem pouco na RDC e presumo q tenha sido levando funcionários do grupo em deslocamentos pelos EUA e exterior. São poucas as fotos deles operando.

O veterano 'VJJ acabaria sendo comprado em 1989 pela BCF Aviation, empresa do Zaire, reg. 9Q-CMD. Após um único voo de experiência, saiu em voo ferry de MIA para OST (Ostende, Bélgica), via Gander, em 27-OUT-89. Foi o último voo de uma aeronave ainda com motores Estágio 1 em MIA!

De Ostende, o 9Q-CMD prosseguiu seu ferry para Kinshasa, capital do Zaire e sede da empresa BCF. Esse épico voo ferry foi feito com apenas três das RR Conway operando e com trem embaixo, devido problemas hidráulicos!

Operou até maio de 1993 em voos mistos de pax e carga (mesmo sem porta lateral - Y60/F) pelo interior do vasto território do Zaire, até q no pouso em Goma, uma das RR explodiu. Como já não havia mais estoque de peças para os clássicos motores, a aeronave foi dada como economicamente irrecuperável. E assim acabou a vida operacional do "nosso" clássico 'VJJ. Ele foi o penúltimo 707-400 ainda operacional. No Zaire, ainda voou até 1994 um outro modelo da série, pela empresa New ACS, reg. 9Q-CTK.

Abs,

Marcelo Magalhães

Re: FOTOS: PP-VJA E PP-VLU

Enviado: Qui Jan 30, 2014 21:51
por AeroEntusiasta
Ilustrando:

Imagem


http://phila3000.de/JPGS/ka/ka35000-39999/ka35312.jpg" onclick="window.open(this.href);return false;

Re: FOTOS: PP-VJA E PP-VLU

Enviado: Sex Jan 31, 2014 16:32
por Electra
Valeu, pessoal! Mt legais, as histórias!
Cedrini escreveu:Agora a memória me trai, estou em dúvida se era neles ou nos 707 que voei, da AF que o teto de noite era iluminado como se fosse um céu cheio de estrelas.
Bom, não sou a pessoa mais indicada para esclarecer mas já ouvi este comentário dos 707 da TAP.

Re: FOTOS: PP-VJA E PP-VLU

Enviado: Seg Fev 03, 2014 12:01
por EduardoJoseDias
Cedrini, bem lembrada a história do "Hot Towel" ! Eles serviam também um bacon cozido no inicio da manhã!
Lembro que numa situação dessas o chefe de cabine disse que os "GC" não teriam direito a Lanche nos trechos "MAO-BSB-GIG" . Meu pai que era Chefe da Seção de Cargas em Congonhas e um comandante que estava com a familia em férias a bordo do VJJ foram falar com o Comandante do avião e o assunto se resolveu rápidinho. Os comissários serviram lanche para os GC com uma "tromba" de dar medo" (rs)

Re: FOTOS: PP-VJA E PP-VLU

Enviado: Qui Fev 06, 2014 11:22
por Vickers
Marcelo, conseguiste os mapas de assentos dos 707 da VARIG?

Don Vito, lá no hangar da Gol atrás do portão 12 de CGH, se não me engano, onde era o CTO da VARIG, há um mock-up lindíssimo com o interior de um 707, utilizado para treinamento de comissários. E nesse interior há parte do acabamento com pequenos furos que lembram estrelas.

Alguém sabe como está esse mock-up?

Re: FOTOS: PP-VJA E PP-VLU

Enviado: Qui Fev 06, 2014 11:27
por Vickers
EduardoJoseDias escreveu:Cedrini, bem lembrada a história do "Hot Towel" ! Eles serviam também um bacon cozido no inicio da manhã!
Lembro que numa situação dessas o chefe de cabine disse que os "GC" não teriam direito a Lanche nos trechos "MAO-BSB-GIG" . Meu pai que era Chefe da Seção de Cargas em Congonhas e um comandante que estava com a familia em férias a bordo do VJJ foram falar com o Comandante do avião e o assunto se resolveu rápidinho. Os comissários serviram lanche para os GC com uma "tromba" de dar medo" (rs)
Isso já acontecia naquela época, "comissários versus beneficiários"? Até hoje é assim em muitos voos! :shock:

Re: FOTOS: PP-VJA E PP-VLU

Enviado: Qui Fev 06, 2014 21:23
por Marcelo Magalhães
Vickers escreveu:Marcelo, conseguiste os mapas de assentos dos 707 da VARIG?

Don Vito, lá no hangar da Gol atrás do portão 12 de CGH, se não me engano, onde era o CTO da VARIG, há um mock-up lindíssimo com o interior de um 707, utilizado para treinamento de comissários. E nesse interior há parte do acabamento com pequenos furos que lembram estrelas.

Alguém sabe como está esse mock-up?
Oi Vickers:

Infelizmente isso tem sido uma caçada sem sucesso.

Ainda estou à procura do mapa de assentos, principalmente dos 707-320C....

Abs,

Marcelo Magalhães